segunda-feira, 21 de outubro de 2013

JOGOS – Matemática

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SERPENTES E ESCADAS
 Organização da classe
- Formar grupos de 2 a 4 participantes;

 Capacidades a serem trabalhadas 
- Explorar contagem e sequência;
- Reconhecer ordem crescente e decrescente;
- Chegar primeiro à casa 100;

 Material
- 2 dados;
- Tabuleiro;
- Peões;
 Desenvolvimento
Para determinar quem começa cada jogador lança uma vez o dado. 
Os que empataram lançam mais uma vez o dado, e quem tirar o maior 
número começa. 
Os jogadores começam na parte inferior do percurso e avançam jogando 
1 ou 2 dados, até chegar ao topo. 
Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu 
topo. 
Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, 
ele é comido até o seu rabo, muitas casas para baixo.
O jogo das serpentes e escadas é um jogo de percurso, em geral de 100 
casas (10×10), atravessado por escadas e por cobras.
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 JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
 Organização da classe
- Formar grupos de 3 a 5 participantes;

 Capacidades a serem trabalhadas
- Perceber que o número é formado de algarismos ordenados;
- Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas;

 Material
- 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 
a 9;
- Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas

 Desenvolvimento
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no 
quadro somando os valores. 
Em seguida passa a vez ao colega. 
Depois da última jogada ganha aquele que conseguir  formar o maior 
numeral.
 Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, 
podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. 
O mais importante é a interação. 
Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem 
interferir no desempenho do vencedor. 
O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações 
possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.

 Registro – jogo das fichas coloridas
Aluno(a)
Cartas/JogadasVermelha azulverdebrancaNúmero formado
  
  
  
  
  
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BOTAS DE MUITAS LÉGUAS

Organização da classe
- Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas;

Capacidades a serem trabalhadas
- Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos 
básicos;

 Material
- 2 dados;
- Folhas com várias retas numéricas;

Desenvolvimento
 Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no chão. 
Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na 
reta com passos. 
O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, 
indicará o tamanho  de cada passo. 
Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos 
daquela  equipe. 
E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem 
chegou mais  longe.
 Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas 
para as duplas, que  jogarão os dados para efetuar as jogadas 
traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira 
proposta. 
Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.
O professor deverá fazer intervenções para levar o aluno a relacionar 
as jogadas com a multiplicação e a divisão. 
Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no  número 12.
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DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS
 Organização da classe
- Formar duplas, trio ou individual;

 Capacidades a serem trabalhadas
-Desenvolver coordenação motora fina;
- Construir conceitos de fração, área e perímetro;
- Identificar figuras geométricas;

 Material
- Folha chamex com 4 hexágonos divididos de forma diferente;
- Lápis de cor, tesoura;

Desenvolvimento
Colorir os hexágonos nas respectivas cores: amarelo, azul, vermelho e 
verde. 
Recortar todas as linhas internas e externas dos mesmos. 
A seguir montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do 
amarelo que fica no centro da nova montagem.
É importante que durante a atividade o professor faça as intervenções, 
levando  o aluno a compreender novos conceitos: área, perímetro e 
fração equivalente. 
Exemplos:
1- Quantos triângulos pequenos cabem dentro do novo hexágono?
2- Que fração do novo hexágono, são as peças de cores: 
amarela____ 
azul ___  
verde____ 
vermelho____
3- Quais polígonos você formou quando recortou os hexágonos 
pequenos?
4- O que você observou no hexágono maior em relação à área de 
cada cor?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?
Fonte: Atividades e jogos com números
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JOGO DAS POSSIBILIDADES
 Organização da classe
- Formar grupos com 4 a 5 participantes;

 Capacidades a serem trabalhadas
- Trabalhar fatos simples;
- Desenvolver atenção, concentração e raciocínio lógico;
- Explorar conceito intuitivo de probabilidade;

Material
- 2 dados coloridos;
- Tabuleiro com escudos dos times;
- Quadro de registro das jogadas;

Desenvolvimento
Cada participante escolhe ou sorteia o time para apostar. 
O primeiro jogador lança os dois dados de cores diferentes e observa se 
a coluna horizontal e vertical contém o escudo do time que ele escolheu. 
Se tiver nas duas colunas soma os pontos dos dois dados, se tiver 
apenas em uma das colunas, subtrai os números dos dados. 
Caso não tenha em nenhuma das duas colunas passa a vez para o 
colega. 
Cada jogador registra no quadro as jogadas. 
Ganha o jogo o participante que obtiver o maior número no total.
 Intervenções possíveis:
- Quais os times mais difíceis de sair?
- Como posso obter a pontuação 12?
- Qual o time que tem as mesmas chances de sair?
- Pode-se também substituir os fatos da adição pela multiplicação e da 
subtração pela adição
 REGISTRO – JOGO DAS POSSIBILIDADES / TIMES
 Aluno(a)
Jogadas/Times1ª jogada2ª jogada3ª jogada4ª jogada5ª jogadaTotal



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MAIS JOGOS:  DOMINÓ HUMANO
                                                      



Pratinho dos fatos ( fixar fatos da multiplicação, adição ou subtração)








Pratinho das ordens






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Representação dos Fatos
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 Operando com varetas 


Qual é a sequência?





         
 Descubra o número intruso

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