sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização

BARRINHAS

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Para os métodos de alfabetização tradicionais, a aprendizagem da         língua escrita é um processo de acumulação de informações         
transmitidas pelo professor e assimiladas de forma passiva pelo       
aprendiz. 

No entanto, as pesquisas da psicogênese da língua escrita 
revelaram uma postura ativa e curiosa das crianças pré-alfabetizadas, mostrando que elas pensam e criam hipóteses para entender
sistema de escrita alfabética

Essas descobertas levaram a modificações nas políticas, nos estudos 
e nas práticas escolares.

Como expõe Magda Soares, a adoção da perspectiva psicogenética,   conhecida no Brasil como Construtivismo, trouxe consequências para 

o   ensino da língua escrita: se, por um lado, revelou a importância 
de expor a criança a diferentes materiais e práticas reais de leitura e             escrita, por outro levou a uma desvalorização do ensino sistemático 
das relações entre fala e escrita.

A aprendizagem da língua escrita, entretanto, tem muitas facetas,           

que demandam metodologias próprias, mas que devem ser               integradas e articuladas pelo professor alfabetizador.
                             
Não se trata de negar à criança seu papel na construção desse         conhecimento nem de negligenciar a importância das práticas de     letramento na escola, mas de mediar esse processo, observando             como a criança evolui na construção de suas hipóteses de escrita e promovendo seu contato com atividades e situações que a 
estimulem  a refletir sobre o sistema alfabético e a apreender 
suas  características. 

Também é importante considerar que as hipóteses de escrita 
tratadas neste Especial não são um caminho único e homogêneo 
pelo qual passariam todas as crianças, mas esses estudos 
orientam o olhar dos educadores para as regularidades do  
processo de aprendizagem da língua escrita.  

Para além dessa sistematização, é fundamental observar com           sensibilidade as peculiaridades de cada criança em sua busca                   pelo conhecimento a fim de mediar de forma adequada esse             processo.  

Nesse contexto, é imprescindível que a infância seja respeitada 
como etapa singular do desenvolvimento humano, valorizando 
o brincar como forma de a criança entender o mundo,         
interagir com ele e (re)criá-lo.

 Clique aqui para acessar o infográfico Aprendizado inicial da escrita: uma  proposta de sistematização.
BARRINHAS
Retirado do blogger Plataforma do Letramento

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