Você vai precisar:
– um livreto com parlendas;
– cartões com as mesmas parlendas do livreto só que com a escrita das
palavras sem espaço.
Procedimento:
A criança deverá escolher uma das parlendas do livreto para ler.
Depois você deverá entregar para ela o cartão com a mesma parlenda
que ela leu. Peça para a criança observar o cartão e tentar descobrir o que
há de errado nele.
A ideia é que ela perceba que está faltando espaço entre as palavras.
Então peça para a criança corrigir os erros escrevendo a parlenda do cartão
em uma folha, ou seja, a criança deverá colocar os espaços necessários
entre as palavras. Após ela poderá conferir no livreto se escreveu corretamente.
Observações:
1) Esta atividade será mais eficiente se a criança já tiver memorizado a parlenda.
Assim a atenção dela poderá ficar voltada totalmente para a segmentação das
palavras.
2) É comum as crianças no início da alfabetização escreverem palavras juntas,
e, conforme vão pensando e formulando hipóteses sobre a escrita elas superam
isso. No entanto, algumas encontram maior dificuldade, e foi pensando nestas
que esta atividade foi elaborada.
Retirado do Blogger Psicosol
Nenhum comentário:
Postar um comentário