O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada;
- Trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira;
- Interpretar informações em gráfico e tabela;
- Colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética;
- Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA,
- visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Estratégias e recursos da aula
Informações ao professor
Com a temática desta aula, pode-se trabalhar diversos conteúdos, além
de abordar vários assuntos como, por exemplo: quantas letras têm os
nomes dos alunos da turma; quantos alunos fazem aniversário em “tal”
mês; peso e medidas dos alunos; resultado da votação sobre algum
momento vivenciado na sala de aula. Nesta aula escolhemos trabalhar
com as brincadeiras preferidas da turma.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso
organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o
espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do
outro. Neste momento, apresente aos alunos a pintura do autor Ricardo
Ferrari com o título “Memória de Infância”, 2004.
Converse com os alunos sobre a pintura.
- O que as crianças estão fazendo?
- Onde as crianças estão? Quantas crianças existem na imagem?
- Quais as brincadeiras que você mais gosta de brincar?
- Quais as brincadeiras você prefere brincar na escola?
com os nomes de suas brincadeiras preferidas. O registro deverá ser feito
no caderno de Língua Portuguesa com a seguinte instrução:
- Converse no seu grupo sobre as suas brincadeiras preferidas.
- Faça uma lista das brincadeiras preferidas pelo seu grupo.
grupo. Logo após, peça aos alunos que criem um gráfico das brincadeiras
preferidas.
O gráfico poderá ser elaborado utilizando o programa KSpread (Metasys>
Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Planilha
Eletrônica). Em seguida, ao abrir a planilha digite os dados, os nomes das
brincadeiras do grupo; selecione e clique em inserir > Gráfico. Não se
esqueça do título. Veja abaixo um exemplo:
Brincadeiras da Turma
Professor, o trabalho com gráficos nas salas de Alfabetização Inicial
ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como
proporciona condições favoráveis para a aquisição de uma nova linguagem
Matemática e a alfabetização. Permite ainda, que o aluno estabeleça
relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.
Percebendo isto,retome o gráfico anterior e solicite que registrem as
questões no caderno de Matemática juntamente com o gráfico.
Com as seguintes instruções:
Observe o gráfico das Brincadeiras da Turma.
Leia e responda as questões correspondentes ao gráfico:
Quantas brincadeiras foram citadas no gráfico?
Qual a brincadeira mais conhecida pelos alunos?
Quantos votos a brincadeira "corre cutia" teve a mais que a brincadeira
"esconde esconde"?
Com qual das brincadeiras registradas no gráfico, você prefere brincar
na escola? Justifique sua resposta.
brincadeiras
dos tempos dos pais e avós. Para sucesso da mesma é importante ler as
orientações abaixo.
Senhores pais ou outros responsáveis, o laptop Classmate possui um
dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá
juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem
brincava e as instruções das brincadeiras.
Para acessar o programa KRecord, siga as orientações acessando:
(Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar,
escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som.
Em seguida, pressione OK.
Caso a sua escola ainda não possua laptop, a orientação da tarefa
poderá ser da seguinte maneira:
Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no
caderno de casa.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam
ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.
Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a construção de uma
tabela para registrar a pesquisa.
Para a construção utilizem nos seus laptops o programa KWord
( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou KWord (Metasys >
Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório >
Processador de Texto).
Peça, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna -
nome das brincadeiras; 2º coluna – quantidade de optantes)
Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
Solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matemática e façam
a seguinte atividade sobre a mesma:
Leia a tabela abaixo:
Escreva os nomes das brincadeiras pesquisadas e destaque a primeira
letra de cada uma, com lápis de cor.
Atividade de Casa
Faça uma pesquisa com seus familiares sobre os nomes de algumas brincadeiras
dos tempos dos pais e avós. Para sucesso da mesma é importante ler as
orientações abaixo.
Senhores pais ou outros responsáveis, o laptop Classmate possui um
dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá
juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem
brincava e as instruções das brincadeiras.
Para acessar o programa KRecord, siga as orientações acessando:
(Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar,
escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som.
Em seguida, pressione OK.
Caso a sua escola ainda não possua laptop, a orientação da tarefa
poderá ser da seguinte maneira:
Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no
caderno de casa.
Nome do Entrevistado
|
Nome da Brincadeira
|
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam
ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.
Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a construção de uma
tabela para registrar a pesquisa.
Para a construção utilizem nos seus laptops o programa KWord
( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou KWord (Metasys >
Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório >
Processador de Texto).
Peça, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna -
nome das brincadeiras; 2º coluna – quantidade de optantes)
Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
Brincadeiras do tempo da vovó
Nome das brincadeiras
|
Quantidade de optantes
|
Cantigas de roda |
29
|
Bolinhas de gude |
20
|
Roda Peão |
18
|
Passa Anel |
21
|
Corre Cutia |
16
|
Esconde esconde |
24
|
Cinco Marias |
17
|
Escravos de Jó |
14
|
Batata quente |
12
|
Bolhas de Sabão |
09
|
Peteca |
07
|
Bandeirinha arreou |
15
|
Boca de Forno |
12
|
Boca de Forno |
11
|
Macaquinho Chinês |
10
|
Morto e Vivo |
08
|
Solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matemática e façam
a seguinte atividade sobre a mesma:
Leia a tabela abaixo:
Escreva os nomes das brincadeiras pesquisadas e destaque a primeira
letra de cada uma, com lápis de cor.
Leia os títulos das brincadeiras e coloque-os em ordem alfabética.
Marque com um X o nome das brincadeiras abaixo, que obtiveram
mais votos.
( ) Bolinhas de Gude
( ) Amarelinha
( ) Cantigas de Roda
( ) Passa Anel
Professor, transforme os dados da tabela em um gráfico para fixar
na sala de aula, imprima ou faça
uma ampliação (Xerox) da imagem, da seguinte forma:
Leve para a sala de aula, cartazes contendo gráficos e tabelas de
diferentes tipos, que abordam vários assuntos.
Em roda, converse com os alunos sobre:
- Quem conhece o nome desses desenhos?
- Para que servem no dia a dia?
- Quais são as informações que eles apresentam?
- Para que servem?
os gráficos e as tabelas, para que servem, por que são utilizados e
os nomes que recebem.
Segue um exemplo de como utilizar as tabelas e os gráficos em
sala de aula.
Tabela da votação das brincadeiras para a semana
Brincadeiras da semana do 1º Ano
Brincadeira de Bola
|
10
|
Pique pega
|
6
|
Corre Cutia
|
14
|
Esconde esconde
|
9
|
Gráfico das Brincadeiras em forma de pizza
Tabela dos aniversariantes do mês
Amanda
|
10/09
|
Andressa
|
12/09
|
Gabriel
|
18/09
|
Arthur
|
28/09
|
Gráfico dos aniversariantes em forma de colunas 3D
Tabela das quantidades de letras no nome de crianças
Andressa
|
8
|
Paulo
|
5
|
Marcos
|
6
|
Matheus
|
7
|
Gustavo
|
7
|
Nathália
|
8
|
João Pedro
|
9
|
Gráfico das quantidades de letras do nome de crianças em forma de barras 2D
alunos.
Essa escolha deverá ser feita de acordo com a realidade vivenciada em cada
sala de aula.
Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido
como construir,
interpretar e elaborar gráficos e tabelas de situações vivenciadas.
Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
Avaliação
É de suma importância observar se os alunos estão participando e
realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no
processo de aprendizagem.
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais
deverá verificar se os alunos conseguiram:
construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada;
trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira;
interpretar informações em gráfico e tabela;
colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética;
utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e
resoluções das atividades propostas.
É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais
dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no
processo de aprendizagem.
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais
deverá verificar se os alunos conseguiram:
construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada;
trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira;
interpretar informações em gráfico e tabela;
colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética;
utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e
resoluções das atividades propostas.
É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais
dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Retirado do site Portal do Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário