Foram realizados nas E.E.Verena Leite de
Brito, 11 de Agosto, Francisco Salazar, Dr. José Gentil, Antonio Carlos de Brito, São José, Vale do Guaporé, Rainha da Paz, Juscelino Kubitschek e escolas municipais a 1ª formação : Pró Escola Formação: “Práticas de Ensino da Matemática em uma
Perspectiva Interdisciplinar” para os Professores Alfabetizadores do I Ciclo (
1º, 2º e 3º ano) e II Ciclo (4º e 5º ano). Com o objetivo de compreender o papel da leitura e escrita na
Matemática, suas representações e
recursos de ensino que permite vislumbrar uma nova dimensão para a prática em
sala de aula.
Aonde formam abordados:
·
Música (que
você entende por leitura e escrita na matemática; os conceitos matemáticos;
símbolos ou códigos matemáticos);
·
A linguagem
Matemática;
·
Concepções
Matemáticas;
·
Relações
com alfabetização e o letramento cientifico;
·
Utilizar as
diferentes linguagens matemáticas;
·
O papel do
professor;
·
Atividades
básicas para o 1º e 2º ciclo;
·
Geometria -
desenvolvimento de sentido espacial; Medições
reais e os conceitos relacionados com unidade de medidas;
·
Oficinas
(construindo poliedros; elementos de um poliedros; Rimas das com as formas
geométricas; Figuras Geométricas Planas/Bidimensionais
e Tridimensionais; Poliedros e não poliedros;
Classificação de polígonos; Prismas e pirâmides: classificação; Planificação de modelos de sólidos;;
Planificações).
·
Espaço e
Forma: Eixo/Descritores (OCs), Saeb; Objetivos de Aprendizagem; Conteúdos e
Avaliação com sugestões de atividades .
Alguns Materiais utilizados na formação
SLAIDS:
LETRA DA MÚSICA:
Vou começar por um, mas
sempre preferi o dois
Ou melhor entre nós dois, eu quero algo a mais
E menos que isso, eu deixo pra depois
E três, eu não vou pensar mais em vocês
Se for pra ser eu quero par
Eu quero te mostrar
Tudo aquilo que eu ainda posso te ensinar
E as contas
São só pra te mostrar que o que conta
É a soma dos sorrisos e da paixão
A matemática do teu coração
Então deixa eu te mostrar
Que mesmo sendo difícil de explicar
Eu sei que você pode, pode me amar
Assim como eu te amo
Então deixa eu te mostrar
Que mesmo sendo difícil de explicar
Eu sei que você pode, pode me amar
Assim como eu, eu te amo
Eu vou pegar, tudo que você me der
E multiplicar como eu quiser
Pra chegar num resultado que não pode ser mudado
É fazer você feliz
Eu vou mostrar
Tudo que podemos somar
E ai de você pensar que eu vou dividir
Pois hoje é só o teu sorriso é que me faz sorrir
E as contas
São só pra te mostrar que o que conta
É a soma dos sorrisos e da paixão
A matemática do teu coração
Então deixa eu te mostrar
Que mesmo sendo difícil de explicar
Eu sei que você pode, pode me amar
Assim como eu te amo
Então deixa eu te mostrar
Que mesmo sendo difícil de explicar
Eu sei que você pode, pode me amar
Assim como eu, eu te amo (4x)
Ampliar e Reduzir
RIMAS:
Eu sou o Quadrado
Bonito demais
Tenho quatro lados
E todos iguais
E eu sou o Círculo
Sou igual à lua
Sou o mais bonito
Lá da minha rua
Eu sou o Triângulo
Tenho três biquinhos
De chapéu eu sirvo
Para os palhacinhos
Eu sou o Retângulo
Cresci mais de um lado
Para fazer inveja
Ao senhor quadrado
Brincadeira: Caça ao tesouro ajuda a
EnsinarÂngulos
EIXO,
DESCRITORES, SAEB, DIREITOS DE APRENDIZAGEM,
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Palhaço - Formas Geometricas
Transcrever a Imagem
Caderno do Gestar I - Grandeza e Medidas
ALGUMAS FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário