*Tema (Alfabetização)
*Título do Projeto: “Contos e Clássicos Infantis”
*Série: 1º e 2 º Ano do Ensino Fundamental
*Tempo Necessário: Ano Letivo
Diante da complexidade do trabalho com a alfabetização, percebe-se que existe uma real necessidade de se analisar a prática do professor, para que se garanta um processo de aprendizagem e troca de experiências. Desta forma, percebe-se a importância fundamental de uma aprendizagem da leitura e escrita que consiga ir além da pura e simples decodificação de sons e letras, mas sim que venha a garantir que os educandos consigam compreender o sistema de representação da escrita e, principalmente, apreendam sua importância e aplicação no mundo em que estão inseridos.
Diante desta constatação, a questão a ser colocada como central dentro deste tema é:
Os projetos que podem servir como base integradora de trabalho interdisciplinar em alfabetização, propiciando uma aprendizagem realmente significativa da linguagem escrita pelo educando.
Diante desta constatação, a questão a ser colocada como central dentro deste tema é:
Os projetos que podem servir como base integradora de trabalho interdisciplinar em alfabetização, propiciando uma aprendizagem realmente significativa da linguagem escrita pelo educando.
*Justificativa
Tendo em vista a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e escrita. Decidimos enquanto alfabetizador, uma vez que muito se tem pesquisado acerca do tema, principalmente após as publicações dos trabalhos de Emília Ferreiro. Observando que muitos educadores têm levado em conta estes conhecimentos para buscar uma transformação e inovação em sua prática, com seus alunos. Porém, até que ponto estes conhecimentos e esta mudança de metodologia têm realmente garantido que os alunos apreendam a leitura e escrita de forma a vivenciarem um real significado? Como relacionar este conhecimento com o momento em que estamos inseridos, ligados a novas tecnologias, cercados de recursos multimídia?
Emília Ferreiro (1981) comenta que temos de nos preocupar em dar às crianças ocasiões de aprender. Que a língua escrita é muito mais que um conjunto de formas gráficas, e sim é um modo de a língua existir, é um objeto social, é parte de nosso patrimônio cultural.
Mas de que maneira estamos propiciando estas ocasiões de aprender? De uma forma natural, criativa e exploradora, ou de uma forma muitas vezes mecânica, direcionada e sem significado para a criança?A questão se concentra em tentar encontrar alternativas que venham a viabilizar um trabalho que seja completo e se torne significativo para os alunos e professores.
De acordo com Emilia Ferreiro (1981), o contexto mudou, a criança atualmente não vê flores, plantas, rebanhos, mas automóveis, computadores, Internet e televisão.
Diante desses novos e constantes estímulos é necessário que o educador, principalmente o alfabetizador, entenda que a criança , quando inicia o seu processo de escolarização já possui conhecimento da língua falada e escrita e imagina os princípios científicos em que se baseia o seu funcionamento, a sua construção. Desta forma, qualquer método que se baseie apenas na memorização não conduz à aprendizagem e está condenado ao fracasso.
Emilia Ferreiro que comenta a importância de se construir uma nova proposta educacional que leve o aluno a adquirir e desenvolver novas competências, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de profissional, preparado para lidar com as novas tecnologias e linguagens, para responder a novos ritmos e processos. Além disso, os resultados das pesquisas desta autora apontam para a necessidade de se trabalhar leitura e escrita com base na compreensão de suas funções na sociedade, evitando ao máximo a fragmentação do conhecimento.
Finalmente, convém ressaltar a importância da afetividade neste processo. A relação entre professor e alunos consiste numa das bases para a concretização do trabalho. Cabe ao educador motivar o educando para a leitura e escrita, acompanhar e interpretar a evolução do seu grafismo, possibilitando-lhe atingir a livre expressão na escrita e a plena autonomia para agir, descobrir, inventar e criar, para saber estabelecer relações entre os conteúdos em um processo interdisciplinar.
Desta forma, percebe-se a necessidade de se buscar um encaminhamento de trabalho com a alfabetização, onde se garantam não apenas conteúdos, trabalhados de forma isolada e descontextualizada, mas que ocorra um processo dinâmico de aprendizagem, onde se vivenciem as diferentes áreas de forma integrada, transformando a aquisição da leitura e escrita em um ambiente prazeroso e criativo.
Nesta constatação, observa-se que uma das possibilidades seria o trabalho interdisciplinar, voltado para a atuação com projetos, que envolvam todas as disciplinas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Só assim, o nosso projeto de leitura com clássicos tornará a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Emília Ferreiro (1981) comenta que temos de nos preocupar em dar às crianças ocasiões de aprender. Que a língua escrita é muito mais que um conjunto de formas gráficas, e sim é um modo de a língua existir, é um objeto social, é parte de nosso patrimônio cultural.
Mas de que maneira estamos propiciando estas ocasiões de aprender? De uma forma natural, criativa e exploradora, ou de uma forma muitas vezes mecânica, direcionada e sem significado para a criança?A questão se concentra em tentar encontrar alternativas que venham a viabilizar um trabalho que seja completo e se torne significativo para os alunos e professores.
De acordo com Emilia Ferreiro (1981), o contexto mudou, a criança atualmente não vê flores, plantas, rebanhos, mas automóveis, computadores, Internet e televisão.
Diante desses novos e constantes estímulos é necessário que o educador, principalmente o alfabetizador, entenda que a criança , quando inicia o seu processo de escolarização já possui conhecimento da língua falada e escrita e imagina os princípios científicos em que se baseia o seu funcionamento, a sua construção. Desta forma, qualquer método que se baseie apenas na memorização não conduz à aprendizagem e está condenado ao fracasso.
Emilia Ferreiro que comenta a importância de se construir uma nova proposta educacional que leve o aluno a adquirir e desenvolver novas competências, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de profissional, preparado para lidar com as novas tecnologias e linguagens, para responder a novos ritmos e processos. Além disso, os resultados das pesquisas desta autora apontam para a necessidade de se trabalhar leitura e escrita com base na compreensão de suas funções na sociedade, evitando ao máximo a fragmentação do conhecimento.
Finalmente, convém ressaltar a importância da afetividade neste processo. A relação entre professor e alunos consiste numa das bases para a concretização do trabalho. Cabe ao educador motivar o educando para a leitura e escrita, acompanhar e interpretar a evolução do seu grafismo, possibilitando-lhe atingir a livre expressão na escrita e a plena autonomia para agir, descobrir, inventar e criar, para saber estabelecer relações entre os conteúdos em um processo interdisciplinar.
Desta forma, percebe-se a necessidade de se buscar um encaminhamento de trabalho com a alfabetização, onde se garantam não apenas conteúdos, trabalhados de forma isolada e descontextualizada, mas que ocorra um processo dinâmico de aprendizagem, onde se vivenciem as diferentes áreas de forma integrada, transformando a aquisição da leitura e escrita em um ambiente prazeroso e criativo.
Nesta constatação, observa-se que uma das possibilidades seria o trabalho interdisciplinar, voltado para a atuação com projetos, que envolvam todas as disciplinas dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Só assim, o nosso projeto de leitura com clássicos tornará a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
*Objetivos:
- Utilizar o conhecimento disponível sobre os processos e métodos de aprendizagem dos quais depende a alfabetização para planejar as atividades de leitura e escrita;
- Desenvolver um trabalho de alfabetização adequado às necessidades de aprendizagem dos alunos;
- Considerar o nível de conhecimento real dos alunos e características pessoais;
- Registrar o desenvolvimento e a evolução dos alunos através da construção da leitura e escrita espontânea;
- Dramatizar situações do vídeo assistido e/ou da realidade dos alunos, através da produção da escrita ou representação teatral.
-Apresentar uma proposta de trabalho interdisciplinar em alfabetização, como forma de desenvolver uma aprendizagem da leitura e escrita realmente significativa para o educando, levando-se em conta sua utilização na sociedade da informação e tecnologia;
-Analisar a forma como vem sendo trabalhado o processo de alfabetização na atualidade. Discutir os conceitos de alfabetização e letramento dentro da sociedade da tecnologia e do conhecimento.
