segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atividades por níveis...

Atividades para alunos com escrita alfabética 
  • Investir em conversas e debates diários. 
  • Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além da decodificação. 
  • Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem. 
  • Produção coletiva de diversos tipos de textos. 
  • Análise linguística das palavras. 
  • Reescrita de texto (individual / coletiva). 
  • Revisão de texto. 
  • Atividades de escrita: complete, forca, enigma, stop, cruzadinha, lacunado, caça palavra, listas, textos memorizados. 
Atividades para alunos com escrita silábica-alfabética 

  • Ordenar frases do texto; 
  • Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras do texto; 
  • Dividir palavras em sílabas; 
  • Formar palavras a partir de sílabas; 
  • Ligar palavras ao número de sílabas; 
  • Produção de textos, ditados, listas 
Atividades para alunos com escrita silábica 

  • Fazer listas e ditados variados (de alfabetizandos/as ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto, etc.). 
  • Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita. 
  • Ditado de palavras do texto. 
  • Análise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto. 
  • Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial; 
  • Escrever palavras dado a letra inicial; 
  • Ligar desenho a primeira letra da palavra; 
  • Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas,bingos, caça-palavras, etc.); 
  • Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas, diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas; 
  • Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas. 
  • Produção de textos, ditados, listas. 
Atividades para alunos com escrita pré-silábica 

  • Iniciar pelos nomes dos/as alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes. 
  • Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita. 
  • Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa; 
  • Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos; 
  • Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo; 
  • Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
  • Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras). 
  • Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos/as alfabetizandos/ as: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas). 
  • Classificar os nomes pelo número de letras, pela letra inicial ou final. 
  • Copiar palavras inteiras; 
  • Contar número de letra ou palavra de uma frase; 
  • Pintar intervalos entre as palavras; 
  • Completar letras que faltam de uma palavra; 
  • Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial; 
  • Circular ou marcar letra inicial ou final; 
  • Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra chave. 
  • Produção de textos, ditados, listas. 
Retirado do Blogger Como eu Alfabetizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário