quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?


Esta escolha está relacionada ao processo de construção das 
hipóteses da escrita. 
Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando 
quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. 
As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, 
já que são caracteres isolados e com traçado simples - 
diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. 
O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser 
trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema 
de escrita organizada. 
Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente 
com as letras cursivas e as de fôrma minúscula e até podem ser 
apresentadas a elas, desde que tal contato fique restrito à leitura.

Uma criança que está aprendendo escrever em letra cursiva,existem três 
componentes importantes para este tipo de letra como:

- formação letra correta
- tamanho letra uniforme
- inclinação uniforme.
As crianças devem se concentrar em um objetivo em uma primeira 
formação correta, o tamanho e, em seguida inclinação.
Praticar as letras cursivas isoladas com espaçamento
- usar um palito de picolé ou alguma outra ferramenta que pode ser 
colocado no papel para o espaçamento uniforme. 
(Usando um ou dois dedos é muitas vezes sugerido pelas 
professoras)
- utilizar o alfabeto com a escrita de cada letra com setas (indicar 
o sentido da escrita)
- caderno pauta (alibombom ou folha quadriculada) para treinar 
letras maiúsculas e minúsculas
- As crianças devem usar a escrita cursiva outros tipos de ferramentas 
para melhor controle da preensão e graduação de força na escrita.
- Não se preocupe sobre o tamanho da letra num primeiro 
momento, ao contrário, enfatizam a forma, deixá-los desenhar 
em papel branco como marcadores, lápis, pincéis ou que permitam 
uma menor pressão;
- As habilidades motoras finas para letra cursiva ocorre por volta 
6-7 anos;
- observar a posição sentada adequada para escrita cursiva
- superfície plana(mesa) e em alguns casos plano inclinado
(crianças baixa visão, canhoto,etc);
- os pés devem estar apoiados no chão ou em uma caixa, ao 
invés de balançando;
- A altura inadequada da mesa, uma má postura ou esforço 
incorreto da posição do corpo ou os pés balançando exigem 
uma maior esforço físico, aumentando a fadiga.

Não se deve antecipar o processo de ensino da escrita cursiva. 
Se exigir da criança que comece a escrever a letra cursiva antes 
de ela ter maturidade cognitiva e motoras necessárias que 
costumam surgir em torno 6-7 anos, o resultado tende a ser 
frustração, baixa auto-estima, letra ilegível que podem comprometer 
o sucesso escolar no futuro.

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