-Relacionar os aspectos emocionais, cognitivos e físicos da criança em fase de alfabetização. Discutir a importância de uma proposta de trabalho interdisciplinar em alfabetização, encaminhando-se o trabalho a partir de uma abordagem metodológica baseada em projetos;
-Recuperar as histórias da primeira infância;
- Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios, etc.);
- Explorar a linguagem oral e escrita de maneira mais lúdica e criativa.
- Utilizar o conhecimento disponível sobre os processos e métodos de aprendizagem dos quais depende a alfabetização para planejar as atividades de leitura e escrita;
- Desenvolver um trabalho de alfabetização adequado às necessidades de aprendizagem dos alunos;
- Considerar o nível de conhecimento real dos alunos e características pessoais;
- Registrar o desenvolvimento e a evolução dos alunos através da construção da leitura e escrita espontânea;
- Dramatizar situações do vídeo assistido e/ou da realidade dos alunos, através da produção da escrita ou representação teatral.
-Apresentar uma proposta de trabalho interdisciplinar em alfabetização, como forma de desenvolver uma aprendizagem da leitura e escrita realmente significativa para o educando, levando-se em conta sua utilização na sociedade da informação e tecnologia;
-Analisar a forma como vem sendo trabalhado o processo de alfabetização na atualidade. Discutir os conceitos de alfabetização e letramento dentro da sociedade da tecnologia e do conhecimento.
-Relacionar os aspectos emocionais, cognitivos e físicos da criança em fase de alfabetização. Discutir a importância de uma proposta de trabalho interdisciplinar em alfabetização, encaminhando-se o trabalho a partir de uma abordagem metodológica baseada em projetos;
-Recuperar as histórias da primeira infância;
- Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios, etc.);
- Explorar a linguagem oral e escrita de maneira mais lúdica e criativa.
*Metodologia
Levando em consideração a amplitude do tema, a presente pesquisa buscará na revisão de literatura o embasamento teórico necessário para se discutir as questões referentes à alfabetização e ao letramento, bem como sua articulação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a questão da interdisciplinaridade na educação relacionada ao trabalho com projetos pedagógicos. Além disso, a pesquisa bibliográfica auxiliará também na realização de uma análise das características físicas, emocionais, cognitivas, sociais da criança em fase de alfabetização. Partindo do projeto, da análise do processo de alfabetização e de observações em sala de aula, serão reunidos subsídios para a elaboração de uma proposta de alfabetização que venha de encontro a um trabalho que contemple uma atuação interdisciplinar, por meio das atividades, envolvendo as diversas disciplinas de trabalho presentes nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Práticas de Escrita
- Função social da escrita: registros.
- Comunicação: livro de conto.
- Desenho como forma de representação.
- Relação oralidade/escrita.
- Escrita do próprio nome.
- Apresentação de símbolos próprios da escrita: letras do alfabeto; e história da escrita.
- Produção da escrita: coletiva e espontânea.
- Organização gráfica: direção da escrita.
Práticas de Leitura
- Reconhecimento do próprio nome, dos colegas e do ambiente escolar.
-Função social da leitura e manuseio de materiais impressos: prazer (textos literários, poéticos, lúdicos e contos); comunicação; leitura não-convencional; leitura pretexto.
- Trabalhar com leitura e/ou narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narração.
- Função social da escrita: registros.
- Comunicação: livro de conto.
- Desenho como forma de representação.
- Relação oralidade/escrita.
- Escrita do próprio nome.
- Apresentação de símbolos próprios da escrita: letras do alfabeto; e história da escrita.
- Produção da escrita: coletiva e espontânea.
- Organização gráfica: direção da escrita.
Práticas de Leitura
- Reconhecimento do próprio nome, dos colegas e do ambiente escolar.
-Função social da leitura e manuseio de materiais impressos: prazer (textos literários, poéticos, lúdicos e contos); comunicação; leitura não-convencional; leitura pretexto.
- Trabalhar com leitura e/ou narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narração.
Práticas de Falar e Escutar
- Verbalização/articulação: clareza; seqüência; domínio constante e progressivo da objetividade; consistência argumentativa na exposição das idéias; fluência; entonação; ampliação do vocabulário; reprodução oral de jogos verbais (parlendas, quadrinhas, poemas, canções, trava-línguas etc.).
- Verbalização/articulação: clareza; seqüência; domínio constante e progressivo da objetividade; consistência argumentativa na exposição das idéias; fluência; entonação; ampliação do vocabulário; reprodução oral de jogos verbais (parlendas, quadrinhas, poemas, canções, trava-línguas etc.).
*Habilidades:
Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos/histórias. Analisar histórias escritas observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades). Utilizar diferentes estratégias de leitura: antecipação, interferência, seleção e verificação. Narrar acontecimentos e histórias deixando claro onde, quando e como aconteceu. Relatar experiências vividas, respeitando a seqüência casual e temporal. Participar de situações que envolvam o uso da linguagem nas diversas interações do cotidiano escolar.
Capacidade de levantar hipóteses e checá-las; de deduzir, inferir, concluir; identificar; relacionar e comparar.
Capacidade de levantar hipóteses e checá-las; de deduzir, inferir, concluir; identificar; relacionar e comparar.
*Conteúdos: Linguagem Oral e Escrita (Alfabetização)
*Conteúdos Conceituais:
Exploração de textos diversos: (poesia, fábula, conto, jornal e etc.).
-Contos de fada para ler e escrever
-Ritmo individual e coletivo.
-Identificar as principais imagens e partes de uma história.
- Analisar as sequências de imagens.
-Desenvolver as habilidades de observação, identificação, comparação, classificação, descrição (oral e por desenho), representação e conclusão.
-Identificar alguns clássicos infantis.
-Concluir que os contos ainda estão presentes na sala de aula.
Exploração de textos diversos: (poesia, fábula, conto, jornal e etc.).
-Contos de fada para ler e escrever
-Ritmo individual e coletivo.
-Identificar as principais imagens e partes de uma história.
- Analisar as sequências de imagens.
-Desenvolver as habilidades de observação, identificação, comparação, classificação, descrição (oral e por desenho), representação e conclusão.
-Identificar alguns clássicos infantis.
-Concluir que os contos ainda estão presentes na sala de aula.
*Conteúdos Procedimentais:
-Solicitar leitura, escrita e desenho.
-Relatar experiências, exprimir idéias, descrever e narrar fatos criados e interpretados em seqüência temporal e causal.
-Argumentar suas idéias e expor o seu ponto de vista em diversas situações.
-Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos que participa.
- grafar/identificar o próprio nome e o dos colegas..
-Colaborar nas escritas coletivas, professor ou aluno como escriba, com idéias e comentários.
-Expressar idéias e opiniões, registrando cenas ou acontecimentos, mesmo que de forma não convencional.
-Utilizar escritas significativas como apoio visual na elaboração de suas produções.
-Explorar diferentes portadores de textos.
-Buscar e informações ora pela imagem, ora pela escrita ainda que não leiam de maneira convencional.
-Promover roda de conversa para levantar e sugerir questões pertinentes.
-Oferecer vários materiais para o ensino aprendizagem.
-Acompanhar a realização das tarefas.
-Propor aos alunos a confecção conjunta de um cartaz com desenhos do conto trabalhado, contendo a seqüência da história.
-Incentivar e orientar os alunos para que, realize em casa ou na sala de aula a leitura diária.
-Relatar experiências, exprimir idéias, descrever e narrar fatos criados e interpretados em seqüência temporal e causal.
-Argumentar suas idéias e expor o seu ponto de vista em diversas situações.
-Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos que participa.
- grafar/identificar o próprio nome e o dos colegas..
-Colaborar nas escritas coletivas, professor ou aluno como escriba, com idéias e comentários.
-Expressar idéias e opiniões, registrando cenas ou acontecimentos, mesmo que de forma não convencional.
-Utilizar escritas significativas como apoio visual na elaboração de suas produções.
