quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Histórias em Quadrinhos envolvendo os Cinco Eixos

Essa é uma história que o professor pode utilizar para trabalhar além dos valores de uma amizade duradoura e verdadeira, os Cinco Eixos da Alfabetização e Letramento. É possível criar atividades para pelo menos uma semana de aula utilizando apenas a história em quadrinhos e os cinco eixos.

Como exemplo do que pode ser trabalhado, veja abaixo alguns exemplos de atividades. Note que os Cinco Eixos são trabalhados de forma interligada, sendo em muitas vezes difícil de serem vistos de forma isolada. Por isso, eles estão identificados de forma numérica apenas para uma melhor compreensão de cada capacidade, mas a realização das atividades como um todo não seguem esta sequência. O professor pode ainda acrescentar mais atividades às propostas:


1. Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
Mostre que a história foi contada através de um dos meios existentes de circulação da escrita, que é a revista em quadrinhos.

Aproveite o momento para falar da estrutura de uma revista em quadrinhos. Pergunte quem já conhece, quem já leu uma, o que eles perceberam de diferente entre uma história contada em quadrinhos e uma contada em forma de texto, etc. Faça uma sondagem e ao mesmo tempo ensine para aqueles que ainda não conhecem.

Capacidade:
. Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção
escrita e de circulação da escrita na sociedade.


2. Apropriação da Cultura Escrita
Após a atividade proposta no eixo da produção escrita, utilize o texto produzido para verificar como os alunos estão escrevendo e aproveite a atividade para planejar atividades que visem sanar as dificuldades no domínio das regularidades ortográficas.

Capacidade:
. Dominar regularidades ortográficas.





3. Leitura
Peça aos alunos que digam, depois de feita a leitura da história, se eles conseguiram compreender a história só pelo que leram ou se as imagens também ajudaram na compreensão da história. São os personagens que estão contando a história ou existe outra pessoa contando? etc.

Faça perguntas que possam identificar se os alunos realmente entenderam a história e quais os recursos utilizados por elas para compreenderem a história.

Capacidades:
. Compreender textos;
. Construir compreensão global do texto lido, unificando
e inter-relacionando informações explícitas e implícitas.





4. Produção Escrita
Peça para que os alunos imaginem e escrevam possíveis falas do Cascão e do Cebolinha de acordo com o que eles acham que cada um está dizendo em cada quadrinho. Neste momento é importante que os alunos já tenham a compreensão da estrutura de uma história em quadrinhos como, por exemplo, que a fala de cada um vem representada por balões e que cada tipo de balão representa o modo como os personagens estão se expressando (falando, gritando, pensando, etc.).

Capacidade:
. Planejar a escrita do texto considerando
o tema central e seus desdobramentos.

5. Desenvolvimento da Oralidade
Quando você verificar o eixo da oralidade verá que seus alunos alcançaram algumas das capacidades deste eixo como:

. Escutou com atenção e compreensão;
. Respondeu às questões propostas;
. Expôs sua opinião.





E se seus alunos não atingiram estas capacidades de forma satisfatória é interessante trabalhar a importância das mesmas durante a realização de cada atividade.

Elaborado por, Ana Paula Patente

Acompanhe a história:


Retirado do blogger Aprende Minas

Um comentário:

  1. Olá Rita, novamente venho agradecer pela contribuição em nosso Blogger. Beijinhos!!

    ResponderExcluir