quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

10 livros que ensinam as crianças a cuidar do Planeta

GifGifGifGifGif

GifGifGifGifGif
1. O Menino do Dedo Verde

Sinopse: O Menino do Dedo verde conta a história de Tistu, uma criança diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. Trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania.


Autor: Maurice Druon
Editora: José Olympio

2. Ciclotilde - A História de Nascimento de uma Bicicleta
GifGifGifGifGif
Sinopse: Este é o primeiro volume das Aventuras de Ciclotilde, uma proposta de educação reflexiva e criativa destinada a crianças de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Viagens e passeios diversos contados em divertidas histórias que estimulam o gosto pela leitura, a curiosidade e o desejo de novas descobertas, levando a criança a se organizar e se posicionar no espaço, a dialogar e descobrir o mundo. Neste primeiro volume vemos nascer uma deliciosa amizade.

Autor: Ana Cristina Mender Perfetti e Rafael Markhez
Editora: Scortecci Editora

GifGifGifGifGif
3. A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos

Sinopse: O livro de autoria da jornalista e escritora Miriam Leitão conta a história de uma rebelião iniciada por pássaros pequenos contra a falta de árvores na região em que viviam. Uma fábula ecológica cativante para leitores de todas as idades.

Autor: Miriam Leitão, com ilustração de Rubens Matuck
Editora: Rocco
GifGifGifGifGif
4. A Árvore Generosa

Sinopse: 'A árvore generosa' conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias; sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. 'Estou grande demais para brincar', diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar 'muitas coisas'. A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, é chamado de menino pela árvore. 

Autor: 
Shel Silverstein (com tradução de Fernando Sabino)
Editora: Cosac Naify

GifGifGifGifGif
5. A Última Gota

Sinopse: Tempos de crise hídrica são opotunidade de mostrar às crianças o valor de se preservar o líquido mais precioso do Planeta. E o livo infantil A Última Gota pode ajudar. Ele conta a história de Kika, que depois de uma aula na escola fica preocupada com a falta d’água no planeta. Mestre Li a aconselhou a ler a história de Chuvisca, a última gota, que fugia dos exércitos clonadores. Em seu caminho, a gotinha se deparava com muitas cenas de escassez e desperdício. Mas nunca perdeu a esperança de encontrar soluções para o problema. E você, está fazendo alguma coisa para que esse precioso líquido nunca falte?

Autor: Diego, J.L.
Editora: Scipione

GifGifGifGifGif
6. Será que eu compro

Sinopse: Seus filhos costumam pedir para você comprar tudo o que ele vê pela frente? Este livo, da jornalista Rosana Jatobá, pode ajudar a mudar esse jogo. Nele, os protagonistas Lara e Benjamin são apresentados a outras formas de consumo prazeroso, como uma feira de trocas, onde o uso do dinheiro é proibido. Eles aprendem a reutilizar e fazer novos usos de brinquedos, roupas e outros materiais de forma que passam a pensar duas vezes antes de comprar o que quer que seja, influenciando também seus pais. Aprendem a fazer novos amigos e a reutilizar livros em sua escola.

Autor: Rosana Jatobá
Editora: Plano B Editorial

GifGifGifGifGif

7. Ensinando a criança a amar a natureza

Sinopse: As experiências que nasceram de uma formação no movimento escoteiro deram origem a um método em que o engajamento na preservação do meio ambiente é antes uma experiência de desafio, prazer, alegria e trabalho com o que as crianças gostam de fazer - brincar e usar a fantasia. Este é um livro indicado para pais, professores, educadores de Organizações sociais, chefes escoteiros, líderes religiosos e educadores voluntários.

Autor: Walter Dohme e Vania Dohme
Editora: Vozes
GifGifGifGifGif
8. Criança da Amazônia

Sinopse: Rodrigo tem pai seringueiro. Tonho mora numa casa que mais parece uma garça com as pernas dentro do rio. Francisco vive em Marajó. Joana é neta de quilombola. Bento adora visitar a tia em Parintins e assistir à Festa do Boi-Bumbá. Kiniriê é indígena. Essas são algumas das crianças da Amazônia. O livro ensina brincadeiras e histórias dessa criançada esperta do Norte do país.

Autor: Mauricio Veneza
Editora: Mundo Mirim
GifGifGifGifGif
9. Seis razões para diminuir o lixo no mundo

Sinopse: Escrito em linguagem poética extremamente lúdica, o jovem leitor descobre a origem da palavra lixo e seus diferentes tipos - a história do lixo na Pré-História, na Mesopotâmia, na Roma Antiga, na Idade Média - a criação do primeiro depósito de lixo do mundo - os primeiros serviços de coleta - as transformações surgidas com a Revolução Industrial, o surgimento das primeiras incineradoras - os 3Rs - reduzir, reutilizar e reciclar - na prática - a exploração de recursos naturais, o consumo de energia, a poluição do solo, da água e do ar, os aterros sanitários, o desperdício de produtos reutilizáveis e alimentos, os gastos com a limpeza urbana, a geração de emprego e renda pela comercialização dos produtos recicláveis.

Autor: Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei. Ilustrações de Vera Andrade.
Editora: Escrituras
GifGifGifGifGif
10. Bichos do Mar

Sinopse: Esta obra convida o leitor para uma aventura - tomar fôlego, mergulhar na imensidão do oceano e se deparar com informações sobre os mais diferentes tipos de animais marinhos - fósseis, peixes, répteis, mamíferos e aves. O livro traz dados como - as orcas são vorazes predadoras que se alimentam de uma infinidade de organismos, como focas, peixes, aves, tartarugas, e até de grandes baleias quando caçam em grupo. Possuem a característica coloração preta e branca e uma proeminente nadadeira dorsal, que nos machos é ainda maior e afiada. Apesar da fama de baleia assassina, não é uma coisa nem outra. Na verdade, as orcas são golfinhos e só atacam para se alimentar. A cada página o leitor poderá encontrar ilustrações.

Autor: Estefane Cardinot Reis e Ilustrações de Mauricio Negro
Editora: Gaia Editora
GifGifGifGifGif

Nenhum comentário:

Postar um comentário