ATIVIDADE COM O NOME: “CHAMADA”
O desenvolvimento de um trabalho sistemático e frequente com o nome próprio representa importante estratégia didática na alfabetização.
O nome próprio traz uma carga emocional maior do que outras palavras,
que muitas vezes não têm significado para o aluno.
O nome próprio é um modelo de escrita estável (palavra estável é aquela
que o aluno tem certeza de que se retirarmos uma letra, trocá-la de
posição, invertê-la, deixa de ter o mesmo significado).
O TRABALHO COM OS NOMES DOS ALUNOS “CHAMADA” TEM COMO FINALIDADES:
Ø Propor aos alunos uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre a
língua escrita por se tratar de uma palavra estável.
Ø Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a leitura e
escrita do seu nome e dos colegas de classe em contextos reais
informando-lhes sobre as letras: a quantidade, a posição e a ordem
delas no nome.
Ø Desafiar os alunos a lerem os próprios nomes e os dos colegas
acionando estratégias de antecipação, o que possibilita descobrir o
que está escrito.
Ø Fazer com que os alunos reflitam sobre as letras e seus sons
comparando nomes parecidos, reconhecendo as letras iniciais e finais
dos nomes e permitindo o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras.
DESENVOLVER ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, COMO:
Ø Disponibilizar a cada aluno o crachá com a escrita do seu nome (letra
de forma de um lado e cursiva do outro). Ensinar aos alunos onde termina
e onde começa a escrita do nome, destacando o som da letra inicial,
final...
Ø Fazer a chamada dos alunos utilizando material escrito como apoio
(no caso, os crachás dos alunos).
O encaminhamento pode e deve variar:
Exemplo:
- Você lê e mostra os crachás procurando destacar alguma informação sobre a escrita dos nomes.
- Você mostra o crachá e desafia a turma (ou um aluno) a ler o nome nele registrado (dê dicas que destaquem elementos da escrita dos nomes e/ou forneça informações sobre a mesma).
Ø Pedir que os alunos escrevam o nome no caderno ou em outro material,
de acordo com o planejamento. O encaminhamento pode variar: sem
consulta, ou seja, conforme as suas hipóteses, com consulta ao colega (favorecendo a troca de ideias), com consulta a algum material.
Ao perceber que algum aluno fez o registro do nome de forma incorreta,
pegar o crachá e desafiá-lo a compreender que para escrever o seu
nome ele precisa de determinadas letras que são organizadas de uma
única forma.
Ø Escrever os nomes dos alunos no quadro construindo uma LISTA (se
preferir esta lista pode ser escrita no quadro com antecedência).
- desafiar os alunos a identificarem alguns nomes na lista (contar as letras, verificar se há repetição de letras, identificar nomes que começam com a mesma letra, procurar nomes que possuam a mesma quantidade de letras).
- entregar letras soltas para que os alunos possam reconstruir alguns dos nomes da lista; pode ser os nomes dos alunos que faltaram, os nomes começados ou terminados com determinada letra escolhida pelo professor (ditar os nomes).
- fazer a revisão coletiva tendo o cuidado de refletir com os alunos, como por exemplo: que F de Fátima tem o mesmo som de F de Felipe, que letras iguais podem ter sons diferentes, como C de Carla e C de Cíntia etc.
As atividades acima relacionadas não serão realizadas num único
momento. Escolher apenas uma para cada vez.
Ø Entregar aos alunos a lista mimeografada, estimulando a realização
de antecipações sobre o conteúdo da lista, assim: temos aí uma lista;
será lista de quê? Alguém já descobriu o seu nome? Descobriu o nome
de algum colega? Vamos ver quem consegue encontrar onde está escrito
o nome do(a)... etc. Propor as seguintes atividades utilizando a lista de nomes:
- Leitura coletiva e apontada dos nomes escrito observando se há repetição de letras no próprio nome e pintá-las
- Marcar os nomes que começam com a mesma letra ou a mesma sílaba.
- Cobrir com lápis de cor os nomes iniciados com a letra C (aproveite para explorar os nomes encontrados: quantidade de letras, letra inicial, final, nomes e sons dessas letras).
- Pintar os nomes que possuem uma quantidade determinada de letras, como por exemplo: pintar os nomes que têm 4 letras.
- Marcar os nomes que terminam com a letra A
- Riscar os nomes que terminam com a letra I e circular os nomes que terminam com a letra O. Perguntar: São nomes de meninas ou de meninos?
