Com relação ao espaço físico da sala de aula, entendemos que esse
necessite ser reconhecido como um espaço alfabetizador em Matemática,
com instrumentos, símbolos, objetos e imagens pertencentes ao campo da Matemática escolar e não escolar. Assim, sugere-se que cada sala de aula disponha de alguns materiais que podem ser providenciados pelo professor e pelos alunos ou que podem ser adquiridos pela escola, tais como:
- portadores de textos com diferentes usos e representações numéricas como,por exemplo, reportagens de jornal com gráficos, tabelas de pontuação de jogos e brincadeiras, rótulos de embalagens, placas de carro, etc.tabela numérica com números de 1 a 100 para a exploração de regularidades;
- o varal com os símbolos numéricos, construídos com os alunos. Não há necessidade de que este varal só contemple números até o 10;
- um mural que possibilite afixar as produções dos alunos, textos complementares do professor, curiosidades matemáticas que os alunos desejem compartilhar, etc.;
- um calendário para reconhecimento e contagem do tempo (dia, mês, ano);
- listas variadas de assuntos que o professor deseja discutir com os alunos, tais como: nomes dos alunos, datas de aniversário, eventos da escola, brinquedos e brincadeiras preferidas, etc.;
- régua para a medição de altura dos alunos (instalar a régua na parede para que os alunos possam medir sua altura no decorrer do ano);
- uma balança que possibilite identificar o “peso” (a massa corporal);
- relógios para a medição do tempo (seria interessante que tivesse também um relógio analógico uma vez que a escola, possivelmente seja um dos poucos espaços atualmente em que esse tipo de relógio apareça e que em muito contribui para a compreensão da contagem do tempo);
- armários e/ou outros espaços para o armazenamento de materiais de uso contínuo, como jogos, materiais manipuláveis (ábacos, material dourado, sólidos geométricos, etc.), papéis variados e materiais confeccionados pelos alunos.
- um conjunto de calculadoras básicas que pode ser adquirido pela escola, preferencialmente do tipo solares para evitar o uso de pilhas. Seria interessante que fosse 1 calculadora para, no máximo, 2 alunos.
- outros materiais que o professor julgar necessário, segundo os projetos e as atividades que desenvolve no decorrer do ano, como: livros de histórias infantis, revistas para recorte, caixas, cordas, etc
Retirado do Caderno 1 do Pacto - Organização do Trabalho Pedagógico
Nenhum comentário:
Postar um comentário