segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

COMO A MUSICALIZAÇÃO NAS ESCOLAS PODE CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM



Música, através dos cantos, ritmos e sons de instrumentos 

regionais e folclóricos  já deveria ter invadido as salas, 

pátios e jardins de todas escolas brasileiras.


disciplina defendida por um dos mais talentosos maestros brasileiros, Heitor 
Villa-Lobos (1887-1959), tornou-se obrigatória na grade curricular do ensino 
regular
Para os especialistas,a aprovação da Lei nº 11.769, em agosto de 2008
significa uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão 
desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade 
de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.

A atual legislação alterou a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 
fazendo da música o único conteúdo obrigatório, porém não exclusivo. 
As demais áreas artísticas deverão ser contempladas dentro do planejamento 
pedagógico das escolas.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educação Musical, Sérgio 
Figueiredo, alguns municípios se anteciparam à nova lei e já possuíam 
profissionais de música nas escolas públicas e privadas, como:
Florianópolis (SC), Franca (SP), São Carlos (SP), Santos (SP), 
João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Santa Bárbara (MG). 
“Nessas cidades, a lei apenas reforça o que já vinha sendo 
feito e pode servir de exemplo para a implantação da música 
nas demais escolas do país”, afirma.

As escolas, diretores e professores terão de se adaptar a nova regra. “A formação 
de professores é o principal desafio, por isso, temos que batalhar para 
que mais vagas sejam criadas”, defende Figueiredo. 
De acordo com Luciana Del-Ben, professora da Universidade Federal do Rio 
Grande do Sul (UFRGS), estudos mostram um número bastante reduzido de 
professores licenciados em música atuando nas escolas, assim como são 
raras as escolas públicas que oferecem aulas de música como componente 
curricular. 
Conforme estudos de Isabel Bonat Hirsch, a porcentagem de professores que 
ministram a disciplina música como parte do currículo escolar ou 
que trabalham somente a modalidade música nas escolas é de 2,2%. 
Segundo matéria de Renata hamarelli.
O "Artigo" de Lígia Karina Meneghetti Chiarelli e Sidirley de Jesus Barreto, fala 
da importância  da Música e a Musicalização nas escolas, como elementos 
contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração 
do ser
Explicando como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem,
 favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-
afetivo da criança mostrando a importância da música na educação
Remete também a Inteligência Musical, apontada porHoward Gardner
como uma das múltiplas inteligências e à capacidade que a música tem de
 influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a 
harmonia  pessoal, facilitando integração e a inclusão social

Musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como 

objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o 
desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do 
prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, 
atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização 
e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e 
de movimentação. 
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si 
mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a 
comunicação com o outro.

Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor 

será seu desenvolvimento intelectual.

Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma 

participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos 
sentidos das crianças
Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar
gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção
ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e 
estabelecendo relações com o ambiente em que vive. 

Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras 
oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a 
controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura.

ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema 

nervoso
Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a 
descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões

Atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés

são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva 
o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o
processo de aquisição da leitura e da escrita.

As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da 

socializaçãoestimulando a compreensão, a participação e a 
cooperação 
Ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer, 
o aluno demonstra seus sentimentos, libera suas emoções
desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.

A inteligência musical é caracterizada pela habilidade para 

reconhecer sons e ritmos, gosto em cantar ou tocar um instrumento 
musical
Gardner (1995) destaca ainda que as inteligências são parte da herança
 genética humana, todas se manifestam em algum grau em todas as crianças, 
independente da educação ou apoio cultural. 
Assim, todo ser humano possui certas capacidades essenciais em cada uma 
das inteligências, mas, mesmo que um indivíduo possua grande potencial 
biológico para determinada habilidade, ele precisa de oportunidades para 
explorar e desenvolvê-la
“Em resumo, a cultura circundante desempenha um papel 
predominante na determinação do grau em que o potencial 
intelectual de um indivíduo é realizado” (GARDNER, 1995, p, 47). 
Sendo assim, a escola deve respeitar as habilidades de cada um, 
e também propiciar o contato com atividades que trabalhem as 
outras inteligências, mesmo porque, segundo o autor, todas as atividades 
que realizamos utilizam mais do que uma inteligência.



SUGESTÕES DE COMO O EDUCADOR PODE TRABALHAR COM 
OS ALUNOS


 O educador pode pedir para que as crianças fiquem em silêncio e observem 
os sons ao seu redor, depois elas podem descrever, desenhar ou 
imitar o que ouviram.

Também podem fazer um passeio pelo pátio da escola para descobrir novos sons, 
ou aproveitar um passeio fora da escola e descobrir sons característicos de cada 
lugar. 
O educador também pode gravar sons e pedir para que as crianças identifiquem 
cada um, ou produzir sons sem que elas vejam os objetos utilizados e pedir para 
que elas os identifiquem, ou descubram de que material é feito o objeto (metal, 
plástico, vidro, madeira) ou como o som foi produzido (agitado, esfregado, 
rasgado, jogado no chão).

Assim como são de grande importância as atividades onde se busca localizar 
a fonte sonora e estabelecer a distância em que o som foi produzido (perto 
ou longe). 
Para isso o professor pode pedir para que as crianças fiquem de olhos fechados e
 indiquem de onde veio o som produzido por ele, ou ainda, o professor pode 
caminhar entre os alunos utilizando um instrumento ou outro objeto sonoro e 
as crianças vão acompanhando o movimento do som com as mãos. 

Posteriormente o educador pode trabalhar os atributos do som: 
Altura: agudo, médio, grave.
Intensidade: forte, fraco.
Duração: longo, curto.
Timbre: é a característica de cada som, o que nos faz diferenciar as vozes e 
os instrumentos.

Para se trabalhar o timbre o educador pode pedir para que uma criança 

fique de costas para a turma enquanto estes cantam uma canção, ao sinal 
do professor todos param de cantar e apenas uma criança continua, a 
que estava de costas deve adivinhar quem continuou.

Concluindo, a escola deve ampliar o conhecimento musical do 

aluno, oportunizando a convivência com os diferentes gêneros, 
apresentando novos estilos, proporcionando uma análise 
reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se 
torne mais crítico.

"A música oferece aos alunos rotas de sucesso que eles 
podem não encontrar em parte alguma do currículo."
Retirado do site Portal do Professor

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