Material:
– Uma caixa ou um pote com um furo;
– fichas com sílabas.
– fichas com sílabas.
Procedimento:
Diga para a criança: “Este é o papassílabas, sua comida preferida são pastilhas de sílabas”. Para poder alimentá-lo você precisa ler as sílabas.
Depois nós iremos contar quantas pastilhas de sílabas ele comeu”.
Ou seja, cada sílaba que a criança ler ela irá colocar na caixa.
As sílabas que ela não souber você aproveita para ensiná-la, mas não será
colocada na caixa.
Obs.: Você percebeu que esta é também uma maneira lúdica de fazer uma
sondagem das sílabas que a criança já domina e quais precisam ser trabalhadas?
Uma variação desta brincadeira é utilizar um cronômetro e dizer:
“Vamos ver quantas sílabas você consegue ler em um minuto?”
Essa é uma boa estratégia para crianças que já leem, mas muito
pausadamente. Você anota quantas sílabas ela conseguiu e em outro
dia você pode propor um desafio para ela, por exemplo: “vamos ver
se hoje você consegue aumentar o número de sílabas que consegue ler em
um minuto?
DICAS IMPORTANTES:
– não compare o desempenho de uma criança com outra.
Deixe claro que cada um tem seu próprio ritmo e que será observado
a evolução pessoal;
– dependendo do nível de atenção e dificuldade da criança coloque menos
– dependendo do nível de atenção e dificuldade da criança coloque menos
ou mais sílabas. Do contrário poderá exigir um nível de desempenho mental
que a criança não resiste por muito tempo e isso pode fazer com que ela
perca o interesse pelo jogo;
– você irá colocar várias sílabas, mas é preciso ter o cuidado de que algumas
– você irá colocar várias sílabas, mas é preciso ter o cuidado de que algumas
delas a criança já conheça. Isso ajudará na autoestima.
– se a criança não souber a sílaba você ajudará muito se fizer alguma associação
– se a criança não souber a sílaba você ajudará muito se fizer alguma associação
com algo que seja do interesse dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário