Que tipo de texto
Listas - de nomes(das crianças da sala de aula), frutas, brinquedos; etc. ;
Textos que ela conhece de cor - como cantigas, parlendas e trava-línguas ;
Propor que neles ela encontre palavras ou "leia" trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).
Quando propor:
Em dias alternados com as atividades de escrita .
A atividade deve ser realizada só com alunos não alfabéticos.
Para os alfabetizados, é aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que eles conseguem ler com autonomia.
O que a criança aprende:
O que a criança aprende:
Acompanhando o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de "descobrir" as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe "o que" está escrito (condição para a realização da atividade) e precisa pensar somente no "onde". Ele reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em questão - frutas, cores - e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme a antecipação feita.
Retirado da Revista Nova Escola
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