Objetivos:
O uso do dicionário amplia o vocabulário, melhora a interpretação
da leitura e esclarece as dúvidas ortográficas.
Através desse jogo o aluno sente-se incentivado a descobrir o
significado da palavra desconhecida e familiariza-se brincando
com o uso do dicionário.
Material: Um dicionário, folhas de papel, lápis ou caneta
lousa para anotar as respostas e a pontuação dos grupos.
Desenrolar:
Divida a classe
rodada. primeiro grupo, que terá o dicionário em mãos
escolherá uma palavra do dicionário que ache desconhecida
por todos falando-a em voz alta para os demais grupos.
Se houver algum integrante de qualquer grupo que saiba a
resposta correta ao ser anunciada, antes de começar a
rodada, marca 4 pontos para o seu grupo.
Cada grupo escreverá numa folha um significado para
a palavra, inclusive o grupo que tem o dicionário em
mãos, que colocará a definição correta.
A professora recolhe as folhas e lê todas as definições,
inclusive a correta. Escreve as respostas na lousa.
Cada grupo escolhe a definição que achar certa.
O grupo conta a definição correta.
A professora marca na lousa os pontos dos grupos de
acordo com a seguinte regra:
2 pontos = para o grupo que deu a resposta correta;
3 pontos = para o grupo que escolheu a palavra, se
ninguém tiver acertado ou 1 ponto para cada acerto
por grupo;
4 pontos = para o grupo que tiver um integrante que
saiba a resposta correta ao ser anunciada, antes de
começar a rodada.
O jogo continua até que todos os grupos tenham
escolhido a palavra no dicionário ou até que algum
grupo tenha atingido um número de pontos
estipulado anteriormente pela classe.
Retirado do Blogger O Arco-Íris
Nenhum comentário:
Postar um comentário