-Explorar diferentes portadores de textos.
-Buscar e informações ora pela imagem, ora pela escrita ainda que não leiam de maneira convencional.
-Promover roda de conversa para levantar e sugerir questões pertinentes.
-Oferecer vários materiais para o ensino aprendizagem.
-Acompanhar a realização das tarefas.
-Propor aos alunos a confecção conjunta de um cartaz com desenhos do conto trabalhado, contendo a seqüência da história.
-Incentivar e orientar os alunos para que, realize em casa ou na sala de aula a leitura diária.
*Conteúdos Atitudinais:
-Atenção.
-Interesse.
-Participação.
-Conversar, brincar, comunicar e expressar vontades e necessidades.
-Esperar a sua vez para falar.
-Expressar-se de forma clara e objetiva.
-Ouvir e ler histórias.
-Saber trabalhar em grupo/classe.
-Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
-Respeito pela produção própria e alheia.
-Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
-Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados em vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidades da argumentação.
- Empenhar-se na realização correta do solicitado.
-Interesse.
-Participação.
-Conversar, brincar, comunicar e expressar vontades e necessidades.
-Esperar a sua vez para falar.
-Expressar-se de forma clara e objetiva.
-Ouvir e ler histórias.
-Saber trabalhar em grupo/classe.
-Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
-Respeito pela produção própria e alheia.
-Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
-Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados em vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidades da argumentação.
- Empenhar-se na realização correta do solicitado.
*Materiais ou Recursos Didáticos e Tecnológicos:
• Cartaz ilustrado com palavras e pequenos textos;
• Alfabeto móvel para manuseio dos alunos;
• Músicas, parlendas,etc.;
• Crachá com o nome de cada aluno com letra de forma maiúscula;
• Lista de palavras com campo semântico;
• Diferentes tipos de papéis;
• Linguagem e expressão;
• Exploração dos nomes:
• Leitura, comparação,
• Identificação de semelhanças e diferenças;
• Folha com todos os nomes para a criança colorir, circular, recortar colar, etc.
• Bingo do próprio nome, etc.
• Lápis grafite e de colorir;
• Computadores (Word);
• Softwares educacionais como: Caça-palavras, Cruzadinhas, Jogo da Memória, Dominó, Lacunas de Palavras (texto, parlenda, etc.);
• DVD (contos ou desenhos infantis);
• Câmera Digital;
• Rádio (CD com história);
• Livros de diversos contos e clássicos infantis.
• Alfabeto móvel para manuseio dos alunos;
• Músicas, parlendas,etc.;
• Crachá com o nome de cada aluno com letra de forma maiúscula;
• Lista de palavras com campo semântico;
• Diferentes tipos de papéis;
• Linguagem e expressão;
• Exploração dos nomes:
• Leitura, comparação,
• Identificação de semelhanças e diferenças;
• Folha com todos os nomes para a criança colorir, circular, recortar colar, etc.
• Bingo do próprio nome, etc.
• Lápis grafite e de colorir;
• Computadores (Word);
• Softwares educacionais como: Caça-palavras, Cruzadinhas, Jogo da Memória, Dominó, Lacunas de Palavras (texto, parlenda, etc.);
• DVD (contos ou desenhos infantis);
• Câmera Digital;
• Rádio (CD com história);
• Livros de diversos contos e clássicos infantis.
*Organização da Sala de Aula:
- Primeiramente todos os alunos na sala de vídeo, depois no decorrer do projeto para sala de informática e/ou de aula;
- Dividir a sala em dois ou três grupos, dependendo da quantidade de alunos;
- É aconselhável que os locais de trabalho, de uma maneira geral, acomodem confortavelmente os alunos, dando o máximo de autonomia para o acesso e uso dos materiais em uso;
-Apresentação do livro: capa, material, título, editora e ilustrações;
-Ler diferentes obras e mostrar as figuras;
-Ouvir o CD: Clássicos Inesquecíveis e assistir filmes de contos clássicos;
-Oferecer livros para os alunos levarem para casa.
- Dividir a sala em dois ou três grupos, dependendo da quantidade de alunos;
- É aconselhável que os locais de trabalho, de uma maneira geral, acomodem confortavelmente os alunos, dando o máximo de autonomia para o acesso e uso dos materiais em uso;
-Apresentação do livro: capa, material, título, editora e ilustrações;
-Ler diferentes obras e mostrar as figuras;
-Ouvir o CD: Clássicos Inesquecíveis e assistir filmes de contos clássicos;
-Oferecer livros para os alunos levarem para casa.
*Outras considerações
- Para desenvolver esta seqüência de atividades, o grupo deve ter um bom repertório de histórias. Assim, é importante que o professor leia ou conte histórias para as crianças diariamente.
- Realizar e viabilizar acesso ao mundo da leitura e escrita torna-se fundamental que a leitura seja permanente na rotina diária dos alunos.
- Conversar com os alunos sobre as histórias também é importante, pois é na conversa que as crianças socializarão suas preferências sobre histórias, personagens, enredos, situações.
-O teatro também, deve ser entendido como uma experiência integrada às outras experiências vividas pelos alunos: a leitura de histórias, a brincadeira, a expressão plástica, a música, o movimento.
- A história encenada não precisa ser um conto de fadas. É importante que seja uma história criada pelos alunos, na qual sua autoria esteja presente. Isto é muito mais significativo do que um roteiro que as crianças recebem pronto e de cuja criação não participou.
-A cruzadinha ainda é um dos jogos de escrita preferido pelos alunos (pode ser também de leitura, a depender da proposta). É bastante adequado para que os alunos possam refletir sobre a quantidade das letras que precisam usar.
- Confecção de mural com fotos também é um bom recurso para o professor enriquecer sua aula.
- Realizar e viabilizar acesso ao mundo da leitura e escrita torna-se fundamental que a leitura seja permanente na rotina diária dos alunos.
- Conversar com os alunos sobre as histórias também é importante, pois é na conversa que as crianças socializarão suas preferências sobre histórias, personagens, enredos, situações.
-O teatro também, deve ser entendido como uma experiência integrada às outras experiências vividas pelos alunos: a leitura de histórias, a brincadeira, a expressão plástica, a música, o movimento.
- A história encenada não precisa ser um conto de fadas. É importante que seja uma história criada pelos alunos, na qual sua autoria esteja presente. Isto é muito mais significativo do que um roteiro que as crianças recebem pronto e de cuja criação não participou.
-A cruzadinha ainda é um dos jogos de escrita preferido pelos alunos (pode ser também de leitura, a depender da proposta). É bastante adequado para que os alunos possam refletir sobre a quantidade das letras que precisam usar.
- Confecção de mural com fotos também é um bom recurso para o professor enriquecer sua aula.
*Avaliação
O melhor instrumento de avaliação é observar o envolvimento dos alunos com as atividades, se eles estavam interessados no desafio de transformar os espaços e os objetos com idéias próprias. É importante que, progressivamente, os alunos encontrem novos meios e soluções para fazer isso, mas o professor, ao fim de cada atividade, deve tornar claro para os alunos as suas observações: o que percebeu com um ou outro aluno para resolver um desafio proposto etc.
O professor pode criar fichas de observação ou portfólio que são instrumentos, que permitem ter maiores informações sobre seus alunos individualmente e sobre todo seu grupo classe. É uma forma de registrar, comparar avanços, identificar dificuldades e/ ou questões ainda problemáticas para alguns alunos.
Ao fim do processo, os alunos podem apresentar suas criações para outras crianças da escola ou até mesmo para os pais, se eles desejarem.
O professor pode criar fichas de observação ou portfólio que são instrumentos, que permitem ter maiores informações sobre seus alunos individualmente e sobre todo seu grupo classe. É uma forma de registrar, comparar avanços, identificar dificuldades e/ ou questões ainda problemáticas para alguns alunos.
Ao fim do processo, os alunos podem apresentar suas criações para outras crianças da escola ou até mesmo para os pais, se eles desejarem.
Retirado do Facebook Além da Alfabetização
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