
O que é: a escrita de textos memorizados - como cantigas, parlendas, trava -línguas e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) que podem ser escritos com lápis e papel ou com letras móveis.
Quando propor: em dias alternados com as atividades de leitura para reflexão sobre o sistema de escrita . A atividade deve ser realizada com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor um trabalho sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já sabem escrever.
O que a criança aprende: concentrada apenas no sistema de escrita - pois o
conteúdo ela já sabe de cor -, a criança pode se voltar apenas ao "como escrever", pensando em quantas e quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.
O que a criança aprende: concentrada apenas no sistema de escrita - pois o
conteúdo ela já sabe de cor -, a criança pode se voltar apenas ao "como escrever", pensando em quantas e quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.
Retirado da Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário