terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

BINGO DAS SÍLABAS - RECICLADO

Gif Minnie
Jogo reciclado que poderá servir como uma importante ferramenta no processo de ensino  aprendizagem dos alunos da alfabetização, pois, nesse bingo as peças(tampinhas) sorteadas são compostas por sílabas que completarão as palavras das cartelas. Testamos esse jogo com alguns grupos de crianças e observamos que o mesmo poderá ter várias versões. 
Gif Minnie
Veja dois exemplos:
Mapa de sílabas ajudando na formação das palavras
1ª - O mediador deverá sortear a sílaba e em seguida falar lentamente  todas as palavras que esta sílaba poderá completar de acordo com o mapa de sílabas. Nessa versão só serão aceitas as palavras que estiverem no mapa.
Gif Minnie
  Sem ajuda do Mapa de sílabas na formação das palavras
2ª - O mediador sorteará a sílaba e deixará que as crianças formem as palavras livremente sem ajuda do mapa de sílabas. Nesta versão, as crianças poderão criar palavras sem sentido e cabe ao mediador intervir nesses casos.  
Gif Minnie
 Em ambas as situações percebemos que as crianças se envolveram com muito prazer e entusiasmo. Esperamos que essa atividade lúdica possa também ser útil a todos os nossos amigos educadores que a cada dia nos emocionam  com suas várias mensagens de carinho e de apoio ao nosso trabalho. Tenham certeza de que nos sentimos imensamente agradecidos, fortes e motivados, para continuarmos nessa luta, pois nós professores, fazemos parte de um seleto grupo de profissionais, que independente de sermos valorizados ou não, desempenhamos o nosso trabalho com muito afinco e comprometimento.
Gif Minnie
Precisaremos de 20 tampinhas
Gif Minnie
Gif Minnie
20 círculos de EVA (3 cm de diâmetro)
Gif Minnie
20 sílabas impressas em papel
Gif Minnie
 Cartela do bingo sendo preenchida 
Gif Minnie
Gif Minnie
 Mapa com as sílabas para a conferência
Gif Minnie
16 cartelas para você copiar e brincar
Gif Minnie
Gif Minnie
Gif Minnie
Gif Minnie
 Assista ao vídeo e veja os detalhes
BINGO DAS SÍLABAS - RECICLADO
Gif Minnie

Retirado do Blogger A Arte de Aprender Brincando

6 comentários:

  1. Qual são objetivos específicos conteúdo, estratégias, recursos, avaliação qual série?

    ResponderExcluir
  2. Qual são objetivos específicos conteúdo, estratégias, recursos, avaliação qual série?

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o aprender o sistema das sílabas para a formação das palavras , as crianças aquiescem melhor trabalhando o concreto

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o aprender o sistema das sílabas para a formação das palavras , as crianças aquiescem melhor trabalhando o concreto

    ResponderExcluir