A EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA NOVA ESCOLA ESTÁ TRAZENDO LEITURA, ARTIGOS E AS REPORTAGENS ESTÃO IMPERDÍVEIS PARA OS PROFESSORES ALFABETIZADORES. TRAZENDO TAMBÉM EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES QUE ESTÃO EM SALA DE AULA .
SEÇÕES
- ENTREVISTA: Ana Maria Kaufman
- APRESENTAÇÃO: Alfabetizar é todo dia. O professor deve planejar com antecedência as atividades de escrita e de leitura do ano letivo.TEORIA E PRÁTICA
DIAGNÓSTICO: PARA CONHECER A NOVA TURMA: Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança elabora hipóteses.
PLANEJAMENTO: ORGANIZAR A ROTINA; O professor deve criar atividades que proporcionem contato com práticas de leitura e de escrita.
INTERAÇÃO: PARCEIROS EM AÇÃO; agrupar as crianças é uma estratégia importante para a troca de conhecimento que leva à reflexão.
SALA DE AULA
LEITURA PELO PROFESSOR: PEQUENOS LEITORES: Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural e desenvolver o comportamento leitor.
LEITURA PELO ALUNO: DESDE O COMEÇO: É preciso oferecer textos à sala já nas primeiras atividades de alfabetização para favorecer a reflexão.
DITADO PARA O PROFESSOR: PRODUZIR TEXTO SEM ESCREVER: O docente trabalha com os estudantes as diferenças entre linguagem oral e a escrita.
ESCRITA PELO ALUNO: NA PONTA DO LÁPIS: Desde o inicio escrever leva a turma a refletir, formular, testar e avançar nas próprias hipóteses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário