domingo, 26 de maio de 2013

Rotina do trabalho pedagógico/ quadro de uma rotina de uma sala de alfabetização

A rotina do trabalho pedagógico possibilita que o professor concretize suas intenções educativas em sala de aula.A forma como organizamos o tempo, o espaço, os materiais, as proposta e intervenções revelam nossas concepções de ensino e aprendizagem, por exemplo: se a leitura é realizada uma vez por semana e a escrita é uma atividade mais freqüente, o que estamos ensinando para nossos alunos,involuntariamente,é mais importante do que a leitura. 
Ou se o trabalho com as disciplinas História,Geografia e Ciências ocorre apenas nas semanas que antecedem as provas,também estamos ensinando que esses conteúdos devem ser estudados apenas ás vésperas das provas. Outro exemplo é quando só damos atividades de ditado e cópia para alunos,pois estamos ensinando que é só por meio de ditado e da cópia que 
se aprende a escrever. E assim por diante. Nossas concepções inevitavelmente, se expressam quando damos prioridade a algumas atividades, na forma como agimos durante as atividades e no uso que fazemos do tempo didático.
Para organizar uma rotina de trabalho  pedagógico precisamos definir
os seguintes aspectos previamente:
a.Todas disciplinas a serem trabalhadas e a frequência;
b. A melhor forma de tratar os conteúdos (atividades 
sequenciada  projetos didáticos,atividades permanentes etc. )
c. Os textos e os tipos de atividades propostos durante a semana
ou em casa e sua frequência;
d. Se as atividades serão trabalhadas individualmente ou em grupos 
( como serão formadas as duplas ou os trios e frequência).
Modalidades organizativas das rotinas  de trabalho pedagógico
Segundo Délia Lemer, alem da seleção  dos conteúdos a 
serem trabalhados e do tipo de atividade especifica que será 
proposta, há ainda outra importante decisão pedagógica,
relacionada ao tratamento dos conteúdos: a depender dos 
objetivos que se tem, eles podem ser trabalhados na forma de 
atividades permanentes, atividades sequenciadas 
atividades sistematização,atividades independentes ou projetos.
Atividades permanentes São as que acontecem ao 
longo de um determinado período de tempo,porque são 
importantes para o  desenvolvimento de procedimentos, 
de hábitos ou atitudes. 
É ocaso de atividades como: 
  • leitura diária feita pelo professor; 
  • roda semanal de leitura; 
  • oficina de produção de textos ; 
  • hora das noticias; 
  • discussão semanal dos conhecimentos adquiridos etc.
Atividades Sequenciadas são planejadas em uma sequência 
encadeada: o que vem a seguir depende do que já foi  realizado 
( e aprendido ) anteriormente.
Por exemplo: atividades para alfabetizar,para ensinar a produzir 
textos de um determinado gênero, para ensinar ortografia ou 
o uso de certos recursos gramaticais etc.
Atividades de Sistematização embora não decorram de 
propósitos imediatos,tem relação direta com os objetivos didáticos 
e com os conteúdos: são atividades que se destinam á 
sistematização dos conteúdos já trabalhados.
Atividades independentes  são aquelas que não foram planejadas 
a priori ,mas que fazem sentido num dado momento.
Os projetos são situações didáticas em que o professor e os 
alunos se comprometem com um propósito e com um produto final: 
em um projeto, as ações  propostas ao longo do tempo tem relação 
entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja 
alcançar. 
É o caso de atividades como o jogral, dramatização , 
apresentação pública de leitura, produção de livros de jornal 
de textos  informativos e outras similares. 
Esta modalidade de  projetos é privilegiada para  organizar 
conteúdos escolares,porém nem tudo pode ser abordado por meio 
deles.
É tarefa do professor identificar qual a melhor  forma de abordar 
que o que deve ensinar aos alunos sabendo que há conteúdos que 
não demandam um trabalho com projetos , pois há conteúdos 
que precisam ser sistematizados outros não  .  
Há conteúdos que   são recorrentes em toda escolaridade,
outros ser sistematizados, e outros circunstancias.....
O fundamental é saber  que os conteúdos escolares são ensinados 
para que os   alunos desenvolvam diferentes  capacidades. 
A forma de abordá-los deve ser aquela que  melhor atende ao 
propósito de desenvolver essas capacidades. 
Vejam o exemplo de um quadro contendo uma rotina de uma 
sala de alfabetização:

