quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Alguns sites que divertem e ensinam

O que é: A página Pequeno Artista é um espaço aberto para crianças e pré-adolescentes enviarem pinturas, poesias e até piadas de própria autoria e participarem de concursos. No site, também há jogos educativos, dicas de livros e de filmes infantis.

Para quem: O site é recomendado para crianças e adolescentes na faixa dos 8 aos 12 anos. 

Não perca: Crianças e adultos podem enviar as suas contribuições para o site.

O que é: O site Pintores Famosos conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período. Ao lado do texto, há fotos de obras que ilustram o trabalho do artista.

Para quem: Pode ser utilizado por crianças a partir de 8 anos, pois a linguagem é bastante simples.

Não perca: As biografias de grandes pintores brasileiros, como Di Cavalcanti, Giovanni Oppido, Portinari e Tarsila do Amara
O que é: O portal Plenarinho é um canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil. Além do tema Cidadania, o site disponibiliza conteúdo sobre História do Brasil, Ecologia, Saúde e atividades educativas relacionados a esses temas. 

Para quem: Indicado para crianças de 7 a 12 anos, pais e professores. 

Não perca: A seção "Diversão", com vários jogos como: corrida matemática, monte o mapa, sabe tudo e outros. 

O que é: O PIB Mirim integra o tema Povos Indígenas no Brasil (PIB) do Instituto Socioambiental (ISA), organização não-governamental brasileira com sedes em diferentes cidades do país. O site tem como objetivo divulgar informações qualificadas sobre os diferentes povos indígenas que vivem no Brasil. Pretende atingir crianças, usando uma linguagem divertida e educativa. 

Para quem: Crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos. 

Não perca: O canal Avatares é muito interessante, pois disponibiliza mapas que identificam a localização de diversas tribos indígenas distribuídas pelo Brasil e imagens desses locais. 
O que é: A proposta do site Q Divertido é levar às crianças informação de qualidade e divertimento. A página tem desde artigos e contos até receitas simples que podem ser executadas pelos pequenos.

Para quem: Recomendado para crianças de 3 a 9 anos.

Não perca: As histórias infantis e receitas que podem ser feitas com as crianças.
O que é: O site da revista RECREIO oferece às crianças cinco canais com diferentes atividades interativas. Entre jogos e atividades artísticas - que o pequeno internauta pode fazer sozinho para se divertir -, ele também pode testar e aprimorar os conhecimentos sobre ciência, história e artes no item "Fique por Dentro". 

Para quem: Indicado para uma faixa etária ampla, ele pode atrair, em especial, as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Não perca: Na seção Atividades, a criança encontra sugestões de diversas brincadeiras temáticas que podem ser feitas longe do computador. Há atividades como mágicas e arte com sucata. 
O que é: A página da escritora Ruth Rocha , especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha.

Para quem: O site é recomendado para crianças de 5 a 7 anos.

Não perca: Há um bom número de histórias infantis disponíveis, inclusive alguns contos da escritora narrados por ela mesma, e algumas canções do grupo Palavra Cantada. 
O que é: Saúde Animal é um site com dicas na área de saúde, manejo e criação de animais domésticos e selvagens.

Para quem: Para toda e qualquer criança que goste de animais.

Não perca: O Zoo virtual, com informações sobre as mais diversas espécies.
O que é: O site do Senninha, em homenagem a Ayrton Senna, traz jogos, passatempos e até um cineminha, com vídeos curtos e até orientações sobre como fazer uma animação.

Para quem: É ideal para crianças de até 10 anos.

Não perca: A possibilidade de aprender a fazer histórias em quadrinhos e mini-filmes para a Internet.
O que é: Atuante no mercado editorial infantil e no licenciamento de produtos (jogos, brinquedos), a Smart Kids mantém um portal de conteúdo e uma agência criativa para a produção de conteúdo e projetos de comunicação infantil. O site tem brincadeiras, passatempos e atividades, além de um espaço específico para os professores.

Para quem: É destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

Não perca: A seção de Especiais tem conteúdos educativos que abordam diferentes assuntos, como o corpo humano e orientações sobre como ver as horas.
O que é: Ótima opção para os que amam e odeiam matemática. O site Só Matemática oferece material de apoio e exercícios para os que querem treinar, se exercitar ou apenas se divertir. Há desafios, dicas, jogos matemáticos, um pouco de história e até auxílio para os vestibulandos.

Para quem: Pode ser usado por crianças a partir dos 6 anos e até por quem já está no ensino superior.
O que é: O site SuperMundo reúne o conteúdo das revistas SUPERINTERESSANTE, MUNDO ESTRANHO e AVENTURAS NA HISTÓRIA.

Para quem: É voltado para o público em geral, mas é mais interessante para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Não perca: A seção de infográficos do site. Há desde um infográfico sobre otráfico de drogas até um que ensina os golpes do tae kwon do , passando por um sobre as células do corpo humano
O que é: Tainá 3 é o site do terceiro filme infanto-juvenil de aventura sobre a personagem Tainá. O lançamento está previsto ainda para 2011. 

Para quem: Para crianças e pré-adolescentes de 3 a 12 anos. 

Não perca: Não esqueça de ligar as caixas de som. O site tem os sons da floresta! 
O que é: No Terra Crianças, além de atividades divertidas, há curiosidades, receitas e livros sendo disponibilizados, o que estimula a leitura e a curiosidade e faz com que as crianças aprendam a respeito de assuntos diversos, como ciência, matemática ou história ao mesmo tempo em que se divertem. 

Para quem: O site tem uma variedade de opções bastante ampla, portanto pode agradar tanto a crianças menores quanto pré-adolescentes. Ou seja, é interessante para um público que vai de 4 a 14 anos. 

Não perca: As receitas podem ser feitas em casa com apoio dos pais, tornando-se uma boa diversão ao mesmo tempo em que integra a família, ensina medidas e um pouco de química. Ao final, vocês ainda poderão se deliciar juntos com os quitutes.
O que é: O site TV Rá Tim Bum, da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais.

Para quem: Mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.

Não perca: A seção de Vídeos tem filmes muito educativos e é constantemente atualizada. Entre os mais recentes, destaca-se um sobre a gripe suína.
O que é: O site oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância(UNICEF) propõe-se a divulgar e defender os direitos da criança e do adolescente, trazendo jogos e informações sobre temas como a prevenção da AIDS, o combate à violência contra a criança, a defesa da educação escolar e da proteção da saúde.

Para quem: É indicado para crianças a partir dos 7 anos e pré-adolescentes.

Não perca: No teste, o seu filho pode descobrir se está bem informado sobre os direitos da criança e do adolescente. 
O que é: UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios.

Para quem: Ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.

Não perca: Blog do Lelê, o sobrinho fictício do escritor José Roberto Torero. O blog é tão divertido que já ficou famoso na internet, até mesmo entre os adultos. 
O que é: O site do zoológico de São Paulo tem seções de curiosidades e características de diversas espécies animais.

Para quem: Indicado para crianças a partir dos 8 anos.

Não perca: As informações detalhadas e fotos de todos os animais encontrados no zoológico.
Retirado do site Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário