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Nessa fase, a criança ainda não distingue escrita e desenho.
Assim, é comum que, para escrever “brigadeiro” ou “gato”, ela procure desenhar a forma do objeto ou do animal que a palavra designa.
A “leitura” não distingue seu registro gráfico em partes: ela diz respeito
ao sinal ou desenho como um todo.
Assim, é comum que, para escrever “brigadeiro” ou “gato”, ela procure desenhar a forma do objeto ou do animal que a palavra designa.
A “leitura” não distingue seu registro gráfico em partes: ela diz respeito
ao sinal ou desenho como um todo.
Segundo Vigotski, em A pré-história da escrita na criança(apud GONTIJO, 2008, p. 80), “é uma forma peculiar de linguagem que leva diretamente
à linguagem escrita”.
Nesse sentido, Emilia Ferreiro (apud GONTIJO, 2008, p. 83) evidencia o percurso pelo qual a criança passa para a distinção entre desenho e
escrita, mostrando que as primeiras escritas infantis se desenvolvem a
partir do desenho.
à linguagem escrita”.
Nesse sentido, Emilia Ferreiro (apud GONTIJO, 2008, p. 83) evidencia o percurso pelo qual a criança passa para a distinção entre desenho e
escrita, mostrando que as primeiras escritas infantis se desenvolvem a
partir do desenho.
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Para responder a este enigma, a criança precisa descobrir que as letras representam graficamente os sons da fala. Para chegar a essa descoberta,
ela precisa desenvolver consciência fonológica, atrelado a um trabalho de conhecimento das letras.
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Para responder a esse enigma, a criança precisa descobrir a relação entre
as partes orais e as partes escritas das palavras. Para isso, vai fazendo ajustes visando a correspondência entre o oral e o escrito, muitas vezes
se valendo de repetições e alongamento de sílabas.
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Retirado do site Plataforma do Letramento
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