domingo, 26 de maio de 2013

ATIVIDADES PERMANENTES NO 1º ANO



1-trabalho com o alfabeto

Todos os dias cantar a parlenda suco gelado:

SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontar as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.
Primeiro ir na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Fazer esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.

2-Trabalho com o calendário

Trabalhar o dia do mês
o ano
o mês
que dia ou mês vem antes ou depois de...
trabalhar o clima desenhando abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo e no final do mês fazer tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados, ensolarados
Trabalhar primeiro dia da semana, os nomes dos dias ( fazer um cartaz com um nome abaixo do outro na ordem, e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário, eles usam como suporte para a escrita autônoma).

3_ Leitura pelo professor

Ler no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, use variedade textual, vários gêneros e autores. Use estratégias diferentes para prender a atenção dos mesmos (mude o tom de voz para cada personagem, faça mistério, deixe para ler o final depois, pergunte o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigue de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explicito). 
Faça também leitura por capítulos.

4 Leitura compartilhada

Fazer duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem. Trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas...... Depois da leitura colam no caderno de texto ou outro.
Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.

5- Roda da conversa

Uma vez por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutir fatos ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos...
6-Roda literária

Todo final de semana as crianças devem levar gibis, livros ou revistas para leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazer a roda literária onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque... Eu indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)
7- Fazendo a contagem de aluno

Contar as crianças que estão na sala e fazemos a conta, no canto da lousa, para descobrirmos quantos alunos faltaram.





















Retirado do Blogger Alfabetizar e Letrar

Um comentário: