sexta-feira, 26 de abril de 2013

Alfabetização



EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA NOVA ESCOLA ESTÁ TRAZENDO  LEITURA, ARTIGOS E AS REPORTAGENS  ESTÃO IMPERDÍVEIS PARA OS PROFESSORES ALFABETIZADORES.   TRAZENDO TAMBÉM  EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES QUE ESTÃO EM SALA DE AULA .


SEÇÕES
  • ENTREVISTA: Ana Maria Kaufman
  • APRESENTAÇÃO: Alfabetizar é todo dia. O professor deve planejar com antecedência as atividades de escrita e de leitura do ano letivo.

    TEORIA E PRÁTICA

DIAGNÓSTICO: PARA CONHECER A NOVA TURMA: Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança elabora hipóteses.
PLANEJAMENTO: ORGANIZAR A ROTINA; O professor deve criar atividades que proporcionem contato com práticas de leitura e de escrita.
INTERAÇÃO: PARCEIROS EM AÇÃO; agrupar as crianças é uma estratégia importante para a troca de conhecimento que leva à reflexão.
SALA DE AULA
LEITURA PELO PROFESSOR: PEQUENOS LEITORES: Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural e desenvolver o comportamento leitor.
LEITURA PELO ALUNO: DESDE O COMEÇO: É preciso oferecer textos à sala já nas primeiras atividades de alfabetização para favorecer a reflexão.
DITADO PARA O PROFESSOR: PRODUZIR TEXTO SEM ESCREVER: O docente trabalha com os estudantes as diferenças entre linguagem oral e a escrita.
ESCRITA PELO ALUNO: NA PONTA DO LÁPIS: Desde o inicio  escrever leva a turma a refletir, formular, testar e avançar nas próprias hipóteses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário