A criança passa a produzir uma imitação de escrita, muitas vezes
misturando letras com outros símbolos.
misturando letras com outros símbolos.
A criança passa a produzir uma imitação de es
crita, muitas vezes misturando letras com outros símbolos.
Para representar palavras, a criança produz garatujas (o que alguns autores, como ALEXANDROFF, 2010, chamam de imitação de escrita, para diferenciar do termo “garatuja” relacionado ao desenho infantil), ou seja, rabiscos parecidos com letras e caracterizados pela linearidade e orientação horizontal (conforme L. Lavine, apud SEBER, 2006, p. 19).
Nessa tentativa de representar a escrita, a criança começa usar as letras
que vai aprendendo, muitas vezes misturando-as com números e outros símbolos, ou com letras que inventa.
Para Luria (in LURIA; VIGOTSKII; LEONTIEV, 2005), a escrita começa a
se diferenciar do desenho quando a criança passa a empregá-la com um caráter instrumental, como auxiliar da memória, ganhando certa
estabilidade e sistematização, semelhante a sistemas de escrita
primitivos.
Pedro já diferencia a linguagem escrita do desenho, desenvolvendo uma forma de registro que imita a escrita adulta.
Retirado do site Plataforma do Letramento
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