quinta-feira, 27 de junho de 2013

3º Encontro do Pacto Nacional na Idade Certa

Nos dias 19 e 20 de junho na Escola Estadual São José, foi realizado o terceiro repasse do Pacto Nacional pela Alfabetização, foi feito a leitura do ano 1 unidade três, com as seguintes temáticas :  A escrita Alfabética: Por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam?
O ensino do Sistema de Escrita Alfabética: Por que vala a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica?

Durante longo tempo a alfabetização foi entendida como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Hoje se sabe que muito mais complexo se apresenta o processo de aquisição da linguagem escrita pelas crianças.
Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita. Tais hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependem das interações delas com seus pares e com os materiais escritos que circulam socialmente
Ficha de Monitoramento dos Níveis da Escrita.

MAPA DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Algumas Fotos do Repasse
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