quinta-feira, 9 de maio de 2013

Brincando com o dicionário


Objetivos:

O uso do dicionário amplia o vocabulário, melhora a interpretação

da leitura e esclarece as dúvidas ortográficas.

Através desse jogo o aluno sente-se incentivado a descobrir o

significado da palavra desconhecida e familiariza-se brincando

com o uso do dicionário.

Preparação:

Material: Um dicionário, folhas de papel, lápis ou caneta

lousa para anotar as respostas e a pontuação dos grupos.

Desenrolar:

Divida a classe em grupos.

Apenas um dicionário será utilizado por um grupo a cada

rodada. primeiro grupo, que terá o dicionário em mãos

escolherá  uma palavra do dicionário que ache desconhecida

por todos falando-a em voz alta para os demais grupos.

Se houver algum integrante de qualquer grupo que saiba a

resposta correta ao ser anunciada, antes de começar a

rodada, marca 4 pontos para o seu grupo.

Cada grupo escreverá numa folha um significado para

a palavra, inclusive o grupo que tem o dicionário em

mãos, que colocará a definição correta.

A professora recolhe as folhas e lê todas as definições, 

inclusive a correta. Escreve as respostas na lousa.

Cada grupo escolhe a definição que achar certa.

O grupo conta a definição correta.

A professora marca na lousa os pontos dos grupos de 

acordo com a seguinte regra:

2 pontos = para o grupo que deu a resposta correta;

3 pontos = para o grupo que escolheu a palavra, se 

ninguém tiver acertado ou 1 ponto para cada acerto 

por grupo;

4 pontos = para o grupo que tiver um integrante que 

saiba a resposta correta ao ser anunciada, antes de 

começar a rodada.

O jogo continua até que todos os grupos tenham 

escolhido a palavra no dicionário ou até que algum 

grupo tenha atingido um número de pontos 

estipulado anteriormente pela classe.

Retirado do Blogger O Arco-Íris

Nenhum comentário:

Postar um comentário