As crianças estão precisando estudar para a prova?
Estudar a tabuada?
Estão aprendendo a reconhecer as letras e ler palavras e frases?
Estão com dúvidas em Português, confundindo algumas consoantes como F e V, M e N?
Então brinque com elas de Ditado Estourado, que vai ser o maior sucesso em casa ou na
escola!
Aprender brincando é sempre melhor, porque assim o que se estuda torna se
significativo para a criança.
O Ditado Estourado é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado;
um criativo e estimulante jeito de atingir os objetivos dessa estratégia: reforçar aquilo
que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, através
da brincadeira!
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento e estimular várias habilidades como
a concentração, escrita e leitura de palavras e números, cálculo e agilidade mental,
verificar o vocabulário e ortografia tanto em português como em outras línguas e ainda
pode servir de ferramenta para a construção de textos.
O importante é que ele seja relacionado a algum tema que esteja sendo estudado pela
criança.
Como brincar de Ditado Estourado
Há várias maneiras de organizar essa atividade. Para conseguir desvendar esse desafio,
é necessário que seja o balão estourado e é aí que começa a diversão!
O Ditado Estourado pode ser organizado de várias maneiras: chamando uma criança por
vez, em duplas ou até em pequenos grupos que serão desafiados a ler/resolver desafios ou
perguntas que estarão dentro do balão.
Uma criança estoura um balão, lê e/ou dita a letra/sílaba/palavra/conteúdo estudado
para as outras
Uma criança estoura um balão, e desafia um colega para ler o que tem no papel.
Ao estourar o balão, a criança precisa soletrar as letrinhas dos nomes dos amigos
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Há uma infinidade de alternativas para fazer essa atividade.
Para treinar tabuada, por exemplo, podemos colocar uma conta ali e elas dão a
resposta… ou o contrário.
Solte sua criatividade e boa diversão e aprendizagem!
O que colocar nos balões
As possibilidades são infinitas para fazer o Ditado Estourado.
Pode ser usado para trabalhar conteúdos escolares e até como dinâmicas de
integração.
Veja algumas sugestões:
Letras, sílaba, palavra ou frase, tanto em português, como em inglês, espanhol…
(leitura e escrita)
Letras do alfabeto ou palavra que inicie com determinada letra
(reconhecimento de letras)
Perguntas e respostas de um texto trabalhado (fixação de conteúdos
fundamentais)
Formas geométricas coloridas para dizer sua cor forma em português, inglês…
(leitura e escrita matemática)
Palavra para formar uma frase, tanto em português, como em inglês, espanhol…
(produção de texto)
Fatos da tabuada: dar a conta 6×7 por exemplo para responder ao estourar
(Matemática)
Contas de adição, subtração, multiplicação e divisão para responder ao estourar
(cálculo mental)
Cartões com cores, animais… (leitura e escrita)
Trabalho com grupos de palavras: nomes de brinquedos, de animais ou outros
(classificação)
Palavras que rimam com as que estão no balão (produção de texto poético)
Classificar palavras: nomes próprios ou comum, substantivo, adjetivo…
(gramática)
Uso da acentuação em palavras ou pontuação em frases (gramática)
Palavras relacionadas à ortografia com NH ou LH, SS, RR, M/N…
(ortografia)
Passagens de um texto bíblico (fixação de conteúdos)
Quem pode brincar
O Ditado Estourado não tem uma idade específica para ser usado, porém, algumas
crianças ou até adultos tem receio de estourar balões.
Nesse caso é recomendado que se explique como vai acontecer a atividade e se
verificar se tem alguém que não goste do barulho ou de estourar balões.
Isso pode acontecer e geralmente quando se entende a brincadeira acabam perdendo
o medo e brincando junto. O sucesso da atividade depende de como a organizamos!
Avaliando a atividade
Avaliar essa atividade é uma maneira de detectar as facilidades e as dificuldades de
aprendizagem da criança.
É interessante que após o Ditado Estourado, as crianças façam a reescrita das palavras,
frases ou cálculos que tiveram dificuldades. Para isso, podemos usar a correção coletiva
ou escrever na folha da própria criança para ela observar e reescrever a palavra ou frase
da forma convencional. É importante que ela tenha o modelo correto, estando presente
no momento da correção.
Esse foi o começo do desenvolvimento dessa brilhante ideia, que tem inspirado milhares
de professores a utilizar essa estratégia com seus alunos.
Ao relatar como teve a ideia, Thiala me confessou que fazer essa atividade foi uma
grande superação para ela, pois tinha pavor do barulho do estouro do balão e conseguiu
superar por causa das risadas e de ver a alegria das crianças com essa “brincadeira”.
Retirado do site Soescola