Para
iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns
passos
importantes:
-
Confecção de Cartazes:
•
Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
•
Cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa minúscula;
•
Cartazes com a parlenda escrita em letra cursiva;
•
Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam
ser substituídas por
desenhos.
- Criação
de Fichas:
•
Criar fichas com as palavras da parlenda (em letra imprensa
maiúscula,
minúscula e letra cursiva);
•
Fichas com as frases da parlenda escritas sem espaçamento,
ou seja, emendadas;
•
Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda ;
•
Fichas com palavras divididas em sílabas.
ATIVIDADE 1:
Capacidades: Localizar informações explícitas no texto; Identificação do
gênero e do suporte na compreensão de textos.
•
Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como
preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro
mesmo.
•
Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um
cartaz (suporte).
•
Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
•
Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
•
Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam
repeti-las sozinhos.
•
Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e
mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
•
Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações
como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
•
Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A)
De quem é a casinha?
B)
Como é a casinha?
C)
Por que o café está demorando?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade sugerida.
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta da capacidade sugerida.
A Casinha da Vovó – Atividades 2, 3 e 4
Estas
atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência
proposta para que o
aprendizado aconteça.
Ela deve ser trabalhada principalmente com alunos que
apresentam dificuldades de aprendizado e compreensão da língua escrita.
A
última atividade a ser postada será uma proposta de avaliação para
verificar o
aprendizado. Acompanhe!
Ressalto
que as atividades 2, 3 e 4 ser referem às mesmas capacidades.
Capacidades:
Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros
sinais gráficos;
Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE 2
- Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
- Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da
- parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.
- Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
- Circule na parlenda a palavra CASINHA.
- Desenhe a casinha da vovó.
ATIVIDADE 3
- Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram
- de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em
- cada espaço temos uma nova palavra.
- Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha
- da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
- Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com,
- pó) ressaltando que elas são palavras.
- Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA
- na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
A)
Quantas letras tem?
B) Qual é
a letra inicial?
C) Qual é
a letra final?
- Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras,
- de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4
- letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
- Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra
- repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
ATIVIDADE 4
- Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e
- peça que eles montem a palavra Casinha.
Agora,
peça que vejam a figura da casa e depois organize as letras
para formar o nome
da figura (registro no caderno):
- Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta.
- Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
- Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
A Casinha da Vovó – Atividades 5 e 6
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros
sinais
gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
Atividade
5
- Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA
|
No DE LETRAS
|
A
|
|
CASINHA
|
|
DA
|
|
VOVÓ
|
|
CERCADINHA
|
|
DE
|
|
CIPÓ
|
|
O
|
|
CAFÉ
|
|
ESTÁ
|
|
DEMORANDO
|
|
COM
|
|
CERTEZA
|
|
NÃO
|
|
TEM
|
|
PÓ
|
- Agora, disponibilize jornais e revistas para que os alunos encontrem,
de cada).
ATIVIDADE 6
- Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
- Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
- Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
- Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
- Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.
A Casinha da Vovó – Atividades 7, 8, 9 e 10
Continuando
a sequência de atividades elaboradas com base na parlenda “A Casinha da vovó”
Conheçam agora as Atividades 7, 8, 9 e 10. Observe que as atividades foram
elaboradas com base nas capacidades que os alunos devem alcançar ao final do
trabalho. Acompanhe as atividades que antecedem a essas acessando Atividade 1; Atividades 2, 3 e 4 e Atividades 5 e 6 para seguir a sequência
didática sugerida pela Kátia.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
Capacidades: Conhecer o alfabeto e diferenciar letras de outros sinais gráficos; Direcionamento e alinhamento da escrita.
ATIVIDADE
7
- Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
- Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
- Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
- Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
- Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
- Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A I.
- Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: “Qual palavra da parlenda formamos?”
- Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde ou que tenham a letra “C” no meio da palavra, colorindo-as de azul.
- Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize
jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a
letra “C” no início.
ATIVIDADE
8
•
Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare-o com
o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre
eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de
letra).
• Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
• Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
• Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
• Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
ATIVIDADE
9
• Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 8 acima.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
• Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade 8 acima.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
Capacidades:
Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras;
Aquisição de consciência de palavras, consciência silábica e consciência
fonológica: grafema-fonema.
ATIVIDADE
10
• Utilize novamente o cartaz da parlenda.
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
• Complete a tabela:
• Utilize novamente o cartaz da parlenda.
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
• Complete a tabela:
PALAVRAS
|
No DE LETRAS
|
No SÍLABAS
|
CASINHA
|
||
VOVÓ
|
||
CERCADINHA
|
||
CIPO
|
||
CAFÉ
|
||
COM
|
||
CERTEZA
|
||
NÃO
|
||
PÓ
|
• Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.
•
Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para
recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de
sílabas como na atividade anterior.
Retirado do blogger Navegar Proinfo
BOM PARA ALFABETIZAR
ResponderExcluirAchei muito criativa a sequencia , e aborda muito sobre o sistema de escrita.
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirGostei muito desta sequência. ..Parabéns!
ResponderExcluirEu adorei essas atividades! Vou tentar aplicar para meus alunos de 3 e 4 anos. Você acha que dará certo? Obrigada
ResponderExcluirAmei...
ResponderExcluirParabéns!