segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Hipóteses PRÉ-SILÁBICA

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A criança já conhece algumas letras, mas as usa de forma a revelar 
que ainda não associa a fala à escrita.

A criança conhece algumas letras do alfabeto mas a forma como as usa demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica 
da fala. Nesse momento, muitas crianças acreditam que, para escrever 
uma palavra, são necessárias pelo menos três letras (critério da 
quantidade mínima de caracteres). Além disso, pensam que não podem 
repetir letras na mesma palavra (critério da variedade interna de 
caracteres). 
Muitas não acham possível ler apenas duas letras juntas, como  ou 
.
Em alguns casos, observa-se o que se entende por realismo nominal
a criança relaciona o tamanho das palavras a características visuais ou funcionais dos objetos que elas nomeiam.

Por exemplo, Alice entende que as palavras joaninha, lagarta e borboleta, animais pequenos, se escrevem com poucas letras; já leão, 

por ser um animal grande, se escreve com muitas letras.



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Retirado site Plataforma do Letramento

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