segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Atividades para serem aplicadas na alfabetização




Gif de amor


1-Atividades que buscam familiarização com as letras

Atividades que buscam propiciar o acesso a vários textos:
Leituras diárias em sala de aula; 
Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); 
Exploração de rótulos de embalagens.
ð           Bingo de letras em fichas de palavras (fichas com os nomes dos alunos ou com 
títulos de músicas ou outras palavras importantes para o grupo).
ð           Escrita de palavras e textos (individual e coletiva) cotidianamente.
ð           Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, 
músicas, provérbios).
ð           Confecção de quadro de letras, para afixar na parede ou guardar num local de fácil 
acesso e deixar como fonte de informações.
Gif de amor

2 -  Atividades que objetivam a construção 
de palavras estáveis
ð     Atividades de escrita do próprio nome (com abecedário, com silabário, no papel).
ð     Produção e exploração de fichas de chamada;
ð     Bingos com os nomes dos alunos da sala.
ð     Palavras cruzadas com os nomes dos alunos.
ð     Formação do próprio nome a partir das letras embaralhadas em um envelope.
ð     Bingo de rótulos.
Quebra-cabeça de palavras “estáveis”
Gif de amor
3 - Atividades que destacam 
análise fonológica
ð     Leitura/cantoria de textos com rimas e aliterações.
ð     Jogos de rima (desafios).
ð     Jogos fonológicos orais.
ð     Jogos fonológicos com figuras.
ð     Reconhecimento de palavras que comecem, terminem ou tenham partes 
com sons similares.
ð     Produção de textos coletivos rimados (poemas).
Gif de amor
4 - Atividades de composição e decomposição 
de palavras
ð     Análise – síntese de palavras em grande grupo.
ð     Palavra mágica (composição de palavras com as letras e uma outra palavra – 
macarrão: cama, maca, carrão ... ).
ð     Contagem de sílabas e letras nas palavras.
ð     Exercício de comutação (substituição de letras dentro de palavras para 
composição de outras palavras).
ð     Atividades de formar palavras com silabários e abecedários.
ð     Dominós.
ð     Quebra-cabeças.
ð     Jogos de ordenar pedaços de palavras (quebra-cabeças de sílabas).
Gif de amor
5 - Atividades de comparação entre palavras 
quanto ao número de letras ou às letras utilizadas
ð     Escrita de palavras que iniciam, terminam ou tenham pedaços similares.
ð     Busca de similares (quadro com palavras para que encontrem as similaridades).
ð     Busca de diferenças entre palavras apresentadas em pares (cota/conta; 
pata/pasta).
Gif de amor
6 - Atividades de “tentativas de reconhecimento de 
palavras” através do desenvolvimento 
de estratégias de uso de pistas para leitura
ð     Jogos de montagem de textos memorizados (palavras embaralhadas).
ð     Montagem de história em quadrinhos (texto lido em outro dia).
ð     Bingo de palavras.
ð     Leitura de textos memorizados (canções, parlendas, provérbios, trava-línguas).
ð     Ditado cantado (encontrar a palavra indicada pelo professor quando parou 
de cantar uma música que estava sendo acompanhada pelos alunos no texto 
escrito).
ð     Caçada de palavras (encontrar a palavra ditada em uma lista de palavras).
ð     Busca de informações em jornais.
Gif de amor
7 – Atividades de escrita de palavras e de textos
ð     Ditado de palavras e pequenos textos pelo professor (ou de um aluno para 
outro).
ð     Ditado mudo (com acompanhamento do professor, passando entre os alunos).
ð     Escrita de textos que os alunos sabem de memória (provérbios, letras de 
música, títulos de livros, filmes, listas).
ð     Escrita de palavras em jogos de grupos (adedanha).
Gif de amor
8 - Atividades de sistematização das 
correspondências grafofônicas
ð     Brincadeira de adedonha (“Animal, fruta, pessoa...”), com sorteio das letras 
iniciais ou com composição de quadro com todas as letras.
ð     Baralho de ordenar palavras alfabeticamente.
ð     Pesquisa de palavras com a letra “X” ou com a sílaba “X”.
ð     Escrita de dicionários temáticos.
ð     Produção de listas de palavras (textos enumerativos – materiais necessários 
para uma atividade, produtos que gostariam de comprar, profissões, brincadeiras,
músicas).
ð     Ditado temático, com fichas (figuras em um envelope) para correção ou com 
trocas entre os alunos para correção.
ð     Lacunas em palavras (completar partes que faltam em palavras).
ð     Palavras cruzadas.
Gif de amor
9 – Atividades de reflexão durante produção e leitura 
de textos.
o        Escolher para as rodas de leitura textos à altura do repertório dos alunos para 
que o diálogo com o leitor seja mais produtivo e significativo, mais também recorrer 
a leituras mais complexas, que mediadas pelo professor permitem tornar o diálogo 
possível;
o        Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, ensinando-os a fazer perguntas 
sobre o texto para aumentar as inferências necessárias para atingir seus objetivos;
o        Fazer hipóteses e previsões sobre o texto a ser lido, ensinar previsões 
baseando-se no gênero, no título, no sub-título, nas ilustrações, entre outras;
o        Favorecer a participação por meio de perguntas e situações em que o aluno 
tenha de fazer uso de estratégias que lhe facilitem a compreensão do texto;
o        Articular diferentes modalidades de leitura; silenciosa, oral, individual, 
coletiva ou compartilhada;
o        Trabalho com diferentes gêneros textuais: histórias, canções, notícias de 
jornais, listas, agendas, propagandas, revistas, textos científicos, Atlas, 
dicionários, receitas culinárias e medicinais, instruções de jogos, abordando 
as características desses gêneros (do que eles costumam tratar e como costumam 
se organizar);
o        Solicitar que os alunos leiam as figuras, fazendo previsões sobre o que se trata, 
ler o título, pesquisar verbos e partículas pequenas como artigos e preposições.
o        Propor atividades envolvendo o uso social da escrita: registrar idéias, 
documentar fatos anotar lembretes, comunicar-se com alguém, escrever 
receitas, músicas, etc.
Gif de amor
Retirado do Blogger da Professora Kelly Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário