A rotina para a criança é algo importante tanto na escola como em casa,
pois se organizando externamente , ela poderá se organizar internamente
com mais facilidade!
O que é a rotina?
“Rotina
se refere aos horários definidos para a realização das
diversas atividades que a criança deve cumprir a cada dia.
Sua organização supõe a distribuição dos horários para os estudos.
Assim, é importante que os horários estejam claramente estabelecidos:
hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades
como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar
sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz
grande e colorido em geral é uma boa estratégia. […] Os finais de
semana também devem ser incluídos na agenda, tomando-se o cuidado
para que haja períodos longos em que a criança possa ter liberdade
para escolher que atividade realizar.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004)
diversas atividades que a criança deve cumprir a cada dia.
Sua organização supõe a distribuição dos horários para os estudos.
Assim, é importante que os horários estejam claramente estabelecidos:
hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades
como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar
sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz
grande e colorido em geral é uma boa estratégia. […] Os finais de
semana também devem ser incluídos na agenda, tomando-se o cuidado
para que haja períodos longos em que a criança possa ter liberdade
para escolher que atividade realizar.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004)
A importância da rotina:
- Formação de hábitos: Seguir uma rotina é uma forma eficiente de se
formar um hábito.
- A rotina é tão importante que é usada em tratamentos psicoterápicos (BARBOSA; MELO; REGO; CRISTIANINI, 2001).
- Castigos e agressões não serão necessários para tentar mudar
um comportamento inadequado caso a criança tenha aprendido bons
hábitos desde pequena.
- Exemplo (hábito de estudar):
“Sem orientação adequada e com pouco tempo, alguns pais acabam usando
de práticas coercivas (agressões físicas e castigos) para tentar mudar
o comportamento da criança em relação aos estudos.” (SOARES;
SOUZA; MARINHO, 2004)
Obs: Aumente as filipetas , pois é difícil para ver de longe.
Esse
saquinho amarelo é onde você deixe as várias filipetas, de acordo o
que vamos fazer no dia, coloque no quadro com fita crepe.
que vamos fazer no dia, coloque no quadro com fita crepe.
Retirado do Blogger Cantinho da @retecs
Nenhum comentário:
Postar um comentário