segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Jogos Pedagogicos com Materiais Reciclados

Memória de gavetinhas

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixas de fósforo, letras do alfabeto impressas, papel contact e cola quente.
Como jogar/interagir: Tentar achar dentro da gavetinha a letra e o seu par.

Loto quadrinhos

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, revistas em quadrinhos e contact.
Como jogar/interagir: Joga-se em grupos de quatro pessoas, cada um com uma cartela. Uma outra pessoa tira da caixa uma figura e fala para o grupo. Quem tiver a figura correspondente cantada coloca um feijão em cima. Quem completar a cartela primeiro ganha.

Lince

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, cola, tinta, encartes de supermercado e contact.
Como jogar/interagir: Os jogadores recebem as cartelas com as figuras que estão o tabuleiro e depois do sinal, tentam localizar rapidamente a figura em cima do seu par correspondente. Vence quem colocar primeiro as figuras.

Jogo de Perguntas e respostas ecológicas

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Sacolas plásticas, papel, garrafa plástica, tinta e cola.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.

Jogo de damas de tampas

Autor: Binqueduca
Materiais utilizados: Papelão, fita adesiva colorida, tampas de garrafa de amaciante e tinta.
Como jogar/interagir: É jogado com dois parceiros, um com 12 pedras brancas e outro com 12 pedras pretas. Começa com quem está com as pedras brancas, a pedra só anda para a frente e uma casa de cada vez, podendo capturar tanto para a frente ou para trás. Quando ela atinge a última linha do tabuleiro é promovida à dama, que pode andar para frente e para trás quantas casas quiser, não podendo saltar uma pedra da mesma cor, não existindo sopro e duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra vale o mesmo que a dama. É obrigatório a captura de todas as peças que forem possíveis, podendo se passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não sendo permitido capturar duas vezes a mesma peça e as mesmas não podem ser retiradas do tabuleiro antes do fim do lance de captura. Após 20 lances consecutivos sem captura ou deslocamento de pedra a partida é considerada empatada assim como 5 lances consecutivos e finais de 2 damas contra 2 damas, 2 damas contra uma, 2 damas contra uma dama e uma pedra, uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama de uma pedra.

Jogo da velha  

Autor: Doação de escola
Materiais utilizados: 1 folha de papel cartão amarelo, 1 folha de papel cartão preto, 5 tampas amarelas e 5 tampas brancas.
Como jogar/interagir: O tabuleiro possui três linhas e três colunas, e é jogado com dois parceiros.  Cada jogador escolhe as tampas de uma cor (amarelas ou brancas). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. O objectivo é conseguir fazer uma linha  utilizando-se de três tampas, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.

Forma palavras

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Cilíndro de papelão, contact e palavras impressas.
Como jogar/interagir: Gire os elos e forme uma palavra.

Senha de entrada na sala

Autor: Doação de escola
Materiais utilizados: Tampas de garrafa pet numeradas, caneta e estojo para guardar.
Como jogar/interagir: Misture as tampas dentro do estojo e pegue uma para definir a ordem de entrada na sala de aula.

Retratos – Jogo da memória

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Tampas de uma mesma cor, figuras de rostos e caixa de sapato.
Como jogar/interagir: Tentar encontrar os pares, virando uma carta por vez.

Resta um de joaninha

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, tampinhas de garrafa, cola, tinta e fita adesiva.
Como jogar/interagir: Movimentam-se as peças em qualquer direção, com a intenção de capturar as peças até restar somente uma no tabuleiro.

Empilhe as tampas

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Tampas coloridas de diferentes tamanhos, caixa de papelõ, cola, tinta e garrafa pet.
Como jogar/interagir: Empilhar respeitando a ordem de tamanho ou então, encaixar uma dentro da outra.

Dominó da multiplicação

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, números impressos, contact.
Como jogar/interagir: Cada jogador pega 7 peças (que deverão estar todas viradas de cabeça para baixo) e as organiza, escondendo-as dos parceiros. Começa o jogo quem tiver a peça maior. O primeiro jogador coloca uma peça no centro da mesa e o próximo deverá colocar outra peça que tenha lado igual a um dos lados da mesa e assim por diante. Quem não tiver uma peça que possa ser colocada perde a vez. Vence o jogo quem terminar suas peças primeiro.

Quebra-cabeça

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixas de fósforo, uma figura de revista, cola e contact.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.

Delícia de memória

Autor: Doação de escola (EMEF Armelinda – 1ª Ano A)
Materiais utilizados: 1 vasilhame de chocolate em pó de plástico, 20 tampas de garrafa pet e 2 caixas de papelão iguais com figuras (caixas de bombom), cola.
Como jogar/interagir: Coloque as tampas viradas para baixo, com as tampas escondidas, misture-as e procure as tampas iguais.

Passa bolinhas

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Garrafas pet, bolinhas de gude e durex colorido.
Como jogar/interagir: Tentar passar as bolinhas pelo funil dentro da garrafa.

Memória transportes

Autor: Brnqueduca
Materiais utilizados: Tampas de uma mesma cor, cola, garrafa pet e figuras de meios de transporte.
Como jogar/interagir: Tentar encontrar os pares, virando uma carta por vez.

Dominó em quadrinhos

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, revistas em quadrinhos e contact.
Como jogar/interagir: Cada jogador pega 7 peças (que deverão estar todas viradas de cabeça para baixo) e as organiza, escondendo-as dos parceiros. O primeiro jogador coloca uma peça no centro da mesa e o próximo deverá colocar outra peça que tenha lado igual a um dos lados da peça da mesa, assim por diante. Quem não tiver uma peça que possa ser colocada perde a vez. Vence o jogo quem terminar suas peças primeiro.

Caixa do Tato

Materiais utilizados: Caixa de papelão, tintas, tesoura e.v.a. e cola ou fita adesiva.
Como jogar/interagir: Forme um cubo com a caixa de papelão e desenhe o rosto do palhaço. Recorte a boca do palhaço e cole os pedaços de e.v.a. por dentro da caixa, de forma que preencha a boca. Desenhe formas geométricas ou números nas laterais e recorte-os. Pinte os recortes e o rosto do palhaço.

Abaco

Autor: Concurso de brinquedos
Materiais utilizados: Vasilhame de shampoo, tinta, cola, papelão, papel, caixa de coador de café e jornal
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.

Bilboquê

Autor: Formação de professores
Materiais utilizados: Garrafa pet, barbante e  tinta.
Como jogar/interagir: Acertar a bola dentro do funil.

Boliche

Autor: Lixo arte
Materiais utilizados: Garrafas PET, bola de madeira e fita adesiva colorida
Como jogar/interagir: Cada jogador deve tentar derrubar o maior número de pinos arremessando a bola na direção dos mesmos.

Dado

Autor: Estagiária do Instituto  Estre Carol.
Materiais utilizados: Folhas sulfites e canetinhas coloridas.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.

Vai e vem

Autor: Concurso de brinquedos
Materiais utilizados: Barbante, garrafa pet e fita adesiva
Como jogar/interagir: Cada jogador deve segurar um par de argolas nas pontas do brinquedo. Mantendo as tiras esticadas, o primeiro jogador deve abrir os braços, separando as argolas, enquanto o outro mantém os seus braços fechados, enquanto a garrafa pet chega até ele. Repete-se o movimento.

Mancala

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixa de ovos, tampas e milho.
Como jogar/interagir: O objetivo é colher o maior número possível de sementes. Terminada a partida, o jogador com mais sementes guardadas na sua mancala é o vencedor. O tabuleiro é dividido ao meio e são colocadas 4 sementes em cada cava de todo o tabuleiro. As duas cavas maiores são para guardar a colheita de cada jogador.  O primeiro jogador, recolhe suas sementes e coloca-as no sentindo anti-horário em cada uma das outras cavas, assim por diante. A colheita acontece quando um jogador coloca a última semente distribuída na jogada em uma das cavas do oponente e esta fica com duas ou três sementes. As sementes são colhidas e colocadas na mancala do jogador que semeou e colheu.  Se as cavas procedentes ainda tiverem sementes, elas são colhidas até encontrarem cavas vazias ou chegarem ao final do tabuleiro. Nunca se colhe no seu próprio lado do tabuleiro  O jogo termina quando todas as 6 casas de um lado do tabuleiro ficarem vazias. Se o oponente não tiver nenhuma semente e o jogador tiver condições de fazer um movimento que termine colocando sementes nas cavas do oponente, isso deverá ser feito, acarretando o término do jogo caso não o faça.

Jogo de damas

Autor: Doação de escola (EM Mª Miguel Jaubut – 3ª série – Profª Fernanda)
Materiais utilizados: Papelão, tinta e tampas de garrafa.
Como jogar/interagir: É jogado com dois parceiros, um com 12 pedras brancas e outro com 12 pedras pretas. Começa com quem está com as pedras brancas, a pedra só anda para a frente e uma casa de cada vez, podendo capturar tanto para a frente ou para trás. Quando ela atinge a última linha do tabuleiro é promovida à dama, que pode andar para frente e para trás quantas casas quiser, não podendo saltar uma pedra da mesma cor, não existindo sopro e duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra vale o mesmo que a dama. É obrigatório a captura de todas as peças que forem possíveis, podendo se passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não sendo permitido capturar duas vezes a mesma peça e as mesmas não podem ser retiradas do tabuleiro antes do fim do lance de captura. Após 20 lances consecutivos sem captura ou deslocamento de pedra a partida é considerada empatada assim como 5 lances consecutivos e finais de 2 damas contra 2 damas, 2 damas contra uma, 2 damas contra uma dama e uma pedra, uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama de uma pedra.

Memória de tampas

Autor: Doação de escola (EMEF Armelinda – 1ª Ano A)
Materiais utilizados: 18 caixas plásticas de rolos de filme, 18 tampas de garrafa pet coloridas (2 de cada cor), vasilhame com tampa.
Como jogar/interagir: Coloque as caixas plásticas viradas para baixo, com as tampas escondidas, misture-as e procure as tampas iguais.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Cida Santos, obrigado pelo comentário e pela visita. Beijinhos!!

      Excluir
  2. Oie, aonde eu encontro como fazer esses brinquedos? npreciso fazer alguns deles pro meu curso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi Rosicléia, obrigado pelo comentário, pela visita e pelo carinho. Beijinhos!!