- Identificar os nomes que têm mais letras e os que têm menos letras.
- Identificar a letra que mais aparece ao final dos nomes dos alunos da turma.
As atividades acima relacionadas não serão realizadas num único momento. Escolher apenas uma para cada vez.
Ø Organizar com a turma um mural com o alfabeto dos nomes dos alunos. Durante a atividade, chamar a atenção para a letra inicial de cada nome
e o seu respectivo som. Pode-se também chamar atenção para a sílaba
inicial dos nomes.
Ø ENCONTRE O SEU NOME:
- Organizar as carteiras da sala de aula enfileiradas.
- Separar os crachás da turma de acordo com os nomes os alunos de cada fileira, colocando-os em caixas.
- Colocar uma caixa na primeira carteira de cada fileira.
- A um sinal, dado pelo professor, o primeiro aluno da fileira pegará o seu nome e passará a caixa para o aluno de trás, e assim sucessivamente até chegar ao último aluno da fileira.
- Os alunos de cada fileira, juntos, deverão organizar os crachás em ordem alfabética, afixando-os no quadro de pregas. Essa atividade será orientada pelo professor com a participação de toda a turma.
próprio nome. Caso isso aconteça, pergunte: - O seu nome começa com essa letra? - Onde está o começo deste nome? - Que letra é esta? - O seu nome é ALINE. ALINE começa com a letra A. Esse nome que você pegou tem a letra A? Essa letra (aponte para a 1ª letra do crachá) é a letra A? - Vamos procurar qual o nome que começa com a letra A? - Se necessário, continue fazendo as intervenções, até que o aluno consiga encontrar o seu nome. |
Ø Elaborar fichas com os nomes dos alunos. Cada aluno receberá o seu
nome e deverá recortar as letras, misturá-las sobre a carteira e, em seguida, recompor o nome, colando no caderno ou em outro material.
- Orientar os alunos a dobrar os crachás marcando cada letra (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias; se for o caso, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e as alterações antes de colar no caderno).
Ø Entregar aos alunos fichas com os seus nomes, eles deverão recortar
as sílabas que compõem os seus respectivos nomes, misturá-las sobre a
carteira e recompor os nomes, colando no caderno ou em outro material.
Se for necessário, mostrar o nome do aluno para que ele faça a revisão e
as alterações necessárias antes de colar no caderno.
- Orientar os alunos a falarem seus respectivos nomes, pausadamente, contando cada sílaba pronunciada.
- Todos deverão dobrar seus crachás, de acordo com o número de sílabas (o professor deverá observar cada aluno e fazer as intervenções necessárias).
- Os alunos deverão cortar e misturar as sílabas reorganizando-as, formando o seu nome e colando-o no caderno ou em outro material.
- O professor deverá registrar no quadro, com a participação dos alunos, os nomes que têm sílabas iguais destacando-as. Após destacar as sílabas, chamar atenção para as letras necessárias à escrita das mesmas.
Ø Preparar um cartaz com a escrita da música A CANOA VIROU.
- Apresentar o texto desafiando os alunos a anteciparem o conteúdo escrito no cartaz.
- Explicar para os alunos sobre a atividade a ser realizada.
- Desenhar no chão uma grande canoa, pode ser com giz.
- Conforme a música vai sendo cantada, o professor mostra um crachá e os alunos leem este nome e o dono dele entra na canoa.
Para esta atividade, escolher alguns nomes que possibilitem reflexões
sobre o sistema de escrita alfabético.
Ø Preparar fichas com a escrita dos nomes dos alunos faltando a 1ª letra
ou a 1ª sílaba:
- Organizar os alunos em roda.
- Espalhar as fichas e desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo das fichas questionando-os: o que está escrito nestas fichas? Mas será que aqui está escrito o nome da Juliana? Para ser o nome dela, o que está faltando?
- Entregar a cada aluno a ficha correspondente ao seu nome.
- O que fazer para ser o seu nome?
O professor deve estar atento às dificuldades dos alunos, fazendo as intervenções necessárias. Talvez seja preciso ensinar o traçado da letra
a alguns alunos; esteja atento.
Ø Preparar fichas com os nomes dos alunos, tendo o cuidado de não
escrevê-los com letras de tamanho pequeno:
- Organizar os alunos dispostos em roda.
