1- Motivação: Texto ilustrado (quadrinho do Chico Bento)
O professor faz uma breve história sobre o personagem(autor dos
quadrinhos…
· Solicita aos alunos que façam leitura/interpretação oral;
· Leitura oral coletiva;
· Vocabulário (palavras desconhecidas);
· Leitura pelo professor;
· Interpretação oral (professor faz perguntas e os alunos respondem
de acordo com o texto lido).
2- Objetivos
- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está
escrito, onde e como.
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do
texto.
- Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras.
3- Conteúdo
Construção da escrita e leitura(avanço nas hipóteses da psicogenética
da escrita).
Correção de erros ortográficos
4- Cronograma
Três aulas de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de
escrita, durante todo o ano.
Texto ilustrado – quadrinho, imagens do Chico Bento, da Mônica e
do Cascão e um relógio anológico.
6- Desenvolvimento
1 - Distribuir uma cópia para cada aluno e leitura silenciosa pelos
alunos. (leitura das imagens pelos pré-silábicos: interpretação).
Leitura pelo professor com os alunos de forma que todos tenham conhecimento do pequeno texto.
2- Iniciar o texto juntos (assinalando onde começa) e proponha que
todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo para
que possam relacionar o falado ao escrito.
3 – Dividir a turma em grupos com todos os níveis da psicogênese, em
cada grupo que trabalharão as atividades em conjunto.
7 - Variação
Uma variação da atividade é entregar o texto recortado por quadrinhos
e pedir que sejam ordenadas: começo, meio e fim, e depois trabalhar
os conteúdos específicos (palavras frases, produção de texto) quando
a maioria da turma já está ortográfico.
8- Flexibilização para alunos com necessidades especiais:
Enquanto os alunos desenvolvem atividades de leitura os ANEEs vão
colorir uma imagem do Chico Bento. E em seguida procurar no alfabeto
móvel as letras e construir o nome CHICO BENTO – quando os outros
alunos estiverem desenvolvendo atividades diferenciadas o professor
vai trabalhar a fonologia das letras do nome, contar sílabas e trabalhar a
vai trabalhar a fonologia das letras do nome, contar sílabas e trabalhar a
escrita na folha da atividade (adequando esta atividade s o aluno for
pré-silábico ou silábico…)
8 – Conteúdos Específicos – Construção da Escrita e Leitura e
Correção de Erros Ortográficos Metodologia
Após a exploração do texto pela interpretação, (tipo de texto,
identificação dos personagens, linguagem usada, ideia principal, lembrar
como se interpreta as horas no relógio analógico) o professor deve
começar com palavras retiradas do texto, (tendo em vista a construção
de palavras para pré-silábicos e silábicos), em fichas previamente
preparadas usando a técnica da “preguicinha”, confeccionada com
imagens do Chico Bento.
1- Ao puxar a palavra: letra inicial (som da letra);
2- Puxa a próxima letra, ou próximas, para formar a sílaba (sílaba é
o pedacinho da palavra: para falar (pronunciar) abrimos e fechamos
a boca).
o pedacinho da palavra: para falar (pronunciar) abrimos e fechamos
a boca).
Som de cada letra.
3- Após todas as sílabas a palavra toda tem quantas letras?
Quantas sílabas, quantas vezes precisamos abrir a boca e fechar
para pronunciar?
4- Aproveitar as palavras escolhidas e trabalhar a letra H.
Usar duas novas folhas com as palavras que tem a letra H:
Onde está a letra H (início)
HORA - HOMEM – HOJE - a letra H NÃO tem som
Agora vejam outras palavras do texto do Chico Bento que tem a letra H,
onde ela está? (próxima a outras letras, consoantes, que adquiri um
som).
CHICO - CAMPINHO – MINHA
5- Atividade escrita em grupos, com alunos pré-silábico, silábico e
ortográfico. Cada grupo recebe uma palavra, das que foram trabalhadas
com a preguicenta: palavras de estrutura mais simples para os
pré-silábicos e silábicos.
· Em folhas específicas para pré-silábicos e silábicos: formam a
palavra em quadradinhos para cada letra e depois transcrever na
linha com letra caixa alta ou cursiva. Em seguida ilustração.
· Para os alfabéticos e ortográficos: entregar frases com as palavras separadas para serem ordenadas e transcritas na linha.
Estimular que escrevam novas frases e pequenos textos, com
ilustração.
2ª Aula – Trabalhar com os erros ortográficos.
Como o “dialeto caipira” não é considerado formas erradas de falar
ou escrever pode, o quadrinho do Chico Bento pode ser usado para
trabalhar a escrita convencional, lembrando que a gente se acostuma
a escrever da maneira que falamos, mas que existe a maneira correta,
como exemplo: tumate para tomate, bulacha para bolacha...
E através do texto do Chico Bento, individualmente, transcrever o
mesmo texto como se não fosse o Chico Bento e a Rosinha, mas o
Cascão e a Mônica.
Para essa atividade a professora pode colocar na lousa o texto original
do Chico Bento e da Rosinha (atividade para os ortográficos)
e depois os dois textos, o original e o reescrito com as falas do Cascão
e da Mônica.
· Em um segundo momento a professora passa alertando sobre alguma palavra que não esteja correta.
· E os textos poder ser na correção final através do texto pronto na
lousa.
· Estimular os alunos a produzirem seus próprios textos para um
quadrinho.
Enquanto os ortográficos fazem esse trabalho os silábicos e pré-silábicos podem receber diversos gibis da turma da Mônica, para serem
manuseados e incentivados a produzir uma historinha de quadrinhos
através de imagens, com ou sem escrita.
Avaliação
Registrar as observações sobre a participação dos alunos: quais foram
as descobertas na escrita das palavras. Anote também quais foram as
suas intervenções mais importantes para a orientação da turma.
Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades
que virão a seguir.
Retirado do Blogger Só Atividades para a Sala de Aula
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