Objetivos
• Transcrever o texto realizando a separação convencional entre as palavras.
• Utilizar o conhecimento construído sobre o sistema de escrita e a familiaridade com o
• Utilizar o conhecimento construído sobre o sistema de escrita e a familiaridade com o
texto a ser transcrito para refletir sobre a separação entre as palavras.
• Socializar com o grupo quantas palavras encontrou no texto e confrontar com as respostas
• Socializar com o grupo quantas palavras encontrou no texto e confrontar com as respostas
dos colegas.
Segmentação de texto em palavras
1º e 2º
Uma aula, que pode ser repetida em outros dias com outros textos conhecidos pela turma.
Material necessário
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções) conhecidos das crianças.
1ª etapa
Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções conhecidos pelos alunos.
O ideal é escolher um que eles tenham memorizado.
Distribua uma cópia desse texto para cada estudante e apresente a seguinte consigna:
Temos conversado sobre a importância de separar as palavras quando escrevemos.
Neste texto, a parlenda foi escrita sem levar isso em consideração.
Transcreva-a fazendo a separação que considerar necessária.
A proposta é que as crianças transcrevam o texto individualmente.
Exemplo:
UMHOMEMBATEUEMMINHAPORTAEEUABRI
SENHORASESENHORESPONHAMAMÃONOCHÃO
SENHORASESENHORESPULEMDEUMPÉSÓ
SENHORASESENHORESDEEMUMARODADINHA
EVÃOPROOLHODARUA
Quando os alunos terminarem a transcrição, peça que contem quantas palavras há no texto e socialize os resultados.
Os que tiverem resultados diferentes devem se dirigir ao quadro e escrever alguns versos.
É possível pedir que um deles escreva o primeiro verso e perguntar se todos concordam ou se alguém
escreveu de forma diferente.
Caso alguém tenha escrito separando ou juntando as palavras de outro jeito, pergunte como fez e,
em seguida, discuta com o grupo qual forma todos consideram a correta.
O objetivo nesse momento é discutir como as crianças separaram as palavras e propor que justifiquem
suas escolhas. Convide as que costumam hipersegmentar (separar o que deve ser escrito junto,
por exemplo, a bri, ba teu) ou hipossegmentar (escrever junto o que é separado, como amão, no
chão) para redigir os outros versos no quadro. Geralmente há bons problemas a resolver quando
uma criança que costuma juntar demais precisa justificar sua escrita para um colega que costuma
separar demais.
3ª etapa
Depois que todos os versos estiverem escritos no quadro, confira com os alunos quantas palavras
há no texto. Peça que quem tiver um resultado diferente realize a correção em sua cópia. Depois que todos os versos estiverem escritos no quadro, confira com os alunos quantas palavras
Variações de atividades para discutir a separação convencional entre as palavras:
• Transcrições com outros textos poéticos memorizados pelas crianças.
• Escrita de textos poéticos memorizados sem vê-los e discussão, na sequência, sobre a quantidade
de palavras que cada estudante encontrou, seguida da socialização das escritas.
• Análise coletiva de um texto com vários problemas de separação entre as palavras.
• Análise coletiva de um texto com vários problemas de separação entre as palavras.
Ajude a turma a agrupar os problemas semelhantes e refletir sobre a natureza deles, discutindo
o que costuma gerar dúvidas, como omarido e emfrente. Cuidado para não expor nenhum aluno
dizendo, por exemplo, que ele cometeu muitos erros. Diga: "Neste texto, algumas palavras foram
escritas sem a separação adequada. Vamos ajudar o aluno que o escreveu a revisá-lo?
A ideia é que todos analisem os problemas em relação à separação entre as palavras.
A revisão faz mais sentido para as crianças quando elas escrevem com uma intenção comunicativa
clara, ou seja, quando sabem quem é o destinatário, para quem estão escrevendo, para que e onde
será publicado.
O contexto da produção é fundamental para que o esforço dedicado à atividade seja potencializado.Registre suas observações sobre a participação dos alunos.
Quais foram os que escreveram usando a separação convencional entre as palavras?
Quais escreveram hipossegmentando e hipersegmentando?
Eventualmente, alguém escreveu continuamente sem realizar nenhuma separação entre as palavras?
Anote também como justificaram as escritas e quais foram as suas intervenções mais importantes
para que refletissem sobre a separação entre as palavras.
Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades futuras.
Retirado da Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário