Foram realizados nas E.E.Verena Leite de Brito, 11 de Agosto, Francisco Salazar, Dr. José Gentil, Antonio Carlos de Brito, São José, Vale do Guaporé, Rainha da Paz, Juscelino Kubitschek e escolas municipais a 2ª formação : Pró Escola Formação: “Práticas de Ensino da Matemática em uma Perspectiva Interdisciplinar” para os Professores Alfabetizadores do I Ciclo ( 1º, 2º e 3º ano) e II Ciclo (4º e 5º ano). Com o objetivo de compreender o papel da leitura e escrita na Matemática, suas representações e recursos de ensino que permite vislumbrar uma nova dimensão para a prática em sala de aula.
Com o objetivo de compreender o papel da leitura e escrita na
Matemática, suas representações e
recursos de ensino que permite vislumbrar uma nova dimensão para a prática em
sala de aula.
Aonde formam abordados:
·
Grandeza e Medidas;
·
Por que medimos?
·
Medimos porque temos a necessidade de fazer
previsões; relacionar e comparar medidas e
controlar experiências;
·
Instrumentos de medidas
(balança/relógio/trena/jarra);
·
Medir é comparar grandezas de mesma espécie:
quantas vezes uma cabe na outra.
·
Quando medimos, escolhemos um padrão para fazer
uma comparação entre ele e o que se quer medir. Esse padrão é a unidade de
medida.
·
A medida é sempre descrita por um número acompanhado
de uma unidade de medida.
·
A escolha de unidades padronizadas favorece a
comunicação entre as pessoas.
· As medidas têm importância social e científica
pois descrevem quantitativamente a variação de grandezas.
·
Jogos (bolinha de gude /peteca /maia /tangran/
peteca/ usando o segundo);
·
Eixos/Capacidades/Descritores/Saeb/Objetivo de
Aprendizagem do Sistema do ano;
·
Perímetro e Área;
·
Unidades
padronizadas e não padronizadas de
medida;
·
Representação Equivalente de tempo, dia, mês e
ano;
·
Massa, capacidade e volume;
·
Sistema Monetário.
·
Confecção de tangran, peteca e geladinha, aonde
foram abordados perímetro; área; volume; medidas e peso.
Atividades Trabalhadas na Formação
Medimos um objeto ou medimos uma característica de um objeto?
Medimos um objeto ou medimos uma característica de um objeto?
Vamos Medir o Tempo com o Coração:
Atividades com Horas
Algumas atividades com
Perímetro e Área
Medimos ou Contamos
Jogo - Bola de Gude
Utilizando os Jogos do celular para
Trabalhar
Grandeza e Medidas
Confeccionando Gelinho, envolvendo as Disciplinas de Artes, Ciências ,
Matemática,
História, Geografia, Português
Jogo - Peteca
Jogo de Maia
Confeccionando Tangran
Jogo - Usando o Segundo
Gestar - Grandeza e Medidas
Algumas Fotos da Formação
Vídeo com as fotos da Formação
ResponderExcluirPublicar más que genial, gracias amable
spot7.org