As pesquisas no campo da Didática da Matemática, iniciadas
nas décadas de 1970 e 1980, sobretudo na França, estão
mudando o ensino da disciplina. Graças às descobertas
teóricas de especialistas como Gérard Vergnaud e Guy
Brousseau, hoje é possível ensinar de forma que as crianças
vejam sentido na aprendizagem matemática e possam
reutilizar os conhecimentos adquiridos a cada novo problema
proposto. Nessa perspectiva, são priorizadas estratégias nas
quais os alunos confrontam seu raciocínio com o dos colegas
nas discussões em grupo, justificam suas escolhas e registram
suas próprias hipóteses, buscando resolver situações-problema
com mais autonomia.
Palavra dos especialistas
Guy Brousseau: o pai da didática da Matemática
Gérard Vergnaud: “Todos perdem quando não usamos a pesquisa
Guy Brousseau: o pai da didática da Matemática
Gérard Vergnaud: “Todos perdem quando não usamos a pesquisa
Matemática”
Jeremy Kilpatrick: "A única saída é a capacitação"
Thomas O'brien: Abaixo a Matemática do papagaio!
Jeremy Kilpatrick: "A única saída é a capacitação"
Thomas O'brien: Abaixo a Matemática do papagaio!
Roteiros didáticos
Como ensinar sistema de numeração decimal para 1º, 2º e
Como ensinar sistema de numeração decimal para 1º, 2º e
ResenhaA Criança e o Número
Retirado da Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário