sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

JOGAR O BINGO DOS SONS INICIAIS...

BARRINHAS

BARRINHAS
Este jogo busca pôr em prática, de forma divertida, a análise de 
palavras, sons e sílabas semelhantes. 
Por meio dele, as crianças são estimuladas a observar propriedades 
do sistema alfabético (como ordem, estabilidade e repetição de 
sons/letras nas palavras) e semelhanças sonoras (sílabas iguais, 
rimas, aliterações etc.). Assim, brincam com as palavras de maneira 
criativa e criadora.

Público-alvo: alunos em processo inicial de alfabetização.

Objetivos:
• Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que  podem ser pronunciadas separadamente.
• Observar semelhanças sonoras nas sílabas iniciais de palavras.
• Perceber que palavras diferentes têm partes sonoras iguais.
• Identificar a sílaba como unidade fonológica.
• Desenvolver a reflexão sobre as propriedades sonoras das palavras (consciência fonológica) e sua forma escrita.

Material:• 15 cartelas com seis figuras (cada cartela) e as palavras escritas correspondentes.
• 30 fichas com palavras escritas que têm o mesmo som inicial das  palavras que dão nome às figuras das cartelas.
• 1 saco para guardar as fichas de palavras.

Como jogar:As crianças podem jogar o bingo individualmente ou em duplas.  Cada criança ou dupla recebe uma cartela.

Para começar, combine com eles as regras do jogo. 
Explique que dentro do saco estão fichas com palavras (Anexo 1
que começam com o mesmo som das palavras que eles têm nas 
cartelas. Diga que você vai tirar uma ficha por vez e ler em voz alta 
para eles. A tarefa é circular as palavras que começam com som igual. 
Dê alguns exemplos e escreva na lousa, circulando os sons iniciais 
parecidos (como casa, cachorro, caminho; janela,jaula, jabuticaba) 
para que se familiarizem com o jogo.  
Peça que eles deem exemplos também. 
A seguir, leia o texto das regras (Anexo 2) para que entrem em 
contato com o gênero instruções de jogos
Certificando-se de que eles entenderam como se joga, comece 
a retirada e a leitura das fichas, uma a uma. 
Durante o jogo, percorra a sala para verificar as dificuldades; caso 
restem dúvidas, retome as regras, lendo e explicando.
Quando sortear as palavras, faça a leitura em tom alto, pausadamente, 
e procure sempre dar um tempo para que todos os alunos possam 
ouvi-las claramente e compará-las às palavras e imagens impressas 
em sua cartela.  No caso de o jogo ser em duplas, sugira que as crianças conversem sobre suas hipóteses, antes de marcar a palavra cantada.
Quando alguém completar a sua cartela, gritará: BINGO! 
Você pode escrever as palavras na lousa para conferência do que 
foi assinalado e fazer as intervenções necessárias. 
Então o jogo pode reiniciar com novas cartelas, se estiverem 
animados...

Ao final do jogo, proponha a reflexão sobre as partes semelhantes 
entre as palavras e peça que os estudantes identifiquem a sílaba 
oral inicial e sua forma escrita. Variantes: podem-se criar cruzadinhas ou atividades de completar 
palavras com lacunas nas sílabas iniciais. Os alunos com hipótese alfabética poderão, com base nas cartelas, formar outras palavras 
que começam com as mesmas sílabas orais. 
Se quiserem avançar, podem criar palavras com essas sílabas no 
meio ou no fim.

Adaptado de: CEEL/UFPE; MEC. Manual didático – Jogos de 
Alfabetização. Pernambuco: 2009.

Conheça o Manual didático – Jogos de alfabetização em 
BARRINHAS
Retirado da Plataforma do Letramento

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