Segunda - feira:
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor de  texto narrativo. Livro: O Visconde 
partido ao meio de Ítalo Calvino ( em capítulos ).

Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não-alfabética

(Atividade de leitura)
.listas:leitura ou identificação de 
palavras ou frases (provérbios,frase de caminhão,pensamento,
nome;
.Ordenação de textos conhecidos.
Para alunos com escrita alfabética
.Ordenar as partes de um conto
.Leitura de curiosidades com tarefa.


Atividade permanente de escrita
. escrita de textos conhecidos (poema e quadrinhas músicas...) 
ou escrita de listas (frases de caminhão ,título de música ,
pensamentos , provérbios...)

. roda de conversa.

Atividade de matemática.

Atividade de Histórias.

Atividade de Artes.
Terça-feira
Atividade permanente

Leitura feita pelo professor de texto informativo,


Atividade permanente de alfabetização

Para alunos com escrita não-alfabética
Atividade de leitura
.Palavras cruzadas (com listas de palavras)
.ditado cantado (musical)

Para alunos com escrita alfabética
.palavras cruzadas
Leitura de história com tarefa .


Projeto
. brincadeiras do meu tempo,recordar para  preservar

Atividade ocasional abordagem de assunto trazido pelo grupo


Atividade ciências

Atividade de geografia

Quarta-feira
Atividade permanente


Leitura feita pelo professor de texto narrativo . 
Livro: O visconde 
partido ao meio de 
Ítalo Calvino ( em capítulos);

Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita  não alfabética
( atividade  de leitura)
.Advinhas
.Leitura de texto conhecido (poema e quadrinha)

Para alunos com escrita alfabética.
.advinhas
.leitura de texto informativo com tarefa,


Atividade permanente
.escrita de cartas.


Atividade permanente
.leitura permanente
.leitura de diferente portadores  de texto. Jornais,revistas e 
gibis;


Atividade de matemática.

Atividade de Histórias.

Atividade de Artes.
Quinta-feira

Leitura feita pelo professor de poemas e/ou piadas,e/ou fábulas,
e/ ou lendas populares e/ou literatura de Cordel.

Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não alfabética
Atividade de leitura:
.ordenação de textos: poemas/ ou parlenda (frase ou palavra)
.atividade  com nomes próprios.

Para alunos com escrita alfabética
.completar textos;
.leitura de frase de caminhão, provérbio ou 
pensamento .


Projeto
.brincadeira do meu tempo ,recordar para preservar


Atividade permanente
. relatos de causos da minha terra


Atividade de ciências


Atividade de matemática
jogos
Sexta-feira
Atividade permanente


Leitura feita pelo professor texto narrativo. 
O visconde partido ao meio, de 
Ítalo Calvino ( em capítulos).


Atividade permanente  de alfabetização

Para alunos com escrita não alfabética
atividade de leitura)
leitura de receitas identificando;
os ingredientes advinhas.

Para alunos com escrita alfabética
.leituras de receitas
.advinhas
.escrever o texto com letra móvel


Atividade permanente de escrita.
Escrita de trecho de história conhecida


Atividade permanente 
Roda de biblioteca (compartilhar as leituras da semana)

Atividade de matemática

Atividade de geografia

Atividade de artes
Fonte: Unisa -Pedagogia e letramento 

Um comentário:

  1. Agora com a BNCC,como fica esta rotina em uma sala de educação Infantil na 1 etapa.....

    ResponderExcluir