som é grafado por uma única letra.
Nessa fase, a criança já respondeu aos dois enigmas (“O que as letras representam?” e “Como elas criam representações?”).
Assim, na maioria das vezes, utiliza uma letra para representar cada
fonema de uma sílaba oral. Como raciocina segundo a hipótese alfabética, segundo a qual cada letra deveria representar um único som e cada som deveria ser grafado por uma única letra, nem sempre seus registros
gráficos obedecem às convenções ortográficas de nossa língua.
Assim, na maioria das vezes, utiliza uma letra para representar cada
fonema de uma sílaba oral. Como raciocina segundo a hipótese alfabética, segundo a qual cada letra deveria representar um único som e cada som deveria ser grafado por uma única letra, nem sempre seus registros
gráficos obedecem às convenções ortográficas de nossa língua.
Ao avançar no processo de alfabetização, ainda inconcluso, a criança
deve perceber que, no português, há fonemas representados por mais
de uma letra, como o /s/, que pode ser grafado por s, ss, sc ou ç, e letras que representam mais de um fonema, com o xem táxi e em reflexo ou mais de uma letra representando um único fonema, como nos dígrafos (rr, ss, sc, nh, ch etc.). Surgem também dúvidas em relação à grafia de palavras e expressões comoembaixo, em cima.
deve perceber que, no português, há fonemas representados por mais
de uma letra, como o /s/, que pode ser grafado por s, ss, sc ou ç, e letras que representam mais de um fonema, com o xem táxi e em reflexo ou mais de uma letra representando um único fonema, como nos dígrafos (rr, ss, sc, nh, ch etc.). Surgem também dúvidas em relação à grafia de palavras e expressões comoembaixo, em cima.
Nesse momento, a aquisição da condição de alfabetizado depende de um trabalho sistemático com as convenções ortográficas da língua, não
apenas para atender a essas regras, mas para compreender melhor os
textos escritos e redigir de forma compreensível.
apenas para atender a essas regras, mas para compreender melhor os
textos escritos e redigir de forma compreensível.
Por exemplo, Antônio compreende que cada som oral é representado por
uma letra. Assim, algumas palavras não seguem a ortografia: por isso (poriso), de repente (derepente), poluição (poluisão), muido
(muito).
uma letra. Assim, algumas palavras não seguem a ortografia: por isso (poriso), de repente (derepente), poluição (poluisão), muido
(muito).
Retirado do site da Plataforma do Letramento
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