- Espalhar as fichas no centro da roda e desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo escrito nelas.
- Solicitar que cada aluno pegue a ficha em que está escrito o seu nome.
- Colocar um quadro de pregas no centro da roda e orientar os alunos a organizarem os seus nomes em ordem alfabética. Indagar: Como podemos fazer isto?
- Organizar esses nomes tendo o cuidado de refletir, junto com os alunos, sobre as letras iniciais dos nomes.
- Solicitar que os alunos registrem o seu nome no caderno ou em outro material, destacando com lápis de cor a letra inicial.
Ø Leitura do nome do colega:
- Colocar numa caixa (de tato) os nomes dos alunos.
- Explicar para os alunos como será o desenvolvimento da atividade.
- Passar a caixa de mão em mão e solicitar que cada aluno pegue uma ficha, tente ler o que está escrito nela.
- Pedir que cada aluno leia o nome em voz alta. Se houver dificuldade para identificar o nome escrito, o professor deve fazer as intervenções necessárias ajudando o aluno a realizar a atividade.
- Pedir que os alunos registrem no caderno o seu nome e o nome do colega (o nome tirado da caixa).
Ø Ditado:
- Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes.
- Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? etc.)
- Ditar três nomes da lista.
- O aluno deverá encontrá-los na lista que tem em mãos e circulá-lo.
A seguir, escrever o nome no quadro e orientar os alunos para a revisão.
Para que essa atividade seja possível a todos os alunos, é importante fornecer algumas dicas, como: o nome começa com a letra L; termina
com a letra A; tem 5 letras; começa com a sílaba LU; o nome é LUCIA.
Ø Fazendo a chamada:
- Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes.
- Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? etc.)
- Pedir aos alunos para dizerem os nomes dos ausentes, procurarem esses nomes e circular.
- Registrar estes nomes no quadro e refletir com alunos sobre a escrita deles.
Ø Escrita espelhada:
- Escrever os nomes dos alunos em fichas de plástico transparente (usar caneta para retroprojetor).
- Organizar os alunos dispostos em roda e espalhar estas fichas no centro (viradas).
- Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta ficha (O que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Tem algo estranho nesses nomes? Quando mudamos as letras de posição o nome continua o mesmo? etc.)
- Desvirar as fichas e questionar os alunos sobre o que perceberam.
- Entregar a cada aluno a fichas com o seu nome e solicitar que o registre em seu caderno.
Ø Nomes partidos:
- Preparar envelopes feitos com folhas de revistas ou outro material reaproveitado. Colocar fichas com as sílabas que compõem os nomes dos alunos dentro dos envelopes.
- Entregar a cada aluno o envelope com as fichas do seu nome.
- Solicitar que abram o envelope e descubram o que está escrito nas fichas.
- Pedir que cada um forme o seu nome, chamando atenção para a sílaba inicial.
- Desafiar os alunos a retirarem a ficha que tem a sílaba final e verem o que aconteceu.
- Escrever um dos nomes no quadro e destacar a sílaba inicial.
- Propor que os alunos falem outras duas palavras que têm esta mesma sílaba no início.
- Pedir que colem no caderno as sílabas formando o nome.
- Destacar a sílaba inicial com lápis de cor e escrever ao lado o número que representa a quantidade de sílabas que compõem o nome.
Ø Chamada pela sílaba inicial:
- Preparar fichas com as sílabas iniciais dos nomes dos alunos e colocá-las num “saquinho”.
- Combinar com os alunos como será a chamada – feita pela sílaba inicial dos nomes, assim:
Sortear uma sílaba, mostrar e ler. O aluno cujo nome inicia com esta
sílaba deverá ficar de pé.
As sílabas vão sendo colocadas num quadro de pregas.
Ø Pedir que os alunos registrem no caderno a 1ª sílaba dos seus nomes e desenhem ao lado um objeto cujo nome inicie com a mesma letra.
Apresentamos aqui apenas algumas sugestões de atividades que podem
ser realizadas no momento da “chamada”. Cabe ao professor fazer as adaptações necessárias de acordo com a sua turma. Se os alunos já consolidaram a escrita do 1º nome, o professor poderá planejar
atividades para esse momento diário da aula ensinando a escrita do
nome completo.
Retirado do Blogger PROALFA
Ótimas propostas!
ResponderExcluirOI! MUITO BOA A SUA SUGESTÃO!
ResponderExcluirOBRIGADA!