classe ajuda a obter os resultados esperados. Seus alunos agradecem.
Preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes
recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala -
sem abrir mão da formação continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-adia do professor.
Por Exemplo:
Ter um jeito próprio de se organizar
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional.
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional.
Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor se encaixam
ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de computador.
Planejar com antecedência
Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte
Planejar com antecedência
Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte
e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido.
Reservar espaço para estudar
Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática
Reservar espaço para estudar
Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática
de sala de aula, é fundamental. Você pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de estudos em casa
(com muitos livros e pesquisa via internet). O que vale é crescer
sempre.
Organizar o espaço As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente
Organizar o espaço As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente
ou em grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo.
Compartilhar o planejamento
"Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante por
Compartilhar o planejamento
"Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante por
dois motivos. Em primeiro lugar, porque eles ficam mais confortáveis,
sem aquela euforia de 'o que será que vem agora?'. Depois, porque faz
com que saiam da postura passiva de quem está sempre aguardando um comando", explica Karen Elizabete Nodari, coordenadora do núcleo de Orientação e Psicologia Educacional do Colégio de Aplicação da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Definir as tarefas Cada conteúdo exige um tipo de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa
Definir as tarefas Cada conteúdo exige um tipo de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa
dica é circular pela sala, acompanhando a evolução de cada um. "Se
você decide passar um filme, por exemplo, é essencial preparar um
pequeno roteiro para a turma, com pontos a ser observados", diz
Valéria Roque.
Prever atividades extras
Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga
Prever atividades extras
Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga
algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre bom. No dia-a-
dia, isso vale também para aqueles alunos que sempre terminam tudo
antes dos outros - mas não podem ser deixados de lado.
Antecipar a aula seguinte
Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma
Antecipar a aula seguinte
Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma
ótima estratégia porque gera uma expectativa positiva e permite que
os alunos se preparem melhor ao compreender que há continuidade no processo educativo.
Trocar idéias na escola
Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões
Trocar idéias na escola
Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões
mais relevantes.
Pensar grande
"É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária", resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro
Pensar grande
"É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária", resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro
ajudam muito nesse sentido. Alguns preferem escrever, outros preferem
fazer esquemas. Só não pode mesmo é fazer tudo de cabeça.
Exemplo de um depoimento de uma Rotina
A professora Lúcia Ferreira, que leciona para o 2º ano na EMEF Chico
Mendes, em Porto Alegre, sobre a importância da rotina para suas
atividades diárias. "Chego todo dia às 7h20 na escola. Pego o caderno
de chamada e vou para a sala de aula, conferir se o espaço está
organizado da forma que eu preciso. Quando toca o sinal, às 7h45,
vou ao pátio buscar a turma. Pergunto como passaram o dia anterior,
faço a chamada e apresento como será o dia. Todos escrevem a data
no caderno e anotam a sequência de atividades previstas. Só então
dou início às tarefas: leitura, escrita, desenho etc. Como em qualquer
turma, cada aluno trabalha num ritmo próprio. Alguns não conseguem acompanhar o andamento, precisam de incentivo e auxílio constantes.
Outros terminam tudo rapidamente. Esses, eu uso como monitores,
para auxiliar os colegas. Logo após o recreio, costumo propor tarefas
mais lúdicas e calmas porque a gurizada volta do pátio sempre agitada.
Às 11h30, meia hora antes do fim da aula, todos recolhem os materiais usados. Faço uma avaliação do que fizemos e aponto como será o dia seguinte. Se algum trabalho não foi concluído, gosto de lembrar o que
falta fazer. E é importante lembrar se haverá aula de Informática ou
Educação Física, por exemplo. Em casa, começa o que eu chamo de
segundo tempo. Registrar os eventos mais importantes, ajustar o planejamento, criar atividades para os mais adiantados. No meu
caderno, tenho a semana inteira prevista porque é preciso deixar
tudo organizado para que a turma toda avance.
Retirado da Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário