PROJETO CARNAVAL DO BRASIL
OBJETIVOS:
- Reconhecer o Carnaval como a maior expressão da cultura e da arte do povo brasileiro;
- Observar e participar culturalmente desta manifestação folclórica;
OBJETIVOS:
- Reconhecer o Carnaval como a maior expressão da cultura e da arte do povo brasileiro;
- Observar e participar culturalmente desta manifestação folclórica;
- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
- Conhecer as características do Carnaval;
- Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;
- Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;
PROBLEMATIZAÇÃO E SONDAGEM
Rodinha: Como é esta festa?
Como são as roupas usadas?
E a música, como é?
Quem já ouviu marchinhas de carnaval?
Como são as roupas usadas?
E a música, como é?
Quem já ouviu marchinhas de carnaval?
O carnaval é igual em todas as cidades do Brasil? Quais as diferenças?
DESENVOLVIMENTO
• Atividades lúdicas:
Ed. Artística: A arte presente no carnaval, (quebra cabeça com o tema).
DESENVOLVIMENTO
• Atividades lúdicas:
Ed. Artística: A arte presente no carnaval, (quebra cabeça com o tema).
- Confecção de máscaras e enfeites
Movimento e Música: músicas e dança - baile de carnaval
- Músicas: Marchinhas de Carnaval.
Linguagem e oralidade
- Músicas de carnaval, marchinhas;
- Palavras relativas ao carnaval;
- Pesquisa sobre as escolas de samba preferida das crianças;
- Pesquisa sobre o que as crianças sabem sobre as manifestações carnavalescas no Brasil;
- Introdução das letras que iniciam algumas palavras do projeto como: C de Carnaval
M de Máscara e F de Fantasia.
Movimento e Música: músicas e dança - baile de carnaval
- Músicas: Marchinhas de Carnaval.
Linguagem e oralidade
- Músicas de carnaval, marchinhas;
- Palavras relativas ao carnaval;
- Pesquisa sobre as escolas de samba preferida das crianças;
- Pesquisa sobre o que as crianças sabem sobre as manifestações carnavalescas no Brasil;
- Introdução das letras que iniciam algumas palavras do projeto como: C de Carnaval
M de Máscara e F de Fantasia.
Matemática
- A escola mais votada entre as crianças, o bloco mais votado, a marchinha mais votada;
- As cores do carnaval (máscaras, fantasias, confetes);
- As formas geométricas;
- Numerais e quantidades (número de instrumentos musicais, fantasias.
Natureza e Sociedade
- O Carnaval no Brasil;
- Carnaval, a expressão popular;
- O trabalho dos envolvidos nos trabalhos das escolas de samba e de rua;
- O lado bom e ruim do carnaval;
- Como era o carnaval antigamente,
OUTRAS SUGESTÕES
JOGOS:
Bingo: Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade
de jogar bingo.
Bingo: Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade
de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:
* Alegria; * Salão; * Serpentina; * Fantasias; * Samba; *Carnaval; *festa; * brincadeira
Jogo da forca:
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação
de todas as crianças.
* Alegria; * Salão; * Serpentina; * Fantasias; * Samba; *Carnaval; *festa; * brincadeira
Jogo da forca:
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação
de todas as crianças.
Exemplo do jogo:
___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (C A R N A V A L)
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra
e qual é a palavra...
___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ (C A R N A V A L)
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra
e qual é a palavra...
Jogo do dominó:
Este jogo explora a primeira letra da palavra. A criança precisa juntar a cartela
da letra com a palavra...
Exemplo: A / ALEGRIA
Trabalhar em conjunto e realizar as atividades explorando a escrita de letras, palavras,
números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
Exemplo: A / ALEGRIA
Trabalhar em conjunto e realizar as atividades explorando a escrita de letras, palavras,
números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
* Caça-palavras;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou
colegas;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou
colegas;
* Atividades com marchinhas.
1) Mamãe eu quero (falar sobre o choro, a chupeta, a mamadeira, a pirraça), fazer um
cartaz coletivo com a musica e colar várias chupetas enfeitadas pelas crianças, texto
lacunado faltando palavras.
cartaz coletivo com a musica e colar várias chupetas enfeitadas pelas crianças, texto
lacunado faltando palavras.
2) Pirata da perna de pau (falar sobre os piratas, certo e errado pegar as coisas dos
outros), bingo com palavras da marchinha, montar com alfabeto móvel a palavra
pirata.
outros), bingo com palavras da marchinha, montar com alfabeto móvel a palavra
pirata.
3) Tomara que chova (falar da importância da chuva) atividade para as crianças
desenharem ou fazerem com tinta as gotas da chuva.
desenharem ou fazerem com tinta as gotas da chuva.
4) Bandeira Branca (falar sobre a paz, sobre violência no carnaval), fazer com as
crianças as bandeirinhas
crianças as bandeirinhas
Atividades de Artes:
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte,
colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem
de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
* Confecção de enfeites para o carnaval a partir de sucatas;
* Confecção de bandinha (chocalho, tambor, pandeiro)
* Cada criança recebe uma máscara, para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do
seu agrado.
* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas
* Cada criança recebe uma máscara, para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do
seu agrado.
* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas
carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a
socialização do grupo.
socialização do grupo.
Brincadeiras Infantis:
* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar
* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar
espontaneamente com sugestões e ideias de brincadeiras infantis.
Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo
choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.
“Baile de Carnaval”:
* Na culminância do projeto, o dia do “Grito de Carnaval” as crianças são
convidadas a virem fantasiada, com máscaras, vestidas com o time do coração,
e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos
e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.
“Baile de Carnaval”:
* Na culminância do projeto, o dia do “Grito de Carnaval” as crianças são
convidadas a virem fantasiada, com máscaras, vestidas com o time do coração,
e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos
e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.
Usarão os enfeites feitos em sala durante o projeto.
Pode ser feito um desfile de fantasias, apresentação de marchinhas (cada turma
ensaia uma), concurso da turma mais animada...
AVALIAÇÃO
- Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das
- Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das
crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade,
responsabilidade e muito dinamismo.
CULMINÂNCIA:
Um Grito de Carnaval na escola. Desfile dos blocos, cada turma representará
uma marchinha e desfile de fantasias.
RECURSOS:
RECURSOS:
CD de marchinhas de Carnaval, caixa de som e microfone, enfeites, confete
e serpentina.
Muito bom o seu blog esta de parabéns, amei é muito fofo por isso quero contribuir com ele deixando esses conteudos muito legais que são relacionados ao assunto.
ResponderExcluirATIVIDADES SOBRE O CARNAVAL ENSINO FUNDAMENTAL
Atividade para o carnaval 1° ano
Atividade para o carnaval 2° ano
Atividade para o carnaval 3° ano
Atividade para o carnaval 4° ano
Atividade para o carnaval 5° ano
ATIVIDADES VARIADAS SOBRE O CARNAVAL
Atividades escolares sobre o carnaval
Atividades sobre o carnaval para educação infantil
Atividades sobre o carnaval para ensino fundamental
atividades sobre o carnaval para imprimir
atividades para crianças sobre o carnaval
Interpretação de texto sobre o carnaval
Texto sobre o carnaval
DESENHOS DE CARNAVAL PARA PINTAR
Desenhos de carnaval para colorir
Desenhos de carnaval para imprimir
Desenhos para colorir mascaras de carnaval
Ola Rita estava sentido a vossa falta. Novamente venho agradecer você por estar contribuindo com o nosso Blogger. Obrigado pelo comentário e pela visita. Beijinhos!!
Excluir