Objetivos
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais
de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade:
Depende do ritmo da turma
Material
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
• Hino Nacional
Temas Transversais
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade:
Depende do ritmo da turma
Material
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
• Hino Nacional
Temas Transversais
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em
campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade
de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com
as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos
que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão
da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida)
e negativos (poluição visual, sujeira)
da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida)
e negativos (poluição visual, sujeira)
alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos.
As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países
no Brasil.
disciplinas.
Ed. Artística:
Viseira da Copa;
Bandeirinhas para enfeitar a escola;
Desenhos livres sobre a Copa.
Música: Rumo ao Penta (Pelé).
Organizar um jogo de futebol ;
As regras do futebol e a função de cada jogador;
Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme);
Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo:
Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a
Vídeo:
Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a
técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
Português:
O Hino Nacional
A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem
Português:
O Hino Nacional
A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem
como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
Livros de literatura infantil (a verificar);
Entendimento e ilustração;
Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades,
Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
Livros de literatura infantil (a verificar);
Entendimento e ilustração;
Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades,
trava-línguas, etc;
Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome
Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome
dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que
Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que
sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos.
Matemática:
Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como
Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos.
Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como
tetra, tri, bi-campeão);
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final;
Quantidade de jogadores num jogo de futebol;
Os reservas da seleção (função);
Agenda da copa;
Análise do placar dos jogos do Brasil;
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...);
Liga pontos.
História e Geografia:
História das Copas;
Sede da Copa;
Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final;
Quantidade de jogadores num jogo de futebol;
Os reservas da seleção (função);
Agenda da copa;
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...);
Liga pontos.
História e Geografia:
História das Copas;
Sede da Copa;
Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e
costumes);
Localização no mapa da sede da Copa;
Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus
Localização no mapa da sede da Copa;
Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus
adversários;
A Bandeira Brasileira;
As bandeiras dos países que estão sediando a Copa;
As bandeiras dos demais países;
Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional;
Mãos de obra temporária que surge em razão da copa;
O respeito às demais seleções ;
Reforçar o espírito patriótico;
Retrospectiva das Copas.
Ciências:
A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde
mental, o repouso;
A Bandeira Brasileira;
As bandeiras dos países que estão sediando a Copa;
As bandeiras dos demais países;
Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional;
Mãos de obra temporária que surge em razão da copa;
O respeito às demais seleções ;
Reforçar o espírito patriótico;
Retrospectiva das Copas.
Ciências:
A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde
mental, o repouso;
O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi
a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados
negativos);
O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
Os valores nutricionais de alguns alimentos;
Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;
Montar com as crianças um cardápio;
Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões e Aplicações
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho;
Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.
Retirado do Blogger Banco de Atividades
Nenhum comentário:
Postar um comentário