domingo, 26 de maio de 2013

Atividade Permanente em sala de aula


1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Ano/Série:                         Turma:
Professora:
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Leitura pelo professor - Gêneros variados.
Duração: 20 minutos, aproximadamente.

2 – OBJETIVOS:
  • Ampliar o repertório literário.
  • Apreciar o momento das histórias, acompanhando com atenção a leitura do professor.
  • Comentar trechos das histórias lidas, sua trama, seus personagens e cenários.
  • Apreciar as ilustrações dos livros lidos, relacionando-as com algumas passagens da trama e com o título da história.
  • Apreciar expressões próprias da linguagem que se escreve.
  • Aprender comportamentos leitores.
  • Conhecer diferentes textos e autores.
  • Compreender a função social da escrita.
  • Ampliar o repertório linguístico.
  • Expressar sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura.
3 – CONTEÚDOS:
  • Leitura.
  • Exploração das características dos personagens em diferentes contos.
  • Desenvolvimento de critérios de escolha de histórias.
4 – DESENVOLVIMENTO:
  • Selecionar a história que será lida. (É importante que tenha certo grau de novidade – esse é um ótimo momento para apresentar as aquisições da biblioteca).
  • Apresentar a atividade para as crianças especificando brevemente o gênero textual a ser lido (lenda, conto de assombração, conto de fadas, poema): “hoje vou ler um poema; este é um livro de contos de assombração...
  • Fazer comentários em relação ao estilo do autor: humorístico, poético, romântico...
  • Recomendar ou relembrar outros textos do mesmo gênero ou autor.
  • Perguntar às crianças se elas conhecem a história que será lida (diga o nome do livro/texto. Mostrar a capa do livro. Deixar que as crianças emitam impressões sobre o título, sobre a capa e sobre o autor).
  • Avisar que fará a leitura do livro e que ninguém deverá interromper – para construir um sentido global da obra. “eu vou ler a história, vocês vão escuta-la com atenção, observar as ilustrações e depois faremos juntos os comentários, certo?”.
  • Após a leitura, abrir um espaço de intercâmbio. Pode começar por algum aluno de maneira espontânea ou pelo professor, que se apresenta como leitor.
  • Fazer a releitura de trechos do texto sempre que for necessário quando surgirem interpretações divergentes ou criar relações entre texto e imagem.
  • Explicitar os recursos que o autor utilizou para provocar no leitor medo, suspense, humor ou paixão...
5 – AVALIAÇÃO:
Observar e analisar se a criança:
·         Gosta de ouvir histórias;
·         Mantém a atenção constante ao longo de toda a leitura da história;
·         Comenta assuntos ligados à história;
·         Relaciona as ilustrações ao texto;
·         Manifesta preferências por trechos ou episódios específicos;
·         Mantém uma postura ativa (expressa alegria, temor, rejeição...)
·         Mantém as normas de comportamento combinadas
·         Participa quando lhe é pedido que antecipe o que acontecerá;
·         Lembra do título;
·         Lembra do nome dos personagens principais;
·         Lembra apenas de episódios desconexos;
·         Identifica a situação inicial;
·         Identifica o núcleo da ação;
·         Identifica o desfecho;
·         Reconstrói a narração de forma aceitável.
Retirado do material da Profª. Drª. Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela -UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário