terça-feira, 23 de abril de 2013

Brincadeiras do Norte

Peteca (Bolinhas de Gude ou Bulita)

Brincadeiras de Rondônia: Peteca ou Bolinhas de Gude. Foto: Danny Yin
Como brincar

Primeiro, cava-se um buraquinho, conhecido como fossa e poça. Ao acertar a bolinha dentor do buraco, o participante ganha o direito de lançar sua peteca contra as dos adversários. As bolinhas "tecadas" (atingidas) são conquistadas. Se errar, a vez passa para o próximo, que vai precisar, da mesma forma, acertar a fossa antes de tentar "tecar" os adversários. O jogo acaba quando um participante tiver "alisado" o adversário, ou seja, conseguir ganhar todas as bolinhas.

Variações

Há várias outras versões da brincadeira. Uma delas tem um triângulo desenhado no chão. as petecas - ou bolinhas de gude, como são conhecidas em outras regiões do país - são espalhadas dentro dele e o objetivo é, ao atirar uma bolinha, tirar várias outras da área do triângulosem deixar que a que foi lançada saia da área marcada. Já na modalidade brilho, monta-se uma linha reta de bolinhas. Quem acertar duas delas em uma mesma jogada ganha todas as que estão enfileiradas.

Caí no Poço

Brincadeiras de Rondônia: Caí no Poço. Foto: Danny Yin
Como brincar

Como em um poço escuro, o participante é vendado para que não consiga ver quem vai tirá-lo de lá. Outra crianças ajuda a escolher o "bem" do colega, perguntando: "É esse?", enquanto aponta para os outros participantes, todos enfileirados. Após definir seu bem, quem está às cegas deve dizer o nome de uma fruta para decidir como será salvo: pera corresponde a um aperto de mãos; uva, a um abraço; maçã, a um beijo no rosto; e salada mista, à soma dos três anteriores.

Variações

Em alguns lugares brinca-se sem a alegoria do poço, começando pela pergunta "É esse?".

Aprenda a parlenda da brincadeira Caí no Poço

Criança vendada: Caí no poço!
Outras crianças: Que altura:
Criança vendada: Do pescoço.
Outras crianças; Quem te tira?
Criança vendada: Meu bem!
Outras crianças: Pera, uva, maçã ou salada mista?


Curupira

Brincadeiras do Amazonas: Curupira. Foto: Danny Yin
Como brincar

Formar um círculo com no máximo 15 crianças. Duas delas ficam no meio da roda: uma com os olhos vendados, representando o curupira, e a outra começa a brincadeira com a pergunta "O que é que tu perdeu?". O guardião das matas pode responder que perdeu o relógio, a avó, o que quiser. Todas as crianças da roda fazem a mesma pergunta e, quando chega o último participante, indaga o que o curupira quer comer. É aí que ele tira a venda e vê que não tem a comida que pediu, então corre atrás dos demais. Quem for pego passa a ser presa ou passa a responder às perguntas. 

Perna de Pau

Brincadeiras do Amazonas: Perna de Pau. Foto: Danny Yin
Como brincar

Pegar duas ripas ou cabos de vassoura e pregar em cada uma delas um pequeno taco que sirva de apoio para o pé. No início, é aconselhável ficar marchando no mesmo lugar por um tempo até adquirir equilíbrio e as pernas se acostumarem. Em caso de desequilíbrio, deve-se cair para a frente usando as mãos para amortecer a queda. Há quem consiga andar de ré e até pulando com um pé só. Leandro dos Santos Rodrigues, de 12 anos, já está craque, pois aposta corrida todos os dias com seus irmãos.

Quatro Cantos

Brincadeiras do Amazonas: Quatro Cantos. Foto: Danny Yin
Como brincar

Fazer um quadrado no chão, com giz ou tijolos. Quatro crianças se distribuem pelos quatro cantos e ficam mudando de lugar, enquanto a quinta fica no meio e tenta ocupar uma das esquinas. Quando ela consegue, quem ocupava aquele canto passa para o meio. É muito praticada pelas meninas e dá para brincar em qualquer espaço.

Queimada

Brincadeiras de Rondônia: Queimada. Foto: Danny Yin


Como brincar

Formar dois grupos com o mesmo número de integrantes. Caso sobre alguém, o time com a pessoa a menos ganha uma vida. O objetivo da queimada é lançar a bola e "queimar" (atingir) um integrante do outro time. Para isso, é preciso que a bola o atinja direto e caia no chão depois de tocá-lo. O participante queimado vai para o morto, ou cemitério, espaço atrás do campo oponente. A morte, porém, não significa a saída do jogo. Os vivos podem lançar a bola sobre a área adversária para que os mortos a arremessem. Se um morto consegue queimar alguém, ele ressuscita  Vence quem mandar todos os adversários para o cemitério. 

Roubo da Melancia

Brincadeiras de Rondônia: Roubo da melancia. Foto: Danny Yin
Como brincar

Melancias são frutas grandes e, portanto, difíceis de carregar. Vencer esse desafio é a missão do ladrão, responsável por levar para a área demarcada todas as melancias da plantação. As frutas, nesse caso, são outras crianças, que ficam agachadas no chão. Quando abordadas pelo ladrão - representado por outra criança -, elas não podem resistir, devem dar o braço e acompanhá-lo. Só quem pode salvá-las é o dono da plantação, com a ajuda do cachorro. Eles devem rondar as melancias e evitar o bote. Não vale machucar. as melancias salvas voltam para a plantação e podem ser novamente capturadas pelo ladrão. E o jogo acaba quando o bandido conseguir levar todas as melancias para o seu lado. 

Variações

Quando um adulto participa da brincadeira do roubo da melancia, ele assume o papel de ladrão. Nesse caso, deve carregar as melancias no colo

Tucuxi

Brincadeiras do Amazonas: Tucuxi. Foto: Danny Yin

Atenção: a água deve atingir no máximo a altura do peito dos pequenos.


Como brincar

Aqui a festa é na água! Formam-se dois grupos, representando os botos e os pescadores. 

Os botos entram na piscina, mergulham e boiam, enquanto os pescadores, de fora, tentam 
acertá-los com as flechas (representadas por macarrões de espuma). 
Quem for flechado morre ou, se quiser, troca de papel.

Retirado da Revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário