Subdividida em dois níveis, nessa fase, a criança não traça o papel com a intenção de realizar o registro sonoro do que foi proposto para a escrita:
a) Nível 1 - Ela apresenta baixa diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra, por isso costuma escrever palavras de acordo com o tamanho do que está representando. Seus traços são semelhantes entre si e, muitas vezes, nem ela consegue identificar o que escreveu - leitura instável. Algumas vezes, usa como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras - para poder ler com mais segurança -, o que também pode caracterizar certa insegurança ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela ainda não compreendeu a função da escrita e ainda confunde a escrita com desenhos.
b) Nível 2 - Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres e que seu emprego é necessário para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável.
★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
★ Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche, bingo etc.).
★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes.
★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
★ Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.).
★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique essas sugestões durante a sondagem.
Retirado do Blogger Rosa. Angel. Aprendizagem
Parabéns administradores deste Blog! Excelentes conteúdos que muito está auxiliando o trabalho do Alfabetizador. Sucesso!!!!
ResponderExcluirOLá, obrigado pelo comentário e pela visita. Beijinhos!!!
ExcluirParabéns pelo Blog. Achei-o maravilhoso pois está recheado de excelentes conteúdos que muito me ajudará no processo da alfabetização.
ResponderExcluirOi Angelina, obrigado pelo comentário e pela visita. Beijinhos!!
ExcluirMuito bom.
ResponderExcluirExcelente. Ótimo conteúdos que me ajudará no processo da alfabetização.Obrigada
ResponderExcluirExcelente. Ótimo conteúdos que me ajudará no processo da alfabetização.Obrigada
ResponderExcluirMto bom o trabalho. Bem explicativo. Amei as atividades. Estao de parabens!
ResponderExcluirMto bom o trabalho. Bem explicativo. Amei as atividades. Estao de parabens!
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluir