qual a proposta da escola para série/ano. Vejam algumas sugestões de atividades:
Sempre trabalhando com textos: Leitura e Escrita
- Contos reconto – escrita/reescrita (textos prontos – impressos / livro
Sempre trabalhando com textos: Leitura e Escrita
- Contos reconto – escrita/reescrita (textos prontos – impressos / livro
didático / literatura infanto/juvenil, parlendas, poemas, músicas,
gêneros literários variados como crônicas, piadas…)
Sugestão de atividade através de um texto impresso (quando o professor
1º Passo – Texto individual impresso
São Francisco
Vinicius de Morais
Lá vai São Francisco
Pelo caminho
De pé descalço tão pobrezinho
Dormindo à noite
Junto ao moinho
Bebendo a água
Do ribeirinho.
Lá vai são Francisco
De pé no chão
Levando nada no seu surrão
Dizendo ao vento
Bom dia, amigo.
Dizendo ao fogo
Saúde irmão.
(Arca de Noé – Rio de Janeiro – José Olímpio)
2- O professor após fazer uma breve história sobre o personagem
3 – Transcrição para prosa (texto narrativo: conto). Se for a primeira vez
que os alunos vão realizar essa transcrição da estrutura do texto, o
professor deverá fazer primeiro ou junto com os alunos na lousa, caso contrário cada um fará no seu caderno. Em qualquer situação o texto,
agora em forma de conto, será transcrito no caderno.
4- Reconto – o professor solicita aos alunos que façam o reconto (produzir
um conto baseado na história que foi lida, usando as palavras que estarão
no banco de dados fixado na lousa):
Mesmo que o professor considere um trabalho demorado, é um trabalho
que deve ser rotineiro em vários conteúdos de língua portuguesa e que dá excelentes resultados.
5- Leitura do reconto (deixar livre para que quiser ler em voz alta para a turma). Solicitar a autocorreção através do banco de palavras; após a autocorreção solicitar que cada aluno indique quantas e quais palavras erraram (mesmo consultando o Banco de Palavras os alunos transcrevem errado), o
professor vai trabalhar cada palavra que está no Banco e explicar as regras
de cada “dificuldade” (erros ortográficos). Como exemplo: analisando o uso do: N/M: Francisco, bom, junto, vento, levando, junto… ÃO – São, chão, surrão, irmão pode, aqui, surgir a dúvida do ÃO ou
AM -Subsídio para o professor: A pronúncia é feita como se houvesse um acento gráfico na penúltima
sílaba, que é a sílaba tônica, a mais forte: quando se usam: AM: cantam, rasgam, lavam Nas palavras com ÃO - palavras terminadas em "ão", em sua maioria,
são oxítonas: (e se assim não o forem, receberão uma acentuação
adequada:órgão, órfão, acórdão, sótão, bênção... porque aí elas são paroxítonas). NH – são duas letras que representam um mesmo som.
6 - Ilustração -
7 – Cantar (se o professor não conhecer a melodia leve o CD de áudio
e surpreenda os alunos com o texto que no final, é uma música, eles
vão curtir). Outras variações –
Estas atividades podem e devem ser usadas desde que as palavras estejam contextualizadas.
– trabalhando autocorreção, consulta ao dicionário, correção coletiva
(em casos de produções coletivas) correções individuais.
quer trabalhar: NH/ÃO/N/M
Leitura – reprodução (Música) – transposição de verso em prosa
Leitura – reprodução (Música) – transposição de verso em prosa
(trabalhando aspectos textuais: parágrafo, pontuação…).
São Francisco
Lá vai São Francisco
Pelo caminho
De pé descalço tão pobrezinho
Dormindo à noite
Junto ao moinho
Bebendo a água
Do ribeirinho.
Lá vai são Francisco
De pé no chão
Levando nada no seu surrão
Dizendo ao vento
Bom dia, amigo.
Dizendo ao fogo
Saúde irmão.
(Arca de Noé – Rio de Janeiro – José Olímpio)
- Solicita aos alunos que façam leitura silenciosa;
- Leitura oral coletiva;
- Vocabulário (palavras desconhecidas);
- Solicita a definição deste texto – poesia? (texto em versos - poético) -ou prosa (texto narrativo, dissertativo); lembrar as diferenças textuais de cada um;
- Interpretação oral (professor faz perguntas e os alunos respondem de acordo com o texto lido).
que os alunos vão realizar essa transcrição da estrutura do texto, o
professor deverá fazer primeiro ou junto com os alunos na lousa, caso contrário cada um fará no seu caderno. Em qualquer situação o texto,
agora em forma de conto, será transcrito no caderno.
um conto baseado na história que foi lida, usando as palavras que estarão
no banco de dados fixado na lousa):
BANCO DE PALAVRAS
Mesmo que o professor considere um trabalho demorado, é um trabalho
que deve ser rotineiro em vários conteúdos de língua portuguesa e que dá excelentes resultados.
professor vai trabalhar cada palavra que está no Banco e explicar as regras
de cada “dificuldade” (erros ortográficos). Como exemplo: analisando o uso do: N/M: Francisco, bom, junto, vento, levando, junto… ÃO – São, chão, surrão, irmão pode, aqui, surgir a dúvida do ÃO ou
AM -Subsídio para o professor: A pronúncia é feita como se houvesse um acento gráfico na penúltima
sílaba, que é a sílaba tônica, a mais forte: quando se usam: AM: cantam, rasgam, lavam Nas palavras com ÃO - palavras terminadas em "ão", em sua maioria,
são oxítonas: (e se assim não o forem, receberão uma acentuação
adequada:órgão, órfão, acórdão, sótão, bênção... porque aí elas são paroxítonas). NH – são duas letras que representam um mesmo som.
e surpreenda os alunos com o texto que no final, é uma música, eles
vão curtir). Outras variações –
- Ditado das palavras contextualizadas, correção, uso do dicionário, formação de frases com as palavras do ditado.
- Produção de texto coletivo – correção coletiva – propor que as crianças expliquem porque cada palavra tem a grafia correta (ensinada pelo professor) deixando que ela com suas palavras criem as regras de acordo com o entendimento que tiveram. Anotem as regras no caderno.
- Bingo de imagens (que contenha as palavras que os alunos estão encontrando dificuldades na grafia) –
- Palavras Cruzadas, Caça – palavras (sempre com palavras que necessitam da grafia correta e que estejam contextualizadas na leitura, na produção de texto.
- Contos de Fadas: o professor lê, os alunos fazem o reconto, correção consultando o livro de histórias – é preciso que o professor tenha no mínimo 4 edições iguais –para pesquisa em grupos (onde eles vão pesquisar a grafia correta), depois – reescrita do texto;
- Placas, letreiros, avisos que contem erros ortográficos, na comunidade (pesquisa dos alunos que trarão para a sala de aula e farão a correção ortográfica – esta atividade vai despertar o interesse pelas grafias corretas- leitura).
- Leitura, muita leitura;
Por estas sugestões, o professor pode usar sua criatividade e desenvolver novas atividades de acordo com seu planejamento.
No caso de alunos com dificuldades em outros grupos de dificuldades, diferente do grupo que o professor planejou para a maioria da turma,
ele deve dispor de atividade diversificada. Não esquecendo que o mapa inicial é a base, e guardar os textos
produzidos são o norte do desenvolvimento e avanço, inclusive avaliação. Erros de ortografia tem que ser trabalhados pelos grupos, o que não
pode acontecer é, no final do ano, reprovar um aluno porque “escreve
muito errado”.
Por: Júlia Virginia de Moura- Pedagoga Fonte de Pesquisa: Morais, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. Editora Ática, 1998, 128 p Gramática Didática da Língua Portuguesa – Hermínio Sargentim –IBEP Língua Portuguesa – Solução para dez desafios do professor – Rana e
Augusto – Edit. Ática
No caso de alunos com dificuldades em outros grupos de dificuldades, diferente do grupo que o professor planejou para a maioria da turma,
ele deve dispor de atividade diversificada. Não esquecendo que o mapa inicial é a base, e guardar os textos
produzidos são o norte do desenvolvimento e avanço, inclusive avaliação. Erros de ortografia tem que ser trabalhados pelos grupos, o que não
pode acontecer é, no final do ano, reprovar um aluno porque “escreve
muito errado”.
Augusto – Edit. Ática
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