Você que aprender a tabuada! Vamos aprender diversas formas e métodos
diferentes, você vai saber tudo sobre tabuada depois deste especial!
diferentes, você vai saber tudo sobre tabuada depois deste especial!
Você sabe quanto é 2 x 3? E 7 x 8? Bem, se está ficando difícil, é importante
você continuar lendo esse especial...
você continuar lendo esse especial...
A multiplicação não é um “bicho de sete cabeças” e quando você compreende
como funciona fica até divertido fazer essas contas e resolver problemas.
como funciona fica até divertido fazer essas contas e resolver problemas.
Para começar, é importante entender que a multiplicação nada mais é do
que a soma de parcelas iguais, como por exemplo:
3+3+3+3 = 4 vezes repetindo o número 3 ou 4x3 = 12.
que a soma de parcelas iguais, como por exemplo:
3+3+3+3 = 4 vezes repetindo o número 3 ou 4x3 = 12.
Agora veja algumas maneiras divertidas de saber a tabuada de multiplicação
sem precisar decorar...
sem precisar decorar...
Tabuada na tabela
1. Pegue um papel quadriculado e delimite com canetinha 10 quadradinhos na
horizontal e 10 na vertical. No primeiro quadradinho você deve escrever o sinal de multiplicação;
horizontal e 10 na vertical. No primeiro quadradinho você deve escrever o sinal de multiplicação;
2. Na sequência, escreva números de 1 a 9 tanto na vertical como na horizontal;
3. O restante dos quadradinhos deverão ser preenchidos seguindo o cruzamento
dos números na vertical e horizontal.
A primeira linha e coluna é muito simples de montar porque você deve dar os
resultados da tabuada do 1, mas continuando a cruzar os números das outras
linhas e colunas você vai perceber que existe uma forma bem fácil de preencher
a tabela com os resultados da multiplicação...
Descubra qual é o segredo!
dos números na vertical e horizontal.
A primeira linha e coluna é muito simples de montar porque você deve dar os
resultados da tabuada do 1, mas continuando a cruzar os números das outras
linhas e colunas você vai perceber que existe uma forma bem fácil de preencher
a tabela com os resultados da multiplicação...
Descubra qual é o segredo!
Tabuada com os dedos
Veja como podemos multiplicar 6 x 8 com os dedos...
1. Em uma das mãos, abaixe tantos dedos quantas unidades o 6 passa de 5,
portanto abaixamos
1 dedo;
portanto abaixamos
1 dedo;
2. Na outra mão, abaixe tantos dedos quantas unidades o 8 passa de 5, portanto
abaixamos 3 dedos;
abaixamos 3 dedos;
3. Agora some o número de dedos abaixados, exprimindo a soma em dezenas.
No exemplo temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades;
No exemplo temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades;
4. Agora multiplique os números de dedos levantados: 4 x 2 = 8 unidades;
5. Para obter o resultado final, somamos os valores encontrados: 40 + 8 = 48.
De fato: 6 x 8 = 48!
De fato: 6 x 8 = 48!
Agora um desafio: faça o mesmo processo para resolver as seguintes
multiplicações:
7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9.
multiplicações:
7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9.
Tabuada segundo os árabes
Veja como os árabes faziam para multiplicar números com dois ou mais
algarismos:
algarismos:
1. Para multiplicar, por exemplo, 185 x 14, faça três quadrados em uma
linha e dois quadrados como colunas, porque 185 tem 3 algarismos e
14 tem 2 algarismos;
linha e dois quadrados como colunas, porque 185 tem 3 algarismos e
14 tem 2 algarismos;
2. Trace diagonais nos quadradinhos, voltadas para esquerda, obtendo
esta grade;
esta grade;
3. Em seguida, multiplique os algarismos de um fator pelos algarismos
do outro fator e registre os resultados na grade.
do outro fator e registre os resultados na grade.
4. Agora é o último passo e você deve somar os algarismos que estão
numa mesma faixa diagonal.
Lembre-se que você deve considerar o "vai um". Ensine essa dica aos
seus amigos!
Vocês poderão fazer um torneio e ver quem consegue fazer mais rápido...
numa mesma faixa diagonal.
Lembre-se que você deve considerar o "vai um". Ensine essa dica aos
seus amigos!
Vocês poderão fazer um torneio e ver quem consegue fazer mais rápido...
Batalha da Multiplicação
1. Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10;
2. Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com
a que tiver o fundo branco;
a que tiver o fundo branco;
3. Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será
usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante);
usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante);
4. Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da
maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do
outro;
maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do
outro;
5. O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá o tiro, ou seja, escolhe um
número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3;
número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3;
6. O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de
união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o
número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente.
Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer
8 x 10 ou 10 x 8;
união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o
número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente.
Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer
8 x 10 ou 10 x 8;
7. Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do
adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha;
adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha;
8. O segundo jogador procede da mesma maneira;
9. Vence quem obter o maior número de fichas.
Importante nesse jogo:
- Cada jogador tem direito a apenas um tiro.
- Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o
adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.
adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.
- A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa
folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.
folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.
Curiosidades:
O sinal de X, que indicamos na multiplicação, foi empregado pelo matemático
inglês Guilherme Oughtred no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631.
inglês Guilherme Oughtred no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631.
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