segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DICAS DE JOGOS PARA ALFABETIZAR

 Silabário
Para jogar: Se não houver a possibilidade de construir um silabário 
para cada criança, será necessário um para cada grupo de 3 ou 
4 crianças.

Formas de jogar:
1 - O professor leva as fichas e sorteia, as crianças montam as 
palavras sorteadas, depois registram no caderno. 
Pode-se, ainda, pedir que identifiquem a letra inicial/final, número de 
letras, vogais e consoantes. 
Dependendo do nível, pode-se solicitar que separem as sílabas.

2 - Em grupo, cada criança recebe um determinado número de tampinhas. 
Um por vez deve tentar formar palavras colocando apenas uma tampa 
no tabuleiro, sendo possível aproveitar as sílabas/letras dos demais integrantes.

3 - Cada criança forma 4 palavras no silabário, depois, preenche os espaços 
com sílabas  soltas e troca o silabário com o colega, que deverá localizar as 
palavras formadas pelos amigos. 
Depois deverá ser feito um registro da atividade no caderno.
Memória 3D - figura e palavra
Jogo da memória com imagem e nome da palavra. 
Podem ser usadas letras bastão ou cursiva, minúscula ou maiúscula, 
dependendo do nível de escrita da turma.
Jogo do Talharim
Este jogo consiste em que cada participante, caso acerte, pode pegar 
mais uma massa, desta vez sem nenhum fonema, para que assim consiga 
montar no seu prato uma macarronada.
Objetivo: Consciência fonêmica - Identificação do fonema inicial e 
segmentação fonêmica.
Material : 1 panela, 4 pratos, 4 garfos e macarrão em E.V.A.

Como jogar: Cada participante escolhe um pratinho e um garfo. 
Um participante desafia o outro tirando de um recipiente uma palavra.
O jogador deverá olhar para dentro da panela de talharim e apenas com 
o garfo mexer na massa tentando pegar a que tiver o fonema inicial 
referente a palavra escolhida. 
Em seguida, o jogador deverá falar o som do fonema que encontrou.
Ganha o jogo quem conseguir colocar no prato o maior número de 
massas.
Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura. 
O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura. 
Deve dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e 
classificando-a pelo número de sílabas. 
Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de 
sílabas.  Podem ser somados pontos por acerto.
Alfabeto móvel
Objetivo : Promover a construção de palavras utilizando o alfabeto móvel.
Materiais necessários: tampinhas, revistas, tesoura e cola.
Modo de jogar : formar palavras utilizando as tampinhas com o alfabeto.
Bingo das letras
O professor oferece uma cartela onde estão escritas as palavras faltando 
uma letra. 
De acordo com o sorteio, as crianças completam as palavras com o apoio 
do alfabeto móvel.

Caixas ilustradas
Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a 
associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Materiais necessários : Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras 
recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo 
com a figura.
Jogo da memória das letras
Objetivo: Desenvolver a memória e identificar as letras que compõem o 
alfabeto,relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra.
Materiais necessários: Cartas com as letras do alfabeto.
Boliche do alfabeto - Jogo das argolas
Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema 
inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla.
Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola.
Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer
 uma palavra que inicie com a mesma.
Quebra-cabeça com palitos ou caixas
Objetivo: Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas.
Materiais necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou 
caixas.
Vence a equipe que formar o maior número de palavras.
Jogo das abelhas
Objetivo: Consciência fonêmica - identificação do fonema inicial e 
segmentação fonêmica.
Materiais necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A.
Modo de jogar: O professor sorteia uma letra e produz o som da mesma. 
Cada integrante da equipe ficará com uma mãozinha. 
O aluno que identificar a letra deverá bater na abelha com a mãozinha, 
ficando com a mesma caso esteja correto.
Ganha quem tiver mais abelhas.
Trilha Alfabética
Objetivo: Consciência fonêmica
Materiais necessários: Placas de E.V.A. com as letras do alfabeto 
e dado numérico.
Modo de jogar: O jogador joga o dado, anda as casas correspondentes 
executa a tarefa determinada pelo professor.
Mais perto do 10
Objetivos: Noção de quantidade; representação numérica, soma, subtração.
Materiais necessários: Caixa com 30 palitos ou mais; marcadores para 
identificar os pontos de cada participante (fichas, tampinhas, botões...); 
tabuleiro.
Como jogar: Cada participante tenta tirar um conjunto de 10 palitos sem 
contar nem olhar. 
Cada um marca no tabuleiro a quantidade de palitos que tirou e devolve
à caixa. 
Quem tirar 10 palitos ganha um ponto. 
Se o número de palitos não estiver no tabuleiro o jogador perde a 
rodada.
Depois de 4 rodadas, ganha quem tiver mais pontos.
Varal das letras
Montar 4 alfabeto completos, incluindo K,Y, W.
Selecionar o mesmo número de imagens (que possuam 4 letras).
A criança escolhe uma imagem e procura no varal as letras que 
formam seu nome.
Alfabeto concreto
Uma faixa com as letras do alfabeto. 
Cada bolso recebe uma figura, cujo o nome inicia com a letra que está 
no bolso.
Confeccionado em feltro.
Como jogar:
1 - Cada criança recebe um determinado número de figuras e deve organizar 
dentro dos bolsos.
2- Divididos em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de 
figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto.
3- Organizar livremente, de acordo com a letra inicial.
Jogo dos antônimos
1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar pares. 
É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno - alegre/triste - 
cheio/vazio.
2- Cada criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par.
Jogo da velha
Jogo da velha tradicional, confeccionado em 3D, com papelão do meio do 
papel higiênico e caixinhas de sabonete.
O objetivo é colocar 3 figuras iguais na diagonal, horizontal ou vertical.
Bingo fonológico
Bingo inspirado no jogo tradicional, no entanto, o professor sorteia apenas 
a sílaba inicial da figura.
Painel de quantidades (hora do conto)
Inspirado no livro "Um amor de confusão" - A professora vai contando as 
história (que é referente a quantidades), enquanto coloca os ovinhos nas 
cestinhas, ao final, os alunos precisam organizar nas cestinhas, as 
quantidades corretas de ovinhos.
Jogo dos balões
Materiais necessários: Cartelas com figuras de balões numeradas e fichas 
que somem até a quantidade desejada.
Modo de jogar: A criança sorteia duas fichas, faz o calculo mental e marca 
 valor correspondente na cartela.
Boneca das emoções
Em rodinha as crianças se comunicam com a boneca, usando apenas uma 
palavra (sentimento). 
Depois, cada criança a leva para casa e devolve no dia seguinte, relatando 
aos colegas tudo o que a boneca fez durante a visita e porque gostou de 
levá-la para casa.
É ideal para primeiros dias de aula ou turminhas com problemas de 
relacionamento.

Autoras:
Márcia de Oliveira Soares - Professora, atualmente, coordenadora pedagógica
 Escola Infantil Toca dos Tocos, apaixonada pela educação e por crianças.
Karina Thetinski Rodrigues – Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional
Algumas considerações importantes:
- Por muito tempo a alfabetização era reduzida ao mero aprendizado do 
sistema alfabético. 
Hoje sabemos que alfabetizar é muito mais que apenas codificar e 
decodificar palavras, é inserir e garantir o acesso do educando ao mundo 
letrado, é formar cidadãos autônomos e conscientes . 
E para isso é necessário que os alunos sejam usuários da leitura e da 
escrita, nas suas diferentes funções sociais.
- A construção do processo da leitura e da escrita difere de aluno para 
aluno, pois cada educando é único e possui seu próprio ritmo, sendo este 
um ser que constrói reconstrói, que é criativo e que busca compreender 
o mundo que o cerca, criando para isso seus próprios critérios hipóteses 
e justificativas.

- Desde o início do trabalho de alfabetização deve-se propor a atividade 
de produção de textos a princípio oral, com finalidade definida, registrados 
pelo professor, que posteriormente poderá propor atividades de registro 
de palavras retiradas dos textos as quais tenham significado para os alunos 
com o objetivo de estudar as letras e sílabas.

- Para a aquisição da leitura e da escrita é necessário um ambiente 
alfabetizador em que a criança tenha contato com diferentes portadores 
textuais (gibis, parlendas, musicas, contos, lendas, textos jornalísticos, 
bulas, cartões, poesias, etc...) 
Neste contexto, os jogos e suas regras são importantes e enriquecem o 
ambiente.

- Para a construção do conhecimento é necessário que se leve em 
conta as experiências vividas do educando, seus conhecimentos 
prévios. 
Sendo a escola um grande espaço de socialização, é preciso saber 
conviver com as diferenças.

- Valorizando e respeitando o conhecimento que o educando já possui, 
professor assume o papel de mediador a nortear o educando a 
percorrer em caminho da sua própria construção,organizando um 
ambiente rico em elementos de escrita utilizando diferentes materiais,
não apenas escolares, mas de uso social enriquecendo a cultura 
contexto da escrita que o educando já tem acesso.

- É preciso que o professor tenha conhecimento teórico sobre 
os níveis de desenvolvimento da escrita da criança para poder 
diagnosticar e avaliar os "documentos" com registros escritos de 
suas produções espontâneas, certificando-se que esta(s) não 
sejam cópias. 
A partir dessa avaliação diagnóstica o professor deverá 
proporcionar dentro do âmbito da sala de aula exercícios que 
assegurem um saber com um significado real para o aprendente. 
A escola neste processo de alfabetização deve proporcionar um 
ambiente acolhedor para que o aluno se sinta seguro e possa colocar-se, 
sabendo que sua opinião será respeitada desenvolvendo assim, sua 
capacidade de produção oral e escrita. 
É a escola que deve ensinar ao aluno o uso e a forma de fala 
adequadas as diversas situações na vida.
Retirado do Blogger a A Arte de Educar

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