Para que a ação de ler seja espontânea e cause impacto positivo na criança,
deve-se:
- reconhecer o tempo de atenção da criança e não ir além dele;
- procurar compreender o tipo de assunto que desperta a curiosidade na criança, para então escolher o material de leitura;
- estimular a interação da criança com o livro perguntando sobre do que trata a história que será lida. Isso pode ser feito depois de você ler a resenha da história; em seguida, abra espaço para deduções introduzindo perguntas como : “E agora o que vai acontecer?”, “Como será que vai acabar?”, “Como vocês gostariam que a história acabasse?”;
- permitir que a criança “leia” com ou para você, quando já conhecer bem a história, apoiada na memória e nas ilustrações do livro;
- promover oportunidades para o reconto da história.
Quando ler para a criança
- Ler, contar histórias, cantar, recitar poemas para a criança (desde recém-nascida), ao amamentar, dar mamadeira ou lanche.
- Aproveitar todos os momentos tranquilos e de lazer para o aprendizado lúdico, seja quando passear em parques e jardins, seja no avião ou no carro.
- Ler alguma história engraçada ou cantar uma música infantil (ritmos marcados e repetitivos) quando a criança estiver irrequieta, com medo ou nervosa, para acalmá-la.
- Falar sobre a importância do silêncio para quem lê e para quem ouve.
- Em visita ao médico, ao dentista, ou quando for tomar vacinas, ler para a criança ou com ela histórias que mostrem esses profissionais em ação.
- Ler e discutir com a criança um filme ou uma peça teatral antes e depois de vê-los.
- Ler as regras de jogos e brinquedos para a criança antes de começar a brincadeira procurando perceber o quanto ela entendeu.
- Levar à criança à biblioteca, explicando antes o que é uma biblioteca, o que ela guarda e como encontrar o livro desejado.
- Levar a criança frequentemente a livrarias, mostrar-lhe o ambiente e ajudá-la a escolher o livro. Há livrarias com espaço especial para crianças.
Dica
Quanto mais, melhor: sempre que possível leia para a criança.
Retirado do Portal da Editora Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário