segunda-feira, 27 de maio de 2013

As sugestões de atividades para a grafia correta

Começar pelos erros comuns á maioria dos alunos levando em conta 
qual a proposta da escola para série/ano. Vejam  algumas sugestões de atividades: 
Sempre trabalhando com textos: Leitura e Escrita 
- Contos reconto – escrita/reescrita (textos prontos – impressos / livro 
didático / literatura infanto/juvenil, parlendas, poemas, músicas, 
gêneros literários variados como crônicas, piadas…)
 – trabalhando autocorreção, consulta ao dicionário, correção coletiva 
(em casos de produções coletivas) correções individuais. 
Sugestão de atividade através de um texto impresso (quando o professor 
quer trabalhar: NH/ÃO/N/M 
Leitura – reprodução (Música) – transposição de verso em prosa 
(trabalhando aspectos textuais: parágrafo, pontuação…). 
1º Passo – Texto individual impresso 
                                                                                                São Francisco 
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                                 Vinicius de Morais 
Lá vai São Francisco 
Pelo caminho 
De pé descalço tão pobrezinho 
Dormindo à noite 
Junto ao moinho 
Bebendo a água 
Do ribeirinho. 
Lá vai são Francisco 
De pé no chão 
Levando nada no seu surrão 
Dizendo ao vento 
                                             Bom dia, amigo. 
                                             Dizendo ao fogo 
                                                                  Saúde irmão. 


(Arca de Noé – Rio de Janeiro – José Olímpio) 

2- O professor após fazer uma breve história sobre o personagem 
  • Solicita aos alunos que façam leitura silenciosa;
  • Leitura oral coletiva;
  • Vocabulário (palavras desconhecidas);
  • Solicita a definição deste texto – poesia? (texto em versos - poético) -ou prosa (texto narrativo, dissertativo); lembrar as diferenças textuais de cada um;
  • Interpretação oral (professor faz perguntas e os alunos respondem de acordo com o texto lido).

– Transcrição para prosa (texto narrativo: conto). Se for a primeira vez 
que os alunos vão realizar essa transcrição da estrutura do texto, o 
professor deverá fazer primeiro ou junto com os alunos na lousa, caso contrário cada um fará no seu caderno. Em qualquer situação o texto, 
agora em forma de conto, será transcrito no caderno. 
4- Reconto – o professor solicita aos alunos que façam o reconto (produzir 
um conto baseado na história que foi lida, usando as palavras que estarão
 no banco de dados fixado na lousa): 
BANCO DE PALAVRAS 

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Mesmo que o professor considere um trabalho demorado, é um trabalho 
que deve ser rotineiro em vários conteúdos de língua portuguesa e que dá excelentes resultados. 
5- Leitura do reconto (deixar livre para que quiser ler em voz alta para a turma). Solicitar a autocorreção através do banco de palavras; após a autocorreção solicitar que cada aluno indique quantas e quais palavras erraram (mesmo consultando o Banco de Palavras os alunos transcrevem errado), o 
professor vai trabalhar cada palavra que está no Banco e explicar as regras 
de cada “dificuldade” (erros ortográficos). Como exemplo: analisando o uso do: N/M: Francisco, bom, junto, vento, levando, junto… ÃO – São, chão, surrão, irmão pode, aqui, surgir a dúvida do ÃO ou 
AM -Subsídio para o professor: A pronúncia é feita como se houvesse um acento gráfico na penúltima
 sílaba, que é a sílaba tônica, a mais forte: quando se usam: AM: cantam, rasgam, lavam Nas palavras com ÃO - palavras terminadas em "ão", em sua maioria, 
são oxítonas: (e se assim não o forem, receberão uma acentuação 
adequada:órgão, órfão, acórdão, sótão, bênção... porque aí elas são paroxítonas). NH – são duas letras que representam um mesmo som. 
6 - Ilustração -
7 – Cantar (se o professor não conhecer a melodia leve o CD de áudio 
e surpreenda os alunos com o texto que no final, é uma música, eles 
vão curtir). Outras variações – 
  • Ditado das palavras contextualizadas, correção, uso do dicionário, formação de frases com as palavras do ditado.
  • Produção de texto coletivo – correção coletiva – propor que as crianças expliquem porque cada palavra tem a grafia correta (ensinada pelo professor) deixando que ela com suas palavras criem as regras de acordo com o entendimento que tiveram. Anotem as regras no caderno.
  • Bingo de imagens (que contenha as palavras que os alunos estão encontrando dificuldades na grafia) –
  • Palavras Cruzadas, Caça – palavras (sempre com palavras que necessitam da grafia correta e que estejam contextualizadas na leitura, na produção de texto.
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  • Contos de Fadas: o professor lê, os alunos fazem o reconto, correção consultando o livro de histórias – é preciso que o professor tenha no mínimo 4 edições iguais –para pesquisa em grupos (onde eles vão pesquisar a grafia correta), depois – reescrita do texto;
  • Placas, letreiros, avisos que contem erros ortográficos, na comunidade (pesquisa dos alunos que trarão para a sala de aula e farão a correção ortográfica – esta atividade vai despertar o interesse pelas grafias corretas- leitura).

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  • Leitura, muita leitura;
Estas atividades podem e devem ser usadas desde que as palavras estejam contextualizadas.
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Por estas sugestões, o professor pode usar sua criatividade e desenvolver novas atividades de acordo com seu planejamento. 
No caso de alunos com dificuldades em outros grupos de dificuldades, diferente do grupo que o professor planejou para a maioria da turma, 
ele deve dispor de atividade diversificada. Não esquecendo que o mapa inicial é a base, e guardar os textos 
produzidos são o norte do desenvolvimento e avanço, inclusive avaliação. Erros de ortografia tem que ser trabalhados pelos grupos, o que não 
pode acontecer é, no final do ano, reprovar um aluno porque “escreve
muito errado”.

 
Por: Júlia Virginia de Moura- Pedagoga Fonte de Pesquisa: Morais, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. Editora Ática, 1998, 128 p Gramática Didática da Língua Portuguesa – Hermínio Sargentim –IBEP Língua Portuguesa – Solução para dez desafios do professor – Rana e 
Augusto – Edit. Ática 

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