IDENTIDADE: ATIVIDADES COM O NOME -
RECORTE, CONTAGEM DAS LETRAS,
ILUSTRAÇÃO ETC
As atividades abaixo são para trabalho com a identidade,valorização de si mesmo, conhecimento do seu nome e das
letras que o compõem, o nome dos amigos, quantidade de
vogais e consoantes, recorte e colagem das letras do
nome em revistas e jornais etc.
É importante que o aluno tenha espaço para falar aos amigos
sobre o seu nome, quem o escolheu, como e o porquê da escolha
e se desconhece este fato, também.
Sugestão de texto para contextualizar a sua aula, ainda na roda
de leitura: Nome de gente - Pedro Bandeira ( o texto está logo
abaixo)
coleguinhas também, falar sobre o texto ( o menino do texto
não gostava do nome dele, e você, gosta do seu?) - Pintar apenas
as letras do seu nome:
cores azul e vermelho.
O professor deve ter em sala os cartazes do alfabeto para
esta atividade.
3. Trabalhando o nome dos amigos: esta atividade
é para uma etapa posterior, em que todos os nomes da classe
já foram muito bem visualizados na hora a chamadinha com os
crachás, o professor já mostrou diversas vezes todos os
nomes e eles inclusive já conseguem dizer... "É o nome do Mário!"
espontaneamente, durante a chamadinha de rotina.
é para uma etapa posterior, em que todos os nomes da classe
já foram muito bem visualizados na hora a chamadinha com os
crachás, o professor já mostrou diversas vezes todos os
nomes e eles inclusive já conseguem dizer... "É o nome do Mário!"
espontaneamente, durante a chamadinha de rotina.
4. Trabalhando a escrita do nome, identificação das letras
do nome em revistas, recorte, colagem e contagem de vogais
e consoantes do mesmo:
identificação do som da letra inicial através da comparação
com o som inicial de outros objetos, pessoas etc.
6. Atividade com a escrita do nome, auto-retrato e
ilustração da família.
Excelente momento para conversar na rodinha sobre
as famílias: com quem ele vive, quantos irmãos, pai, mãe,
preferências, gostos pessoais etc.
Lembre-se de deixá-los falar, escute o que o aluno tem a
dizer atentamente e demonstrando interesse real.
Somente assim também eles conseguirão desenvolver
conceitos de boas maneiras e convivência, aguardar a sua
vez de falar, escutar o outro atentamente etc. pois no início,
esta ainda é uma tarefa difícil, ele quer falar o tempo inteiro,
então estas atividades de interação e diálogo são muito
importantes!
ilustração da família.
Excelente momento para conversar na rodinha sobre
as famílias: com quem ele vive, quantos irmãos, pai, mãe,
preferências, gostos pessoais etc.
Lembre-se de deixá-los falar, escute o que o aluno tem a
dizer atentamente e demonstrando interesse real.
Somente assim também eles conseguirão desenvolver
conceitos de boas maneiras e convivência, aguardar a sua
vez de falar, escutar o outro atentamente etc. pois no início,
esta ainda é uma tarefa difícil, ele quer falar o tempo inteiro,
então estas atividades de interação e diálogo são muito
importantes!
SUGESTÃO PARA A RODA DE LEITURA:
NOME DE GENTE
Pedro Bandeira
Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto do meu nome,
não fui eu quem escolheu.
Porque se metem
com um nome que é só meu!
O nenê que vai nascer
vai chamar como o padrinho
vai chamar como o vovô,
mas ninguém vai perguntar
o que pensa o coitadinho.
Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse o nome dele!
Quando eu tiver um filho
não vou por nome nenhum!
Quando ele for grande
ele que procure um!
- Crachás com os nomes em local visível;
- Uso diário dos crachás na chamadinha;
- Jogo da memória dos nomes da turma;
- Montagem cômica: recortar em revistas partes e
- Falar sobre si mesmo e sobre sua família na rodinha;
- Uso das letras móveis para montagem de seu nome e dos
- visualização constante do alfabeto e possibilidade de
- Recorte e colagem de figuras que comecem com a letra
Nenhum comentário:
Postar um comentário