1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Ano/Série: Turma:
Professora:
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Leitura pelo professor - Gêneros variados.
Duração: 20 minutos, aproximadamente.
2 – OBJETIVOS:
- Ampliar o repertório literário.
- Apreciar o momento das histórias, acompanhando com atenção a leitura do professor.
- Comentar trechos das histórias lidas, sua trama, seus personagens e cenários.
- Apreciar as ilustrações dos livros lidos, relacionando-as com algumas passagens da trama e com o título da história.
- Apreciar expressões próprias da linguagem que se escreve.
- Aprender comportamentos leitores.
- Conhecer diferentes textos e autores.
- Compreender a função social da escrita.
- Ampliar o repertório linguístico.
- Expressar sentimentos, ideias e opiniões com base na leitura.
3 – CONTEÚDOS:
- Leitura.
- Exploração das características dos personagens em diferentes contos.
- Desenvolvimento de critérios de escolha de histórias.
4 – DESENVOLVIMENTO:
- Selecionar a história que será lida. (É importante que tenha certo grau de novidade – esse é um ótimo momento para apresentar as aquisições da biblioteca).
- Apresentar a atividade para as crianças especificando brevemente o gênero textual a ser lido (lenda, conto de assombração, conto de fadas, poema): “hoje vou ler um poema; este é um livro de contos de assombração...
- Fazer comentários em relação ao estilo do autor: humorístico, poético, romântico...
- Recomendar ou relembrar outros textos do mesmo gênero ou autor.
- Perguntar às crianças se elas conhecem a história que será lida (diga o nome do livro/texto. Mostrar a capa do livro. Deixar que as crianças emitam impressões sobre o título, sobre a capa e sobre o autor).
- Avisar que fará a leitura do livro e que ninguém deverá interromper – para construir um sentido global da obra. “eu vou ler a história, vocês vão escuta-la com atenção, observar as ilustrações e depois faremos juntos os comentários, certo?”.
- Após a leitura, abrir um espaço de intercâmbio. Pode começar por algum aluno de maneira espontânea ou pelo professor, que se apresenta como leitor.
- Fazer a releitura de trechos do texto sempre que for necessário quando surgirem interpretações divergentes ou criar relações entre texto e imagem.
- Explicitar os recursos que o autor utilizou para provocar no leitor medo, suspense, humor ou paixão...
5 – AVALIAÇÃO:
Observar e analisar se a criança:
· Gosta de ouvir histórias;
· Mantém a atenção constante ao longo de toda a leitura da história;
· Comenta assuntos ligados à história;
· Relaciona as ilustrações ao texto;
· Manifesta preferências por trechos ou episódios específicos;
· Mantém uma postura ativa (expressa alegria, temor, rejeição...)
· Mantém as normas de comportamento combinadas
· Participa quando lhe é pedido que antecipe o que acontecerá;
· Lembra do título;
· Lembra do nome dos personagens principais;
· Lembra apenas de episódios desconexos;
· Identifica a situação inicial;
· Identifica o núcleo da ação;
· Identifica o desfecho;
· Reconstrói a narração de forma aceitável.
Retirado do material da Profª. Drª. Ana Lúcia Nunes da Cunha Vilela -UFMT
Nenhum comentário:
Postar um comentário