sexta-feira, 28 de junho de 2013

TABUADA DA MULTIPLICAÇÃO

 
Tabuada de Multiplicação
Você que aprender a tabuada! Vamos aprender diversas formas e métodos 
diferentes, você vai saber tudo sobre tabuada depois deste especial!
Você sabe quanto é 2 x 3? E 7 x 8? Bem, se está ficando difícil, é importante 
você continuar lendo esse especial...
A multiplicação não é um “bicho de sete cabeças” e quando você compreende 
como funciona fica até divertido fazer essas contas e resolver problemas.
Para começar, é importante entender que a multiplicação nada mais é do 
que a soma de parcelas iguais, como por exemplo: 
3+3+3+3 = 4 vezes repetindo o número 3 ou 4x3 = 12.
Agora veja algumas maneiras divertidas de saber a tabuada de multiplicação 
sem precisar decorar...

Tabuada na tabela
1. Pegue um papel quadriculado e delimite com canetinha 10 quadradinhos na 
horizontal e 10 na vertical. No primeiro quadradinho você deve escrever o sinal de multiplicação;
2. Na sequência, escreva números de 1 a 9 tanto na vertical como na horizontal;
3. O restante dos quadradinhos deverão ser preenchidos seguindo o cruzamento 
dos números na vertical e horizontal.
 A primeira linha e coluna é muito simples de montar porque você deve dar os 
resultados da tabuada do 1, mas continuando a cruzar os números das outras 
linhas e colunas você vai perceber que existe uma forma bem fácil de preencher 
a tabela com os resultados da multiplicação... 
Descubra qual é o segredo! 

Tabuada com os dedos
Veja como podemos multiplicar 6 x 8 com os dedos...
1. Em uma das mãos, abaixe tantos dedos quantas unidades o 6 passa de 5, 
portanto abaixamos 
1 dedo;
2. Na outra mão, abaixe tantos dedos quantas unidades o 8 passa de 5, portanto 
abaixamos 3 dedos;
3. Agora some o número de dedos abaixados, exprimindo a soma em dezenas. 
No exemplo temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades;
4. Agora multiplique os números de dedos levantados: 4 x 2 = 8 unidades;
5. Para obter o resultado final, somamos os valores encontrados: 40 + 8 = 48. 
De fato: 6 x 8 = 48! 
Agora um desafio: faça o mesmo processo para resolver as seguintes 
multiplicações: 
7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9.

Tabuada segundo os árabes
Veja como os árabes faziam para multiplicar números com dois ou mais 
algarismos:
1. Para multiplicar, por exemplo, 185 x 14, faça três quadrados em uma 
linha e dois quadrados como colunas, porque 185 tem 3 algarismos e 
14 tem 2 algarismos;
2. Trace diagonais nos quadradinhos, voltadas para esquerda, obtendo 
esta grade;
3. Em seguida, multiplique os algarismos de um fator pelos algarismos 
do outro fator e registre os resultados na grade.
4. Agora é o último passo e você deve somar os algarismos que estão 
numa mesma faixa diagonal. 
Lembre-se que você deve considerar o "vai um". Ensine essa dica aos 
seus amigos! 
Vocês poderão fazer um torneio e ver quem consegue fazer mais rápido... 

Batalha da Multiplicação
1. Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10;
2. Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com 
a que tiver o fundo branco;
3. Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será 
usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante);
4. Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da 
maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do 
outro;
5. O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá o tiro, ou seja, escolhe um 
número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3;
6. O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de 
união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o 
número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. 
Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 
8 x 10 ou 10 x 8;
7. Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do 
adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha;
8. O segundo jogador procede da mesma maneira;
9. Vence quem obter o maior número de fichas.

Importante nesse jogo:
- Cada jogador tem direito a apenas um tiro.
- Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o 
adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.
- A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa 
folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.


 Curiosidades:
O sinal de X, que indicamos na multiplicação, foi empregado pelo matemático 
inglês Guilherme Oughtred no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631.

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