A Música, através dos cantos, ritmos e sons de instrumentos
regionais e folclóricos já deveria ter invadido as salas,
pátios e jardins de todas escolas brasileiras.
A disciplina defendida por um dos mais talentosos maestros brasileiros, Heitor
Villa-Lobos (1887-1959), tornou-se obrigatória na grade curricular do ensino
regular.
Para os especialistas,a aprovação da Lei nº 11.769, em agosto de 2008,
significa uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão
desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade
de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.
Villa-Lobos (1887-1959), tornou-se obrigatória na grade curricular do ensino
regular.
Para os especialistas,a aprovação da Lei nº 11.769, em agosto de 2008,
significa uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão
desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade
de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.
A atual legislação alterou a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação,
fazendo da música o único conteúdo obrigatório, porém não exclusivo.
As demais áreas artísticas deverão ser contempladas dentro do planejamento
pedagógico das escolas.
fazendo da música o único conteúdo obrigatório, porém não exclusivo.
As demais áreas artísticas deverão ser contempladas dentro do planejamento
pedagógico das escolas.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educação Musical, Sérgio
Figueiredo, alguns municípios se anteciparam à nova lei e já possuíam
profissionais de música nas escolas públicas e privadas, como:
Florianópolis (SC), Franca (SP), São Carlos (SP), Santos (SP),
João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Santa Bárbara (MG).
“Nessas cidades, a lei apenas reforça o que já vinha sendo
feito e pode servir de exemplo para a implantação da música
nas demais escolas do país”, afirma.
As escolas, diretores e professores terão de se adaptar a nova regra. “A formação
de professores é o principal desafio, por isso, temos que batalhar para
que mais vagas sejam criadas”, defende Figueiredo.
De acordo com Luciana Del-Ben, professora da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS), estudos mostram um número bastante reduzido de
professores licenciados em música atuando nas escolas, assim como são
raras as escolas públicas que oferecem aulas de música como componente
curricular.
Conforme estudos de Isabel Bonat Hirsch, a porcentagem de professores que
ministram a disciplina música como parte do currículo escolar ou
que trabalham somente a modalidade música nas escolas é de 2,2%.
Segundo matéria de Renata hamarelli.
de professores é o principal desafio, por isso, temos que batalhar para
que mais vagas sejam criadas”, defende Figueiredo.
De acordo com Luciana Del-Ben, professora da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS), estudos mostram um número bastante reduzido de
professores licenciados em música atuando nas escolas, assim como são
raras as escolas públicas que oferecem aulas de música como componente
curricular.
Conforme estudos de Isabel Bonat Hirsch, a porcentagem de professores que
ministram a disciplina música como parte do currículo escolar ou
que trabalham somente a modalidade música nas escolas é de 2,2%.
Segundo matéria de Renata hamarelli.
O "Artigo" de Lígia Karina Meneghetti Chiarelli e Sidirley de Jesus Barreto, fala
da importância da Música e a Musicalização nas escolas, como elementos
contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração
do ser.
Explicando como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem,
favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-
afetivo da criança mostrando a importância da música na educação.
Remete também a Inteligência Musical, apontada porHoward Gardner,
como uma das múltiplas inteligências e à capacidade que a música tem de
influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a
harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social.
Musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como
objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o
desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do
prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração,
atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização
e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e
de movimentação.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si
mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a
comunicação com o outro.
Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor
será seu desenvolvimento intelectual.
Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma
participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos
sentidos das crianças.
Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar
gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção;
ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e
estabelecendo relações com o ambiente em que vive.
Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras
oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a
controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura.
O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema
nervoso.
Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a
descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões.
Atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés,
são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva
o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o
processo de aquisição da leitura e da escrita.
As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da
socialização, estimulando a compreensão, a participação e a
cooperação.
Ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer,
o aluno demonstra seus sentimentos, libera suas emoções,
desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.
A inteligência musical é caracterizada pela habilidade para
reconhecer sons e ritmos, gosto em cantar ou tocar um instrumento
musical.
Gardner (1995) destaca ainda que as inteligências são parte da herança
genética humana, todas se manifestam em algum grau em todas as crianças,
independente da educação ou apoio cultural.
Assim, todo ser humano possui certas capacidades essenciais em cada uma
das inteligências, mas, mesmo que um indivíduo possua grande potencial
biológico para determinada habilidade, ele precisa de oportunidades para
explorar e desenvolvê-la.
“Em resumo, a cultura circundante desempenha um papel
predominante na determinação do grau em que o potencial
intelectual de um indivíduo é realizado” (GARDNER, 1995, p, 47).
Sendo assim, a escola deve respeitar as habilidades de cada um,
e também propiciar o contato com atividades que trabalhem as
outras inteligências, mesmo porque, segundo o autor, todas as atividades
que realizamos utilizam mais do que uma inteligência.
Para se trabalhar o timbre o educador pode pedir para que uma criança
fique de costas para a turma enquanto estes cantam uma canção, ao sinal
do professor todos param de cantar e apenas uma criança continua, a
que estava de costas deve adivinhar quem continuou.
Concluindo, a escola deve ampliar o conhecimento musical do
aluno, oportunizando a convivência com os diferentes gêneros,
apresentando novos estilos, proporcionando uma análise
reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se
torne mais crítico.
da importância da Música e a Musicalização nas escolas, como elementos
contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração
do ser.
Explicando como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem,
favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-
afetivo da criança mostrando a importância da música na educação.
Remete também a Inteligência Musical, apontada porHoward Gardner,
como uma das múltiplas inteligências e à capacidade que a música tem de
influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a
harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social.
Musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como
objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o
desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do
prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração,
atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização
e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e
de movimentação.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si
mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a
comunicação com o outro.
Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor
será seu desenvolvimento intelectual.
Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma
participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos
sentidos das crianças.
Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar
gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção;
ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e
estabelecendo relações com o ambiente em que vive.
Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras
oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a
controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura.
O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema
nervoso.
Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a
descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões.
Atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés,
são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva
o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o
processo de aquisição da leitura e da escrita.
As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da
socialização, estimulando a compreensão, a participação e a
cooperação.
Ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer,
o aluno demonstra seus sentimentos, libera suas emoções,
desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.
A inteligência musical é caracterizada pela habilidade para
reconhecer sons e ritmos, gosto em cantar ou tocar um instrumento
musical.
Gardner (1995) destaca ainda que as inteligências são parte da herança
genética humana, todas se manifestam em algum grau em todas as crianças,
independente da educação ou apoio cultural.
Assim, todo ser humano possui certas capacidades essenciais em cada uma
das inteligências, mas, mesmo que um indivíduo possua grande potencial
biológico para determinada habilidade, ele precisa de oportunidades para
explorar e desenvolvê-la.
“Em resumo, a cultura circundante desempenha um papel
predominante na determinação do grau em que o potencial
intelectual de um indivíduo é realizado” (GARDNER, 1995, p, 47).
Sendo assim, a escola deve respeitar as habilidades de cada um,
e também propiciar o contato com atividades que trabalhem as
outras inteligências, mesmo porque, segundo o autor, todas as atividades
que realizamos utilizam mais do que uma inteligência.
SUGESTÕES DE COMO O EDUCADOR PODE TRABALHAR COM
OS ALUNOS
O educador pode pedir para que as crianças fiquem em silêncio e observem
os sons ao seu redor, depois elas podem descrever, desenhar ou
imitar o que ouviram.
os sons ao seu redor, depois elas podem descrever, desenhar ou
imitar o que ouviram.
Também podem fazer um passeio pelo pátio da escola para descobrir novos sons,
ou aproveitar um passeio fora da escola e descobrir sons característicos de cada
lugar.
O educador também pode gravar sons e pedir para que as crianças identifiquem
cada um, ou produzir sons sem que elas vejam os objetos utilizados e pedir para
que elas os identifiquem, ou descubram de que material é feito o objeto (metal,
plástico, vidro, madeira) ou como o som foi produzido (agitado, esfregado,
rasgado, jogado no chão).
ou aproveitar um passeio fora da escola e descobrir sons característicos de cada
lugar.
O educador também pode gravar sons e pedir para que as crianças identifiquem
cada um, ou produzir sons sem que elas vejam os objetos utilizados e pedir para
que elas os identifiquem, ou descubram de que material é feito o objeto (metal,
plástico, vidro, madeira) ou como o som foi produzido (agitado, esfregado,
rasgado, jogado no chão).
Assim como são de grande importância as atividades onde se busca localizar
a fonte sonora e estabelecer a distância em que o som foi produzido (perto
ou longe).
Para isso o professor pode pedir para que as crianças fiquem de olhos fechados e
indiquem de onde veio o som produzido por ele, ou ainda, o professor pode
caminhar entre os alunos utilizando um instrumento ou outro objeto sonoro e
as crianças vão acompanhando o movimento do som com as mãos.
a fonte sonora e estabelecer a distância em que o som foi produzido (perto
ou longe).
Para isso o professor pode pedir para que as crianças fiquem de olhos fechados e
indiquem de onde veio o som produzido por ele, ou ainda, o professor pode
caminhar entre os alunos utilizando um instrumento ou outro objeto sonoro e
as crianças vão acompanhando o movimento do som com as mãos.
Posteriormente o educador pode trabalhar os atributos do som:
Altura: agudo, médio, grave.
Altura: agudo, médio, grave.
Intensidade: forte, fraco.
Duração: longo, curto.
Timbre: é a característica de cada som, o que nos faz diferenciar as vozes e
os instrumentos.
os instrumentos.
Para se trabalhar o timbre o educador pode pedir para que uma criança
fique de costas para a turma enquanto estes cantam uma canção, ao sinal
do professor todos param de cantar e apenas uma criança continua, a
que estava de costas deve adivinhar quem continuou.
Concluindo, a escola deve ampliar o conhecimento musical do
aluno, oportunizando a convivência com os diferentes gêneros,
apresentando novos estilos, proporcionando uma análise
reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se
torne mais crítico.
"A música oferece aos alunos rotas de sucesso que eles
podem não encontrar em parte alguma do currículo."
Retirado do site Portal do Professor
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