A intenção é colocar coisas para serem encontradas em uma garrafa.
Nesse caso, como a garrafa está cheia de arroz cru, a criança tem que sacudir a garrafa
e ir encontrando os objetos que estão lá dentro.´
Então resolvi adaptar a ideia pensando em atividades diferentes para cada grupo de
alunos que eu tenho em sala.
Ao invés de utilizar o arroz, consegui arrumar pedacinhos de papel feitos por uma
máquina de encadernação.
No meio coloquei 10 pedacinhos de EVA com letras escritas com caneta permanente.
Cada letrinha encontrada na garrafa deve ser registrada.
Para a criança que já está com mais facilidade na identificação das letras do
alfabeto, elabore outra atividade.
Vai registrar as letras nos quadrinhos e colorir os desenhos de acordo com a
letrinha encontrada.
Já para aquelas que já estão começando a ler, elas poderão encontrar a palavra escrita
no EVA, registrar a palavra na fichinha e colorir a imagem.
E outra ideia, é colocar no EVA algumas palavras que deverão ser encontradas e
registradas nas fichinhas.
Depois essas palavras vão ser colocadas em ordem, formando uma frase.
Essas atividades a criança pode realizar sozinha, enquanto o resto da turma
poderá estar participando de outros jogos.
Essas são algumas ideias para trabalhar com crianças em fase de
alfabetização.
Olha que interessante para usar de outra forma. Clique aqui.
Nessa sugestão, as crianças jogam juntas como no jogo “Pedra, papel, tesoura”.
A criança aqui vai ter que identificar o que é letra, numeral ou palavra.
Minha turma adora trabalhar com essas atividades de sacudir coisas, como
na atividade com os dadinhos (Clique aqui para conhecer). É claro que sempre teremos
barulho na turma com esses tipos de trabalhos, mas eles ficam tão empolgados que
esquecem que estão estudando… Tudo vira uma gostosa brincadeira!
Retirado do Blogger Alfabetizando com Iara Medeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário