A rotina do trabalho pedagógico possibilita que o professor concretize suas intenções educativas em sala de aula.A forma como organizamos o tempo, o espaço, os materiais, as proposta e intervenções revelam nossas concepções de ensino e aprendizagem, por exemplo: se a leitura é realizada uma vez por semana e a escrita é uma atividade mais freqüente, o que estamos ensinando para nossos alunos,involuntariamente,é mais importante do que a leitura.
Ou se o trabalho com as disciplinas História,Geografia e Ciências ocorre apenas nas semanas que antecedem as provas,também estamos ensinando que esses conteúdos devem ser estudados apenas ás vésperas das provas. Outro exemplo é quando só damos atividades de ditado e cópia para alunos,pois estamos ensinando que é só por meio de ditado e da cópia que
se aprende a escrever. E assim por diante. Nossas concepções inevitavelmente, se expressam quando damos prioridade a algumas atividades, na forma como agimos durante as atividades e no uso que fazemos do tempo didático.
Ou se o trabalho com as disciplinas História,Geografia e Ciências ocorre apenas nas semanas que antecedem as provas,também estamos ensinando que esses conteúdos devem ser estudados apenas ás vésperas das provas. Outro exemplo é quando só damos atividades de ditado e cópia para alunos,pois estamos ensinando que é só por meio de ditado e da cópia que
se aprende a escrever. E assim por diante. Nossas concepções inevitavelmente, se expressam quando damos prioridade a algumas atividades, na forma como agimos durante as atividades e no uso que fazemos do tempo didático.
Para organizar uma rotina de trabalho pedagógico precisamos definir
os seguintes aspectos previamente:
os seguintes aspectos previamente:
a.Todas disciplinas a serem trabalhadas e a frequência;
b. A melhor forma de tratar os conteúdos (atividades
sequenciada projetos didáticos,atividades permanentes etc. )
sequenciada projetos didáticos,atividades permanentes etc. )
c. Os textos e os tipos de atividades propostos durante a semana
ou em casa e sua frequência;
ou em casa e sua frequência;
d. Se as atividades serão trabalhadas individualmente ou em grupos
( como serão formadas as duplas ou os trios e frequência).
Modalidades organizativas das rotinas de trabalho pedagógico
Segundo Délia Lemer, alem da seleção dos conteúdos a
serem trabalhados e do tipo de atividade especifica que será
proposta, há ainda outra importante decisão pedagógica,
relacionada ao tratamento dos conteúdos: a depender dos
objetivos que se tem, eles podem ser trabalhados na forma de
atividades permanentes, atividades sequenciadas
atividades sistematização,atividades independentes ou projetos.
serem trabalhados e do tipo de atividade especifica que será
proposta, há ainda outra importante decisão pedagógica,
relacionada ao tratamento dos conteúdos: a depender dos
objetivos que se tem, eles podem ser trabalhados na forma de
atividades permanentes, atividades sequenciadas
atividades sistematização,atividades independentes ou projetos.
Atividades permanentes São as que acontecem ao
longo de um determinado período de tempo,porque são
importantes para o desenvolvimento de procedimentos,
de hábitos ou atitudes.
É ocaso de atividades como:
longo de um determinado período de tempo,porque são
importantes para o desenvolvimento de procedimentos,
de hábitos ou atitudes.
É ocaso de atividades como:
- leitura diária feita pelo professor;
- roda semanal de leitura;
- oficina de produção de textos ;
- hora das noticias;
- discussão semanal dos conhecimentos adquiridos etc.
Atividades Sequenciadas são planejadas em uma sequência
encadeada: o que vem a seguir depende do que já foi realizado
( e aprendido ) anteriormente.
encadeada: o que vem a seguir depende do que já foi realizado
( e aprendido ) anteriormente.
Por exemplo: atividades para alfabetizar,para ensinar a produzir
textos de um determinado gênero, para ensinar ortografia ou
o uso de certos recursos gramaticais etc.
textos de um determinado gênero, para ensinar ortografia ou
o uso de certos recursos gramaticais etc.
Atividades de Sistematização embora não decorram de
propósitos imediatos,tem relação direta com os objetivos didáticos
e com os conteúdos: são atividades que se destinam á
sistematização dos conteúdos já trabalhados.
propósitos imediatos,tem relação direta com os objetivos didáticos
e com os conteúdos: são atividades que se destinam á
sistematização dos conteúdos já trabalhados.
Atividades independentes são aquelas que não foram planejadas
a priori ,mas que fazem sentido num dado momento.
a priori ,mas que fazem sentido num dado momento.
Os projetos são situações didáticas em que o professor e os
alunos se comprometem com um propósito e com um produto final:
em um projeto, as ações propostas ao longo do tempo tem relação
entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja
alcançar.
É o caso de atividades como o jogral, dramatização ,
apresentação pública de leitura, produção de livros de jornal
de textos informativos e outras similares.
Esta modalidade de projetos é privilegiada para organizar
conteúdos escolares,porém nem tudo pode ser abordado por meio
deles.
alunos se comprometem com um propósito e com um produto final:
em um projeto, as ações propostas ao longo do tempo tem relação
entre si e fazem sentido em função do produto que se deseja
alcançar.
É o caso de atividades como o jogral, dramatização ,
apresentação pública de leitura, produção de livros de jornal
de textos informativos e outras similares.
Esta modalidade de projetos é privilegiada para organizar
conteúdos escolares,porém nem tudo pode ser abordado por meio
deles.
É tarefa do professor identificar qual a melhor forma de abordar
que o que deve ensinar aos alunos sabendo que há conteúdos que
não demandam um trabalho com projetos , pois há conteúdos
que precisam ser sistematizados outros não .
Há conteúdos que são recorrentes em toda escolaridade,
outros ser sistematizados, e outros circunstancias.....
que o que deve ensinar aos alunos sabendo que há conteúdos que
não demandam um trabalho com projetos , pois há conteúdos
que precisam ser sistematizados outros não .
Há conteúdos que são recorrentes em toda escolaridade,
outros ser sistematizados, e outros circunstancias.....
O fundamental é saber que os conteúdos escolares são ensinados
para que os alunos desenvolvam diferentes capacidades.
para que os alunos desenvolvam diferentes capacidades.
A forma de abordá-los deve ser aquela que melhor atende ao
propósito de desenvolver essas capacidades.
propósito de desenvolver essas capacidades.
Vejam o exemplo de um quadro contendo uma rotina de uma
sala de alfabetização:
Segunda - feira:
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor de texto narrativo. Livro: O Visconde
partido ao meio de Ítalo Calvino ( em capítulos ).
Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não-alfabética
. roda de conversa.
Atividade de matemática.
Atividade de Histórias.
Atividade de Artes.
Terça-feira
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor de texto informativo,
Quarta-feira
Atividade permanente
sala de alfabetização:
Segunda - feira:
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor de texto narrativo. Livro: O Visconde
partido ao meio de Ítalo Calvino ( em capítulos ).
Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não-alfabética
(Atividade de leitura)
.listas:leitura ou identificação de
palavras ou frases (provérbios,frase de caminhão,pensamento,
nome;
palavras ou frases (provérbios,frase de caminhão,pensamento,
nome;
.Ordenação de textos conhecidos.
Para alunos com escrita alfabética
.Ordenar as partes de um conto
.Leitura de curiosidades com tarefa.
Atividade permanente de escrita
. escrita de textos conhecidos (poema e quadrinhas músicas...)
ou escrita de listas (frases de caminhão ,título de música ,
pensamentos , provérbios...)
ou escrita de listas (frases de caminhão ,título de música ,
pensamentos , provérbios...)
. roda de conversa.
Atividade de matemática.
Atividade de Histórias.
Atividade de Artes.
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor de texto informativo,
Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não-alfabética
Atividade de leitura
.Palavras cruzadas (com listas de palavras)
.ditado cantado (musical)
Para alunos com escrita alfabética
.palavras cruzadas
Leitura de história com tarefa .
Projeto
. brincadeiras do meu tempo,recordar para preservar
Atividade ocasional abordagem de assunto trazido pelo grupo
Atividade ocasional abordagem de assunto trazido pelo grupo
Atividade ciências
Atividade de geografia
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor de texto narrativo .
Livro: O visconde
partido ao meio de
Ítalo Calvino ( em capítulos);
Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não alfabética
( atividade de leitura)
.Advinhas
.Leitura de texto conhecido (poema e quadrinha)
Para alunos com escrita alfabética.
.advinhas
.leitura de texto informativo com tarefa,
Atividade permanente
.escrita de cartas.
Atividade permanente
.leitura permanente
.leitura de diferente portadores de texto. Jornais,revistas e
gibis;
gibis;
Atividade de matemática.
Atividade de Histórias.
Atividade de Artes.
Quinta-feira
Leitura feita pelo professor de poemas e/ou piadas,e/ou fábulas,
e/ ou lendas populares e/ou literatura de Cordel.
Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não alfabética
Atividade de leitura:
.ordenação de textos: poemas/ ou parlenda (frase ou palavra)
.atividade com nomes próprios.
Para alunos com escrita alfabética
.completar textos;
.leitura de frase de caminhão, provérbio ou
pensamento .
pensamento .
Projeto
.brincadeira do meu tempo ,recordar para preservar
Atividade permanente
. relatos de causos da minha terra
Atividade de ciências
Atividade de matemática
jogos
Sexta-feira
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor texto narrativo.
O visconde partido ao meio, de
Ítalo Calvino ( em capítulos).
Atividade permanente
Leitura feita pelo professor texto narrativo.
O visconde partido ao meio, de
Ítalo Calvino ( em capítulos).
Atividade permanente de alfabetização
Para alunos com escrita não alfabética
( atividade de leitura)
leitura de receitas identificando;
os ingredientes advinhas.
os ingredientes advinhas.
Para alunos com escrita alfabética
.leituras de receitas
.advinhas
.escrever o texto com letra móvel
Atividade permanente de escrita.
Escrita de trecho de história conhecida
Atividade permanente
Roda de biblioteca (compartilhar as leituras da semana)
Atividade de matemática
Atividade de geografia
Atividade de artes
Fonte: Unisa -Pedagogia e letramento
Atividade permanente de escrita.
Escrita de trecho de história conhecida
Atividade permanente
Roda de biblioteca (compartilhar as leituras da semana)
Atividade de matemática
Atividade de geografia
Atividade de artes
Agora com a BNCC,como fica esta rotina em uma sala de educação Infantil na 1 etapa.....
ResponderExcluir